PEDAGOGIA A DISTÂNCIA ANÁLISE DE ATIVIDADES PROPOSTAS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199753Resumo
Este artigo trata de uma investigação realizada sobre o ensino de Matemática em um curso de Pedagogia, na modalidade a distância (EaD), no estado de Alagoas, Brasil, com o objetivo de analisar as atividades propostas para a disciplina Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática I, disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). De acordo com o material coletado online, as análises indicaram que há pouca diversidade de atividades que favoreçam a aprendizagem dos conteúdos matemáticos trabalhados na disciplina e também que os recursos disponíveis, como os fóruns de discussão, não foram adequadamente utilizados para fomentar questionamentos ou discussões para favorecer a aprendizagem dos alunos. A disciplina que tratou do ensino da Matemática na formação do pedagogo deixa lacunas em relação à metodologia e aos conteúdos utilizados no curso, ao conteúdo trabalhado, e a não utilização das referências indicadas na ementa. Há a necessidade de melhorias no tratamento dado à Matemática na formação do pedagogo, na modalidade a distância, no tocante à metodologia utilizada e ao planejamento, fazendo jus às ferramentas que o AVA pode proporcionar.
Palavras-chave: ensino da Matemática; Pedagogia; educação a distância.
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199753
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-11-06
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-29