A formação de um campo em educação musical nas escolas de Educação Básica de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991239Abstract
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991239
Esta pesquisa teve como objetivo compreender a formação de um campo em educação musical nas escolas públicas de Educação Básica do município de Fortaleza, Brasil. Fundamenta-se nos estudos praxiológicos de Bourdieu e ressaltam-se as relações dialéticas entre o campo e o habitus e as concepções de educação musical na contemporaneidade ponderadas por Kraemer (2000), enfatizando que os conhecimentos pedagógico-musicais são complexos, dependentes de outras disciplinas, em especial das ciências humanas. Foram investigados cinco professores licenciados em Música pela Universidade Estadual do Ceará que lecionam a disciplina de Arte nas escolas citadas. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem qualitativa, com aproximações etnográficas em educação, fundamentada nas teorias de formação de professores e nos estudos de educação musical. Com as análises dos dados, categorizadas pela análise de conteúdo, foi possível conhecer os conceitos do que seja educação musical para os professores, os quais podem passar por mudanças e adaptações a partir das necessidades educacionais emergentes no chão da escola. Conclui-se que as atitudes pedagógico-musicais dos professores devem ser sensitivas aos fatores sociais e culturais dos alunos, considerando a complexidade em que emerge o meio educacional. Verificou-se que a formação de um campo em educação musical nas escolas públicas de Educação Básica dessa cidade ainda passa por um processo de construção, não sendo configurado como um habitus, de acordo com as definições de Bourdieu. Entretanto, as práticas dos professores versam sobre a formação de um campo definido em educação musical na escola formal.
Palavras-chave: Educação musical, Práticas pedagógicas musicais, Praxiologia.
Metriken
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2015-05-12
##plugins.generic.dates.published## 2015-11-27