Tempos e espaços do currículo nos cursos técnicos integrais ao Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994457Abstract
Este texto tem como objetivo discutir a problemática da relação dos jovens com o currículo dos cursos de Técnicos Integrados ao Ensino Médio (EMI), em uma perspectiva de criação de sentidos e significados e de participação e protagonismo juvenil frente aos saberes que perpassam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Assim, emerge de reflexões a respeito das especificidades do currículo desses cursos, bem como da condição de seus estudantes, compreendida a partir do conceito de juventude. De natureza aplicada, a pesquisa foi realizada a partir dos conceitos da pesquisa participante, de abordagem qualitativa, com estudantes dos cursos técnicos em Alimentos e Edificações integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). O texto apresenta a etapa empírica da pesquisa, na qual foram coletados dados por meio de um questionário online e, também, as análises e discussões oriundas desta etapa da pesquisa. Como resultados, levantou-se o perfil dos estudantes, indicando os diferentes sentidos que desenvolvem acerca da formação integrada e que também se relacionam às identidades plurais das juventudes. Verificou-se, ainda, a participação dos jovens em espaços institucionais de decisão a respeito do currículo dos cursos, sugerindo ser necessário um olhar atento a esse processo para que as discussões e decisões sejam tomadas tendo em mente os objetivos do currículo integrado e levando em consideração as identidades dos jovens.
Palavras-chave: Integração curricular; Ensino médio; Juventude.
Metriken
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Educação
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell 4.0 International.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-04-24
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25