PRÁTICAS MULTIRREFERENCIAIS DE EDUCAÇÃO ONLINE: EXPRESSÕES DE UMA PESQUISA

Autores

  • Rosemary dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Edméa Oliveira dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199715

Resumo

Mediante as experiências vivenciadas na pesquisa interinstitucional “A cibercultura na era das redes sociais e da mobilidade: novas potencialidades para a formação de professores” no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil (Proped - UERJ) propomos um olhar sobre os praticantes da pesquisa em sua formação plural habitando os diversos espaços formativos multirreferenciais. Para tanto, o objetivo deste texto é apresentar como as práticas de Educação online potencializam a interconexão de saberes, de narrativas e de aprendizagens nestes espaços formativos. Para enunciar tais práticas recorremos, além dos estudos das abordagens multirreferencial e dos cotidianos (Ardoino, Alves Macedo e Santos), aos estudos da cibercultura (Lemos, Santaella, Santos, Silva) e da educação online (Santos, Silva). Analisando os rastros das itinerâncias e narrativas dos praticantes, chegamos aos seguintes achados: (a) É possível criarmos metodologicamente outras possibilidades, outros métodos de fazer pesquisa em Educação que possibilitem a materialidade das autorias dos docentes articulando escola, cidade, ciberespaço; (b) Precisaremos repensar os currículos em tempo de cibercultura e suas novas potencialidades comunicacionais; (c) Precisaremos discutir nas diversas redes educativas, sobre como estudar para além das tecnologias em si, adentrando na vida social estruturada por elas para entendermos como os praticantes dos cotidianos produzem seus saberes e a própria cultura sociotécnica.

Palavras-chave:
Educação online; Cibercultura; Pesquisa-formação, Cotidianos.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199715

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Biografia do Autor

Rosemary dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutoranda em Educação  no PROPED - Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, na Linha de Pesquisa: Cotidiano, Redes Educativas e Processos Culturais. Professora da Rede Municipal de Educação Duque de Caxias. Formada em Letras(FEUDUC) e Pedagogia(UERJ), Pós Graduada em Docência do Ensino Superior(UCAM) e Informática Aplicada à Educação(UERJ), Mestre em Educação (UERJ). Membro do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Tutora de Educação a distância. Site: www.docenciaonline.pro.br. E-mail: rose.brisaerc@gmail.com. Telefone:  (21)88775276

Edméa Oliveira dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Pedagoga (UCSAL), Mestre e Doutora em Educação (FACED/UFBA). Professora adjunto da Faculdade de Educação da UERJ, atua no PROPED - Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ , na Linha de Pesquisa: Cotidiano, Redes Educativas e Processos Culturais. Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Campos de atuação profissional: " Cibercultura e Educação, Pesquisa e Prática Pedagógica, Currículo, Didática, Informática na Educação, Educação Online, EAD". Sócia da ABCIBER - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura. Site: www.docenciaonline.pro.br ; e-mail: edmeabaiana@gmail.com Telefone: (21) 91393437

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Publicado

14.11.2013

Como Citar

SANTOS, Rosemary dos; SANTOS, Edméa Oliveira dos. PRÁTICAS MULTIRREFERENCIAIS DE EDUCAÇÃO ONLINE: EXPRESSÕES DE UMA PESQUISA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 153–172, 2013. DOI: 10.14244/19827199715. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/715. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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