Princípios democráticos X práticas gerencialistas na gestão da educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6277

Palavras-chave:

Política pública, Educação superior, Democratização da gestão, Eficiência da gestão

Resumo

A democratização da gestão parte de um princípio constitucional e se estabelece como um imperativo social para o fortalecimento da democracia. No entanto a gestão da educação superior segue, em grande parte, desligada da ideia de gestão democrática e vinculada à racionalidade técnica e ao aumento da eficiência gerencial com finalidade mercantil. Este artigo objetivou analisar as demandas relacionadas à gestão democrática e as exigências de eficiência/eficácia da gestão da educação superior brasileira. A pesquisa, de natureza descritiva, valeu-se de levantamento e análise bibliográfica e documental acerca da temática em questão, além de descrição de dados associados ao Censo da Educação Superior. Os resultados da pesquisa apontam para uma polarização das duas ideias discutidas. Enquanto as políticas públicas na área da educação priorizam a internacionalização e ações de privatização, descentralização e governança, a comunidade acadêmica defende um processo de decisão de forma colaborativa, participativa e comprometida. Entende-se que a intensificação do compromisso da comunidade acadêmica com a gestão democrática pode ter um impacto positivo nas Instituições de Educação Superior.

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Biografia do Autor

Wesley Marcos de Almeida, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestre em Administração e Doutorando em Educação; Professor da Escola de Negócios; Membro do grupo de pesquisa em Gestão Educacional

Maria Lourdes Gisi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutora em Educação; Professora da Escola de Educação e Humanidades

Sirley Terezinha Filipak, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutora em Educação; Professora da Escola de Educação e Humanidades; Presidente do grupo de pesquisa em Gestão Educacional

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Publicado

31.12.2024

Como Citar

ALMEIDA, Wesley; GISI, Maria Lourdes; FILIPAK, Sirley. Princípios democráticos X práticas gerencialistas na gestão da educação superior. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6277228, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6277. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6277. Acesso em: 22 set. 2025.
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