COMPREENSÕES SOBRE AMOSTRA AO MANIPULAR DADOS NO SOFTWARE TINKERPLOTS: UM CASO DE UMA PROFESSORA POLIVALENTE

Autores

  • Maria Niedja Pereira Martins Universidade Federal de Pernambuco
  • Carlos Eduardo Ferreira Monteiro Universidade Federal de Pernambuco
  • Tamires Nogueira Queiroz Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199763

Resumo

Este artigo discute os resultados de um estudo de caso que investigou a compreensão sobre amostra por uma professora polivalente ao utilizar o software TinkerPlots. Buscou-se identificar a compreensão da professora a respeito de três aspectos básicos do conceito de amostra: tamanho, tipo e representatividade. O estudo também analisou as influências das ferramentas do TinkerPlots na compreensão desses três aspectos. A professora passou por uma entrevista inicial sobre o conceito de amostra; uma sessão de apresentação do software; realizou duas atividades de amostragem no TinkerPlots; e ao final respondeu a uma entrevista que teve o objetivo de identificar possíveis mudanças na compreensão sobre o conceito de amostra. As etapas da pesquisa foram registradas em áudio e vídeo e as transcrições geraram protocolos. Observou-se que a professora apresentou mudanças na compreensão sobre o tamanho e a representatividade em algumas amostras. Ela pode identificar tamanhos e preocupar-se com vieses em amostras pequenas, a partir de simulações usando a ferramenta Sampler, e da manipulação de dados usando a ferramenta Plot. As análises sugeriram que as atividades de amostragem desenvolvidas com esse software facilitaram compreensões sobre amostra.

Palavras-chave: Educação Estatística; Amostra; Software TinkerPlots.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199763

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Biografia do Autor

Maria Niedja Pereira Martins, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagoga formada pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente é estudante de pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC /UFPE.

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Publicado

29-11-2013

Como Citar

MARTINS, M. N. P.; MONTEIRO, C. E. F.; QUEIROZ, T. N. COMPREENSÕES SOBRE AMOSTRA AO MANIPULAR DADOS NO SOFTWARE TINKERPLOTS: UM CASO DE UMA PROFESSORA POLIVALENTE. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 317–342, 2013. DOI: 10.14244/19827199763. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/763. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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