Quando todas as portas se fecham: um ensaio sobre direitos humanos e encarceramento

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DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994638

Schlagworte:

Direitos humanos, Encarceramento, Adolescentes, Adultos.

Abstract

Este ensaio pretende estabelecer um paralelo entre o sistema penal destinado a adultos que infracionam e o sistema socioeducativo, destinado a atender adolescentes autores de ato infracional. Partimos do posicionamento de que há relação entre a negação/violação de direitos humanos básicos e o ingresso nas instituições privação de liberdade que compõem esses dois sistemas; os quais caminham sobre as trilhas das contradições. A discussão tem como base o paradoxo de que a presença desses direitos na vida de adolescentes e adultos encarcerados se dá na ausência dos mesmos. Nessa discussão, busca-se desvelar as injustiças sociais e o descaso governamental com a população encarcerada, composta, em grande parte por pobres e negros e aponta alguns dos fatores que podem contribuir para que adolescentes e adultos cheguem às instituições de privação de liberdade. Neste contexto argumentativo, é possível afirmar que a desigualdade social reforçada pelo (não) acesso às políticas públicas ensejam violações de direitos e, portanto, de condições dignas de sobrevivência. Como consequência, muitos adolescentes e adultos são impulsionados para a prática de atos tipificados como infração e/ou crime.

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Autor/innen-Biografie

Juliana Cavicchioli de Souza , Fundação Hermínio Ometto (FHO, Araras/SP)

Psicóloga, com mestrado em Educação pela UNESP, Rio Claro.

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Veröffentlicht

2021-03-24

Zitationsvorschlag

CAVICCHIOLI DE SOUZA , Juliana; RIBEIRO LOPES, Renice; CRISTINA FONSECA , Débora. Quando todas as portas se fecham: um ensaio sobre direitos humanos e encarceramento. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4638038, 2021. DOI: 10.14244/198271994638. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4638. Acesso em: 26 dez. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Dossiê Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos
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