Linguagens manifestadas por (futuros) professores que ensinam matemática em tarefas de multiplicação e divisão
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991208Abstract
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991208
Ao assumir que diferentes linguagens permeiam as tarefas desenvolvidas nas salas de aula de Matemática e podem sinalizar os (des)conhecimentos dos agentes que delas participam, trazemos para discussão, neste artigo, segundo os pressupostos de Ludwig Wittgenstein (2009) a respeito da linguagem, como alunas de um curso de Pedagogia lidam com operações de multiplicação e divisão. Amparados nas noções wittgensteinianas de jogos de linguagem, buscamos identificar os jogos que se encontram presentes nas ações dessas alunas enquanto resolvem as tarefas propostas e as semelhanças de família guardadas entre eles. Para tanto, analisamos as produções das alunas (registros em linguagem natural, registros em linguagem matemática, registros em linguagem pictórica), bem como as transcrições das gravações do envolvimento delas nas tarefas. Na análise, constatamos, por um lado, que, apesar da ocorrência de uma variedade de linguagens, a linguagem matemática parece constituir-se como validadora do conhecimento matemático. Por outro lado, nas produções das alunas, as linguagens guardam, de modo geral, semelhanças de família, seja de um jogo para outro, a um terceiro, ou no próprio jogo. Mesmo existindo tais semelhanças, as inconsistências relacionadas à elaboração conceitual de multiplicação e divisão dessas alunas, muitas vezes sustentadas em expressões rotineiras em sala de aula, levam-nos a inferir que haja carência de aprofundamento epistemológico acerca dessas operações e, por conseguinte, do sistema de numeração decimal.
Palavras-chave: Linguagens, Jogos de linguagem, Semelhanças de família, Operações aritméticas.
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