INVESTIGACIÓN EDUCATIVA A PARTIR DE LA INFORMACIÓN LATENTE EN INTERNET

Autores

  • Antonio Ramón Bartolomé Pina Universitat de Barcelona
  • Francislê Neri Souza Universidade de Aveiro
  • Marcelo Carneiro Leao Universidad Federal Rural de Pernambuco,

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199713

Resumo

INVESTIGAÇÕES EDUCACIONAIS REALIZADAS A PARTIR DO CORPUS LATENTE NA INTERNET

O objetivo desse estudo é analisar o uso de informação latente contida na Internet, em investigações no campo das Ciências Sociais e da Educação. Não se trata de recolher dados “através da Internet”, por exemplo, por meio de questionários. Tampouco são utilizados dados pré-existentes na Internet. São estudos que analisam documentos contidos na Internet, extraindo os dados a partir de análises desses documentos. Pode-se dizer que se trata de um modelo de investigação de “traços”, “cursos” ou “restos” deixados pelos usuários da Internet. Para tanto, foram consultados artigos de pesquisas realizadas a partir desse corpus latente, centrando-se em quatro questões: o que se pode investigar, qual é o contexto em que se encontram estes dados, como selecionar as amostras, que considerações éticas devem ser consideradas? A análise do contexto distingue entre estudos sobre um conteúdo e estudos sobre interação. Também analisa as diferenças entre os sítios “voltados à notícia” e os “voltados ao documento”. São analisadas, em continuidade, os três tipos de populações e os processos de extração das amostras, incluindo a necessidade de correções a posteriori. As conclusões do estudo ressaltam de modo sucinto as possibilidades e oportunidades, assim como os limites desse tipo de investigação.

Palavras-chave:
Pesquisa; Corpus latente; Internet; Educação.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199713

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francislê Neri Souza, Universidade de Aveiro

Departamento de Educação, Research Centre for Didactics and Technology in Teacher Education (CIDTFF) 

Marcelo Carneiro Leao, Universidad Federal Rural de Pernambuco,

Vicereitoria 

Downloads

Publicado

14-11-2013

Como Citar

BARTOLOMÉ PINA, A. R.; SOUZA, F. N.; LEAO, M. C. INVESTIGACIÓN EDUCATIVA A PARTIR DE LA INFORMACIÓN LATENTE EN INTERNET. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 301–316, 2013. DOI: 10.14244/19827199713. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/713. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-01-31
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-11-03
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-14