Princípios democráticos X práticas gerencialistas na gestão da educação superior
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6277Palavras-chave:
Política pública, Educação superior, Democratização da gestão, Eficiência da gestãoResumo
A democratização da gestão parte de um princípio constitucional e se estabelece como um imperativo social para o fortalecimento da democracia. No entanto a gestão da educação superior segue, em grande parte, desligada da ideia de gestão democrática e vinculada à racionalidade técnica e ao aumento da eficiência gerencial com finalidade mercantil. Este artigo objetivou analisar as demandas relacionadas à gestão democrática e as exigências de eficiência/eficácia da gestão da educação superior brasileira. A pesquisa, de natureza descritiva, valeu-se de levantamento e análise bibliográfica e documental acerca da temática em questão, além de descrição de dados associados ao Censo da Educação Superior. Os resultados da pesquisa apontam para uma polarização das duas ideias discutidas. Enquanto as políticas públicas na área da educação priorizam a internacionalização e ações de privatização, descentralização e governança, a comunidade acadêmica defende um processo de decisão de forma colaborativa, participativa e comprometida. Entende-se que a intensificação do compromisso da comunidade acadêmica com a gestão democrática pode ter um impacto positivo nas Instituições de Educação Superior.
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