Entre sonhos e astúcia, as relações com o saber acadêmico de universitários brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6911Palavras-chave:
Relações com o saber, Estudo de caso, Ensino SuperiorResumo
A partir da ampliação do acesso à universidade e da mudança no perfil do alunado, o texto relata um estudo de caso sobre dez universitários brasileiros e suas relações com o saber, baseado na teoria de Bernard Charlot. Usando questionários, “inventários de saber” e entrevistas para coleta de dados, buscaram-se conhecer as mobilizações para o curso superior, a compreensão do sentido do saber acadêmico e seu valor para esses estudantes de Ciências Econômicas, Ciências Sociais, História, Geografia, Serviço Social e Psicologia. Três tipos de processos de mobilização para a atividade acadêmica foram categorizados: processos de sujeitos que desejam adquirir uma profissão; processos de sujeitos empíricos; e processos de sujeitos epistemológicos. Comum a todos aparece um planejamento de percursos acadêmicos a longo prazo, que lhes assegurem manutenção e/ou mobilidade social ascendente.
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