Concepções de Ciência de educadores e estudantes, e identificação das estratégias do ensino de Ciências em uma escola localizada no interior da Fundação de Atendimento Socioeducativo em Uruguaiana-RS

Autores

  • Edward Castro Pessano Unipampa
  • Iara Garcia Muller Unipampa
  • Marcus Morini Querol Unipampa
  • Vanderlei Folmer Unipampa
  • Robson Puntel Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199651

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199651

O presente trabalho avalia as concepções de Ciências de educadores e estudantes da Educação Básica, em uma escola no interior de uma unidade de restrição de liberdade em Uruguaiana-RS, Brasil. Além disso, buscou-se identificar quais as estratégias do ensino de Ciências são adotadas nesse ambiente, a fim de proporcionar um processo voltado à ressocialização e à alfabetização científica. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários semiestruturados e a avaliação qualitativa foi desenvolvida segundo a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a concepção de ciência é variada e ampla, especialmente dos estudantes. Em relação às estratégias de ensino desenvolvidas, verificou-se que as mesmas podem estar desfavorecendo o processo de alfabetização científica, muito provavelmente pelas questões de segurança existentes dentro da escola. Contudo, apontam-se, como alternativas para a superação dos problemas, a formação continuada de professores e o desenvolvimento de estratégias educacionais a partir do uso da ciência como ferramenta, a fim de tornar as aulas mais interessantes e promover a formação cidadã.

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Concepções, Espaços com restrição de liberdade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edward Castro Pessano, Unipampa

Licenciado em Ciências Biológicas, servidor publico federal, pesquisador do Grupo de estudos em nutrição, saúde e qualidade de vida - GENSQ.

 

Downloads

Publicado

20-08-2014

Como Citar

PESSANO, E. C.; MULLER, I. G.; QUEROL, M. M.; FOLMER, V.; PUNTEL, R. Concepções de Ciência de educadores e estudantes, e identificação das estratégias do ensino de Ciências em uma escola localizada no interior da Fundação de Atendimento Socioeducativo em Uruguaiana-RS. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 58–80, 2014. DOI: 10.14244/19827199651. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/651. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-01-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-05-03
##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20