Creche no Brasil: um estudo multidimensional dos grupos de pesquisa do CNPq

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6683

Palavras-chave:

Creche, Instituição escolar, Pesquisa educacional

Resumo

Este estudo analisa os grupos de pesquisa dedicados à temática creche registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A pesquisa, de cunho documental e bibliográfico, teve como recorte temporal o período de 1988 a 2021, direcionando a consulta à documentação dos respectivos grupos. Combinando a abordagem prosopográfica e a Análise de Correspondência Múltipla (ACM), o objetivo foi identificar, relacionar e interpretar as dinâmicas desses grupos de pesquisa. Embora os grupos afirmem conduzir pesquisas sobre creche, os resultados apontam uma significativa escassez de publicações científicas e orientações de pós-graduação efetivamente focadas nesta temática. Este contraste entre o interesse declarado e a efetiva produção científica expõe um desequilíbrio preocupante no campo da educação infantil no Brasil.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Keli Moletta, UEPG

Ana Keli Moletta - Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora colaboradora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Integrante do Grupo de Pesquisa História, Intelectuais e Educação no Brasil e no contexto internacional (GEPHIED), vinculado a Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orcid: 0000-0003-0572-3358 - Email: anakelimoletta@yahoo.com.br

Ponta Grossa/PR/Brasil

 

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Brasília: MCTI, 2021. Disponível em: < https://lattes.cnpq.br/web/dgp>. Acesso em 02 de fev. de 2021.

BARBOSA, Sayonara de Fátima Faria; SASSO, Grace Teresinha Marcon Dal; BERNS, Isabel. Enfermagem e Tecnologia: análise dos grupos de pesquisa cadastrados na plataforma lattes do CNPq. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v.18, n. 3, p. 443-448, 2009.

BOURDIEU Pierre, DE SAINT MARTIN Monique. Anatomie du gout. In: Actes de la Recherche en Sciences Sociales, Paris, v. 2, n. 5, p. 2-81, 1976.

BOURDIEU, Pierre. La noblesse d’État: grandes écoles et esprit de corps. Paris: Éditions de Minuit, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Une révolution conservatrice dans l’édition. Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, n.126/127, p. 3-28, 1999.

BOURDIEU, Pierre. Science de la science et réflexivité. Paris: Raisons d’agir, 2001.

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. Tradução Cássia R. da Silveira; Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Homo academicus. Tradução Ione Ribeiro Valle; Nilton Valle. 2. ed. Florianópolis: EdUFSC, 2011a.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Tradução Daniela Kern; Guilherme J. F. Teixeira. 2. ed. Porto Alegre: Zouk, 2011b.

DUVAL, Julien. L’art du réalisme: le champ du cinéma français au début des années 2000. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, Paris, v. 1, n. 161-162, p. 96- 115, 2006.

DUVAL, Julien. L’analyse des correspondances et la contruction des champs. Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, n. 200, p. 110-123, 2013.

DUVAL, Julien. Analisar um espaço social. In: PAUGAN, Serge (Coord.). A pesquisa sociológica. Rio de Janeiro: Vozes, 2015. p. 218-237.

LEBARON, Frédéric. (Org.) L'enquête quantitative en sciences sociales. Recueil et analyse des données. Paris: Dunod, 2006.

LEBARON, Frédéric. How Bourdieu ‘quantified’ Bourdieu: the geometric modelling of data. In: ROBSON, Karen; SANDERS, Chris. Quantifying theory: Pierre Bourdieu. Dordrecht: Springer Science, 2009.

LEBARON, Frédéric; LE ROUX, Brigitte (Org.). La méthodologie de Pierre Bourdieu en action. Espace culturel, espace social et analyse des données. Paris: Dunod, 2015.

LE ROUX, Brigitte; ROUANET, Henry. Geometric data analysis: from correspondence analysis to structured data analysis. New York: Kluwer Academic Publishers, 2004.

LE ROUX, Brigitte; ROUANET, Henry. Multiple correspondence analysis. London: Sage, 2010.

SAPIRO, Gisèle. La raison littéraire. Le champ littéraire français sous l’occupation (1940-1944). Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, n. 111-112, p. 3-35, 1996.

STONE, Lawrence. Prosopografia. Revista de Sociologia e Política [online]. 2011, v. 19, n. 39, p. 115-137.

Downloads

Publicado

24-10-2024

Como Citar

MOLETTA, A. K. Creche no Brasil: um estudo multidimensional dos grupos de pesquisa do CNPq . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6683143, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6683. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6683. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2024-02-06
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-05-10
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-24