HABITUS DOCENTE: É POSSÍVEL ENSINAR SOCIOLOGIA COM FORMAÇÃO EM OUTRAS ÁREAS?
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199267Abstract
A educação, como um dos pilares do desenvolvimento pessoal e profissional, cada vez mais se torna objeto de estudo na contemporaneidade. Isso se faz ainda mais necessário quando nos referimos a uma disciplina como a Sociologia, ainda incipiente no contexto escolar. Dito isso, é importante compreender as práticas docentes que os professores utilizam na realização de seu ofício, bem como as condições de trabalho em que realizam suas atividades. Levando-se em consideração que o professor é um indivíduo plural e heterogêneo, pensamos que outros professores, com outras formações acadêmicas, podem lecionar a disciplina, pois a formação docente não é o único elemento capaz de guiar as práticas cotidianas em sala de aula, embora não seja descartada para se lecionar. Isso porque o habitus docente é construído na prática, nas experiências, nas disposições adquiridas ao longo da trajetória profissional. O saber e o fazer docentes, assim, adquirem papel central para se pensar a consolidação de uma disciplina que durante anos não pertenceu ao currículo escolar do Ensino Médio. Nosso objetivo, portanto, é suscitar um debate sobre a construção do habitus docente, bem como a importância da formação inicial no ensino de Sociologia.Palavras-chave: Habitus docente; formação docente; Sociologia.
Metriken
Metriken werden geladen ...
Downloads
Veröffentlicht
2011-11-23
Zitationsvorschlag
CARVALHO, Tatiane Kelly Pinto de. HABITUS DOCENTE: É POSSÍVEL ENSINAR SOCIOLOGIA COM FORMAÇÃO EM OUTRAS ÁREAS?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 136–159, 2011. DOI: 10.14244/19827199267. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/267. Acesso em: 22 dez. 2024.
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.received## 2011-09-08
##plugins.generic.dates.accepted## 2011-11-10
##plugins.generic.dates.published## 2011-11-23
##plugins.generic.dates.accepted## 2011-11-10
##plugins.generic.dates.published## 2011-11-23