Creche no Brasil: um estudo multidimensional dos grupos de pesquisa do CNPq
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6683Palavras-chave:
Creche, Instituição escolar, Pesquisa educacionalResumo
Este estudo analisa os grupos de pesquisa dedicados à temática creche registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A pesquisa, de cunho documental e bibliográfico, teve como recorte temporal o período de 1988 a 2021, direcionando a consulta à documentação dos respectivos grupos. Combinando a abordagem prosopográfica e a Análise de Correspondência Múltipla (ACM), o objetivo foi identificar, relacionar e interpretar as dinâmicas desses grupos de pesquisa. Embora os grupos afirmem conduzir pesquisas sobre creche, os resultados apontam uma significativa escassez de publicações científicas e orientações de pós-graduação efetivamente focadas nesta temática. Este contraste entre o interesse declarado e a efetiva produção científica expõe um desequilíbrio preocupante no campo da educação infantil no Brasil.
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Referências
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