Estudantes haitianos na escola pública: uma pesquisa exploratória por entre os discursos, políticas e gestos de um município do interior de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6122Palavras-chave:
Migração, Haitianos, Português como língua de acolhimento, Nova OdessaResumo
O objetivo deste texto é descrever e analisar discursos e práticas que permeiam o ingresso e a permanência de migrantes haitianos na comunidade escolar da cidade Nova Odessa (São Paulo, Brasil). Baseados em uma metodologia qualitativa, de base interpretativista, gestores escolares deste contexto participaram de um grupo focal e, neste, construíram narrativas e estabeleceram posicionamentos sobre a inserção de migrantes em uma escola pública de ensino básico. De modo específico, destacamos o uso da predicação social nos dizeres desses participantes, entendendo que a recorrência do adjetivo parece indicar concepções de acolhimento voltadas ao assistencialismo. Dessa maneira, entendemos que as narrativas (re)produzem e (re)atualizam marcadores de diferença entre “nós” e “eles” no contexto analisado, assim como distanciam a escola de uma infraestrutura intercultural possível.
Métricas
Referências
ASSUMPÇÃO, Adriana Maria; AGUIAR, Gabriela de Azevedo. “Você precisa falar português com seu filho”: desafios para o processo de inclusão de crianças imigrantes em escolas do Rio de Janeiro. Revista Iberoamericana de Educación, vol. 81, n. 1, 2019, p. 167-188.
BAENINGER, Rosana; PERES, Roberta. Migração de crise: a migração haitiana para o Brasil. Revista Brasileira de Estudos em População, Belo Horizonte, v. 34, n. 1, 2017, p.119-143.
BARBOUR, Rosaline. Grupos focais. Tradução de Marcelo Figueiredo Duarte. Porto Alegre: Editora Artmed, 2009.
BIZON, Ana Cecília Cossi; CAMARGO, Helena Regina Esteves. Acolhimento e ensino da língua portuguesa à população oriunda de migração de crise no município de São Paulo: por uma política do atravessamento entre verticalidades e horizontalidades. In: BAENINGER, R. et al. (Orgs.), Migrações Sul-Sul. NEPO/UNICAMP, 2018, p. 712-726.
BOHEM, Camila. Imigrantes estão distribuídos pelo interior do Brasil, mostra pesquisa. Agência Brasil. Publicado em 14 de abril de 2018. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-04/imigrantes-estao-distribuidos-
pelo-interior-do-brasil-mostra-pesquisa. Acesso em 20 dez. 2021.
BRANDÃO, Luísa Sopas Rocha. As trabalhadoras domésticas no processo de urbanização: o quarto de empregadas como expressão das idiossincrasias das cidades brasileiras. Fixo [Rev. Arquitetura UFPEL, Pelotas], vol. 9, n. 3, 2019, p. 104-123.
CARDOSO DE MELLO, João Manuel; NOVAIS, Fernando A. Capitalismo Tardio e Sociabilidade Moderna. In: NOVAIS, Fernando A.; SCHWARCZ, Lilia Moritz. (Orgs.). História da Vida Privada no Brasil (Vol. 4): contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo, Companhia das Letras, 2002, p. 559-658.
CAVALCANTI, Marilda do Couto; BIZON, Ana Cecília Cossi. Fios de uma hashtag: entextualização de resistência face a desafios políticos e sanitários no Brasil. Trabalhos em Linguística Aplicada, vol. 59, n. 3, 2020, p. 1966-1994.
CHANG, Ha-Joon. 23 coisas que não nos contaram sobre o capitalismo. Tradução de Claudia Gerpe Duarte, 1° edição. São Paulo, Editora Cultrix, 2013.
DINIZ; Leandro Rodrigues Alves; NEVES, Amélia de Oliveira. Políticas linguísticas de (in)visibilização de estudantes imigrantes e refugiados no ensino básico brasileiro. Revista X, vol. 13, n. 1, 2018, p. 87-110.
FERNANDES, Duval; MILESI, Rosita; FARIAS, Andresa. Do Haiti para o Brasil: o novo fluxo migratório [refúgio, migrações e cidadania]. Caderno de Debates 6, 2012, p. 73-79. Disponível em: https://www.migrante.org.br/publicacoes/caderno-de-debates-06-refugio-migracoes-e-cidadania/. Acesso em 30 dez. 2021.
FABRÍCIO, Branca Falabella. Linguística Aplicada como espaço de desaprendizagem: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, v. 2, p. 45-65.
FABRÍCIO, Branca Falabella. Mobility and discourse circulation in the contemporary world: the turn of the referential screw. Revista da ANPOLL (Online), v. 1, 2016, p. 129-140.
GUSHI DA SILVA, Cecília. O desenvolvimento da inserção escolar da comunidade migrante haitiana na cidade de Nova Odessa. 2020. 30 p. Monografia (Especialização em Gestão Escolar) – Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, 2020.
LÓPEZ, Ana Paula de Araújo. O professor de português como língua de acolhimento: entre o ativismo e a precarização. Fólio - Revista de Letras, vol. 12, n. 1, 2018, p. 169-190.
MBEMBE, Achille. Políticas da Inimizade. Tradução de Marta Lança. Lisboa: Antígona, 2017.
NÚCLEO DE ESTUDOS DE POPULAÇÃO “Elza Berquó” - NEPO (2018). Imigrantes internacionais registrados (Registro Nacional de Estrangeiro - RNE/ Registro Nacional Migratório - RNM. Disponível em:
https://www.nepo.unicamp.br/observatorio/bancointerativo/numeros-imigracao-internacional/sincre-sismigra/. Acesso em 25 jan. 2022.
OLIVEIRA, Luís R. Cardoso. Racismo, direitos e cidadania. Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), vol. 18, n. 50, 2004, p. 81-93.
OLIVEIRA, Wagner. Haitianos no Brasil: hipóteses sobre a distribuição espacial dos imigrantes pelo território brasileiro. Observa Migração [Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV]. 2017. Disponível em:
http://dapp.fgv.br/haitianos-no-brasil-hipoteses-sobre-distribuicao-espacial-dos-imigrantes-pelo-territorio-brasileiro/. Acesso em 25 jan. 2022.
ONU NEWS. Apenas 34% dos refugiados conseguem frequentar o ensino secundário. Organização das Nações Unidas. Publicação em 7 de setembro de 2021. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2021/09/1762202. Acesso em 25 jan. 2022.
SANTOS, Daniel dos. Formação docente em um site de rede social para professores de PLE: da organização e dos indícios de identidades. 2019. 323 p. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 2019.
SANTOS, Daniel dos. GUSHI DA SILVA, Cecília; ALENCAR, Tiêgo Ramon dos Santos. A presença da comunidade haitiana em uma escola pública de ensino básico do interior de São Paulo: discursos e práticas [potencialmente inclusivas]. In: Ana Cecília Cossi Bizon e Leandro Rodrigues Alves Diniz. (Org.). Português como língua adicional em uma perspectiva Indisciplinar: pesquisas sobre questões emergentes. 1ed. Campinas: Editora Pontes, 2021, v. 1, p. 273-310.
SILVERSTEIN, Michael. Pragmatic Indexing. In: MEY, Jacob L.; BROWN, Keith. (Orgs.). Concise Encyclopedia of Pragmatics. Amsterdam: Elsevier Science, 2006. p. 14-17.
THREALGOLD, Terry. Performing theories of narrative: theorising narrative performance. In: THORNBORROW, J.; COATES, J. (Orgs.). The sociolinguistics of narrative. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2005. p. 261-268.
TRAD, L. A. B. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis Revista de Saúde Coletiva, vol. 19, n. 3, 2009, p. 777-796.
WORTHAM, Stanton. Narratives in action: a strategy for research and analysis. Nova Iorque/Londres: Columbia University, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniel dos Santos, Tiego Alencar, Cecilia Gushi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-10-23
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-25