Concepções de Ciência de educadores e estudantes, e identificação das estratégias do ensino de Ciências em uma escola localizada no interior da Fundação de Atendimento Socioeducativo em Uruguaiana-RS
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199651Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199651O presente trabalho avalia as concepções de Ciências de educadores e estudantes da Educação Básica, em uma escola no interior de uma unidade de restrição de liberdade em Uruguaiana-RS, Brasil. Além disso, buscou-se identificar quais as estratégias do ensino de Ciências são adotadas nesse ambiente, a fim de proporcionar um processo voltado à ressocialização e à alfabetização científica. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários semiestruturados e a avaliação qualitativa foi desenvolvida segundo a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a concepção de ciência é variada e ampla, especialmente dos estudantes. Em relação às estratégias de ensino desenvolvidas, verificou-se que as mesmas podem estar desfavorecendo o processo de alfabetização científica, muito provavelmente pelas questões de segurança existentes dentro da escola. Contudo, apontam-se, como alternativas para a superação dos problemas, a formação continuada de professores e o desenvolvimento de estratégias educacionais a partir do uso da ciência como ferramenta, a fim de tornar as aulas mais interessantes e promover a formação cidadã.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Concepções, Espaços com restrição de liberdade.
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Publicado
20.08.2014
Como Citar
PESSANO, Edward Castro; MULLER, Iara Garcia; QUEROL, Marcus Morini; FOLMER, Vanderlei; PUNTEL, Robson. Concepções de Ciência de educadores e estudantes, e identificação das estratégias do ensino de Ciências em uma escola localizada no interior da Fundação de Atendimento Socioeducativo em Uruguaiana-RS. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 58–80, 2014. DOI: 10.14244/19827199651. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/651. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
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