Breves considerações acerca da historicidade da avaliação pedagógica (Brief considerations about the historicity of the pedagogical assessment)

Autor/innen

  • Eunice Maria Nazarethe Nonato
  • Edineia Sodré Pereira de Almeida Universidade Vale do Rio Doce

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992502

Abstract

The mechanism of the statutory assessment can be understood as one of the most important gears that put into operation the teaching-learning process of an educational institution. For the same reason, it is necessary that all its constituent mechanisms be constantly reviewed, in order to measure its success in relation to the goals it proposes. This need, wherein lies the justifications of this work, is accentuated before a glaring paradox: even though the theoretical discourse about the pedagogical assessment point to an inclusive and democratic thinking, the practice is still imbued with influences of traditional evaluative models, which results in a banking education, exclusive and hierarchical. In this sense, through a qualitative research based on extensive literature analysis, a historical analysis of the evaluation to the point of the current status quo is undertaken, in order to highlight these contradictions and inconsistencies, launching later to a critical discussion of this historical trajectory. Such is the objective of this study.

Resumo

O mecanismo da avaliação pode ser entendido como uma das mais importantes engrenagens que colocam em funcionamento o processo pedagógico de uma instituição de ensino. Por esse motivo, é necessário que seus mecanismos constitutivos sejam constantemente revisados, com vistas a aferir se obtêm sucesso em relação aos fins aos quais se propõe. Tal necessidade, lugar onde reside a justificativa do trabalho, se acentua perante um paradoxo: mesmo que o discurso teórico acerca da avaliação aponte para um pensamento inclusivo e democrático, as práticas avaliativas ainda permanecem impregnadas de influências dos modelos tradicionais, o que resulta numa educação bancária, excludente e hierarquizante. Nesse sentido que, por meio de uma pesquisa qualitativa embasada em ampla análise bibliográfica, se empreenderá uma análise histórica da avaliação até o ponto do status quo atual das práticas pedagógicas avaliativas, no intuito de evidenciar tais contradições, lançando-se posteriormente a uma discussão crítica dessa trajetória histórica. Tal é o objetivo do trabalho. Por fim, concluiu-se que é necessário um esforço teórico e prático daqueles que pretendem pensar as práticas pedagógicas no sentido do desenvolvimento gradual de um novo modo de avaliar: um modo que leve a sério o princípio de uma escola democrática e todas as suas implicações.

Resumen

El mecanismo de la evaluación puede ser entendido como uno de los más importantes engranajes que ponen en funcionamiento el proceso pedagógico de una institución de enseñanza. Por eso, es necesario que sus mecanismos constitutivos sean constantemente revisados, con miras a medir si logran éxito en relación a los fines a los que se propone. Tal necesidad, lugar donde reside la justificación del trabajo, se acentúa ante una paradoja: aunque el discurso teórico acerca de la evaluación apunta hacia un pensamiento inclusivo y democrático, las prácticas de evaluación aún permanecen impregnadas de influencias de los modelos tradicionales, lo que resulta en una educación banca, excluyente y jerarquizante. En este sentido, por medio de una investigación cualitativa basada en un amplio análisis bibliográfico, se emprender un análisis histórico de la evaluación hasta el punto del status quo actual de las prácticas pedagógicas evaluativas, con el fin de evidenciar tales contradicciones, lanzándose posteriormente a una discusión crítica de esa trayectoria histórica. Tal es el objetivo del trabajo. Por último, se concluyó que es necesario un esfuerzo teórico y práctico de aquellos que pretenden pensar las prácticas pedagógicas en el sentido del desarrollo gradual de un nuevo modo de evaluar: un modo que tome en serio el principio de una escuela democrática y todas sus implicaciones.

Keywords: Educational assessment, History, Educational practices.

Palavras-chave: Avaliação pedagógica, Historicidade, Prática pedagógica.

Palabras-clave: Evaluación pedagógica, Historicidad, Prácticas pedagógicas.

References

BAUZER, Riva. Elaboração de provas objetivas. In: MARTINS, O.; SCHEEFFER, R.; NOVAES, M. H. et al. Testes e medidas na educação. Fundação Getúlio Vargas: Rio de Janeiro, 1970, p.51-61.

FRANCO, Maria Laura Barbosa. Pressupostos epistemológicos da avaliação educacional. Caderno de Pesquisas, n.º 74, vol.1, 1990, pp. 63-67.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. Educação e poder - Introdução à pedagogia do conflito. 8ª Ed. São Paulo: Cortez, 1988.

GÓES, Maria Cecília Rafael de; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante (orgs.). A significação nos espaços educacionais: interação social e subjetivação. Campinas: Papirus Editora, 1997.

GONÇALVES, Alba Lúcia; LARCHERT, Jeanes Martins. Avaliação da aprendizagem. Ilhéus: Editora UESC, 2012.

HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2010.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação, mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 43ªed. Porto Alegre: Mediação, 2013.

HOFFMANN, Jussara. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. 5ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

RISTOW, Simaia Zancan. Análise da trajetória da avaliação educacional brasileira. 2008. 85 p. Dissertação (Mestrado) – UFSM. Santa Maria/RS, 2008.

ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

RUSSO, Maria de Fátima. Alfabetização: um processo em construção. 6ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Temas Multidisciplinares. Florianópolis: COGEN, 1998.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Superação da lógica classificatória e excludente da avaliação – do “é proibido reprovar” ao “é preciso garantir a aprendizagem”. São Paulo: Libertad, 1998.

VASCONCELOS, E. M. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis: Vozes, 2002.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Veröffentlicht

2019-01-05

Zitationsvorschlag

NONATO, Eunice Maria Nazarethe; ALMEIDA, Edineia Sodré Pereira de. Breves considerações acerca da historicidade da avaliação pedagógica (Brief considerations about the historicity of the pedagogical assessment). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 291–305, 2019. DOI: 10.14244/198271992502. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2502. Acesso em: 22 dez. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2017-11-04
##plugins.generic.dates.accepted## 2018-10-25
##plugins.generic.dates.published## 2019-01-05

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in