Usando algoritmos e ábaco no estudo do sistema de numeração decimal em um curso de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199987Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199987
Estudos em Educação Matemática têm descrito dificuldades de professores na utilização de algoritmos no ensino de aritmética nas séries iniciais, dificuldades que provocam questionamentos quanto à qualidade da formação teórico-prática oferecida para a docência nessa área. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar a formação de conceitos e construção do conhecimento matemático de estudantes de Pedagogia em relação ao ensino de aritmética, das operações fundamentais com a utilização de ábaco e algoritmos, bem como, do sistema de numeração decimal. No referencial teórico adotado, os autores refletem sobre a formação inicial de professores para a docência da Matemática nas séries iniciais, sobre a necessidade da formação alicerçada em saberes para o processo de ensinar/aprender e sobre a importância da formação do professor tanto em termos de conteúdos metodológicos quanto dos específicos. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa e quantitativa, o levantamento dos dados ocorreu com a utilização de questionários semiestruturados, relatório de procedimentos nas atividades, observação direta e videogravação. Os resultados mostraram que os estudos com as duas abordagens metodológicas, ábaco e algoritmos, puderam contribuir para a formação, ressignificação de conceitos e construção do conhecimento matemático, como também, puderam fornecer subsídios para uma melhor formação pedagógica e específica.
Palavras-chave: Formação inicial, Educação matemática, Conhecimento científico, Processo ensino-aprendizagem.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-11-16
##plugins.generic.dates.published## 2015-05-27