Perspectivas para a Educação a Distância no Brasil: referenciais de qualidade, releituras e trajetórias

Autores

  • Hélio Carlos Miranda de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14244/1982719980

Resumo

Esse texto tem como objetivo discutir a prática educativa tendo como foco a educação a distância. Essa modalidade de educação é aqui pensada na sua especificidade enquanto uma prática que tem como um de seus grandes desafios o distanciamento físico entre educadores e educandos, mas que tem um grande potencial na construção de sujeitos críticos, criativos, politicamente engajados e capazes de promover a mudança social. Todavia, para que essa mudança aconteça, os sujeitos envolvidos com a EaD devem estar imbuídos da tentativa de construir essa transformação por meio da educação e um dos caminhos é refletir continuamente sobre o seu fazer-se como educador, seja na modalidade presencial ou à distância. Procuramos aqui pensar nas múltiplas faces da EaD, propondo uma reflexão que contemple aspectos que consideramos ser relevantes para os sujeitos que lidam com essa modalidade. Nesse sentido, discutimos a legislação que regulamenta a EaD, uma vez que ela é um direcionamento do processo educativo; colocamos em discussão os problemas que a afligem, o seu processo de expansão na atualidade, os referenciais de qualidade – como, por exemplo, as tecnologias, o material didático, a avaliação – , as suas potencialidades educacionais e formativas, bem como as interpretações e leituras feitas pelos envolvidos na EaD.

Palavras-chave: educação a distância, transformação social, crítica social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hélio Carlos Miranda de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado (licenciatura e bacharelado), mestre e doutorando em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em educação a distância e professor pesquisador I da Universidade Aberta do Brasil, atuando nos cursos a distância (Aperfeiçoamento EJA na Diversidade e Graduação em Pedagogia) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Professor do curso de graduação em Geografia e pesquisador do Laboratório de Geografia Humana e Ensino (LAGHEN) da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, com área de pesquisa em Geografia Humana.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8593388600195175

Downloads

Publicado

27.11.2010

Como Citar

OLIVEIRA, Hélio Carlos Miranda de. Perspectivas para a Educação a Distância no Brasil: referenciais de qualidade, releituras e trajetórias. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 225–240, 2010. DOI: 10.14244/1982719980. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/80. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Ensaios
##plugins.generic.dates.received## 2010-04-04
##plugins.generic.dates.accepted## 2010-09-29
##plugins.generic.dates.published## 2010-11-27