Entre sonhos e astúcia, as relações com o saber acadêmico de universitários brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6911

Palavras-chave:

Relações com o saber, Estudo de caso, Ensino Superior

Resumo

A partir da ampliação do acesso à universidade e da mudança no perfil do alunado, o texto relata um estudo de caso sobre dez universitários brasileiros e suas relações com o saber, baseado na teoria de Bernard Charlot. Usando questionários, “inventários de saber” e entrevistas para coleta de dados, buscaram-se conhecer as mobilizações para o curso superior, a compreensão do sentido do saber acadêmico e seu valor para esses estudantes de Ciências Econômicas, Ciências Sociais, História, Geografia, Serviço Social e Psicologia. Três tipos de processos de mobilização para a atividade acadêmica foram categorizados: processos de sujeitos que desejam adquirir uma profissão; processos de sujeitos empíricos; e processos de sujeitos epistemológicos. Comum a todos aparece um planejamento de percursos acadêmicos a longo prazo, que lhes assegurem manutenção e/ou mobilidade social ascendente.

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Biografia do Autor

Eloiza Dias Neves, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências Humanas-Educação (2008) e mestre em Educação Brasileira (2002) pela PUC-Rio, é graduada e licenciada em Letras pela UFRJ (1984). Fez pós-doutorado com supervisão de Bernard Charlot em 2012. Foi professora visitante do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa em 2017. Atuou na rede particular e pública de ensino no Rio de Janeiro desde 1984, da educação básica até o ensino superior. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF/ESR, onde atua como líder do Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Educação (NEEPEd). Tem experiência e publicações na área de Educação, com ênfase na profissão docente na escola básica (formação e saberes), ensino superior, relações com o saber, educação ambiental e linguagem.

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Publicado

15.11.2024

Como Citar

NEVES, Eloiza Dias. Entre sonhos e astúcia, as relações com o saber acadêmico de universitários brasileiros. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6911168, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6911. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6911. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relação com o saber e perspectivas de formação
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