Interdependência entre o desenvolvimento de habilidades sensório motoras e da linguagem no TEA: revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995677

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo, Habilidades sensório-motoras, Habilidades Motoras, Aquisição da linguagem.

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar se há evidências na literatura científica sobre uma possível relação ou correlação entre habilidades sensório-motoras e motoras e o desenvolvimento da linguagem (aquisição de repertórios receptivos e expressivos) em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Estas crianças comumente apresentam problemas de linguagem e algumas demonstram falhas no desenvolvimento do sistema motor. Para revisar a literatura foram utilizados os descritores: (autismo OR "Transtorno do espectro autista" OR autism OR “autism spectrum disorder”); (linguagem OR language development); ("habilidades sensório-motoras" OR "habilidades motoras" OR "sensorimotor skills" OR "motor skills"). As seguintes bases de dados foram selecionadas, Pub Med (US National Library of Medicine National Institutes of Health); Frontiers in Neuroscience | Social and Evolutionary Neuroscience; Science DirectJournals & Books; SciELO (Scientific Electronic Library Online); Periódicos CAPES (Portal de periódicos CAPES/MEC). Foram selecionados cento e setenta e sete estudos, porém, apenas doze estudos atenderam aos critérios de inclusão (relacionam questões motoras e linguagem de crianças com TEA). Os estudos selecionados apontaram relações e correlações entre habilidades sensório motoras e desenvolvimento da linguagem; coordenação viso motora e desenvolvimento da cognição, comunicação e linguagem. Entretanto, devido ao número limitado de comprovações experimentais, autores sugerem a realização de mais estudos empíricos e longitudinais que envolvam o desenvolvimento do sistema motor e da linguagem de crianças com TEA.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elaine de Carvalho Silva, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutora em Educação Especial – UFSCar. Integrante do LACEDE – Laboratório de Análise do Comportamento e Educação Especial – UFSCar. Professora IFPR - Campus Londrina.

Nassim Chamel Elias, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor Associado nível 1, Departamento de Psicologia. LACEDE – Laboratório de Análise do Comportamento e Educação Especial Universidade Federal de São Carlos.

Referências

AJURIAGUERRA, Julian. Manual de psiquiatria infantil. Ed. Masson do Brasil. Rio de Janeiro. 1980.

ALVES, Cristiane; RIBEIRO, Antônio F. Relações entre tatos e mandos durante a aquisição. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 9(2), 289-305, 2007.

AMARO, Kassandra Nunes. Intervenção motora para escolares com dificuldade de aprendizagem. Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina. 2010.

ANJOS, Clarissa et al. Perfil Psicomotor de Crianças com Transtorno do Espectro Autista em Maceió/AL. Revista Portal: Saúde e Sociedade. 2(2): 395-410, 2017. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/ojs2-somente-consulta/index.php/nuspfamed/article/view/3161/2710. DOI: 10.28998/rpss. v2i2.3161. Acesso em: 08 jun. 2021.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders: DSM-V, 5th ed. Arlington, VA, 2013.

BARBEAU, Elise et al. "Comparing Motor Skills in Autism Spectrum Individuals With and Without Speech Delay." Autism Research, v. 8, n. 6, p. 682-693, 2015. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/aur.1483. DOI: 10.1002/aur.1483. Acesso em: 09 jun. 2021.

BEDFORD, Rachael; PICKLES, Andrew; LORD, Catherine. Early gross motor skills predict the subsequent development of language in children with autism spectrum disorder. Autism Research, 9(9), 993–1001, 2016. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/aur.1587. DOI:10.1002/aur.1587. Acesso em: 09 jun. 2021.

CAMPOS, Joseph J.; ANDERSON, David I.; BARBU-ROTH, Marianne A.; HUBBARD, Edward M.; HERTENSTEIN, Matthew J.; WITHERINGTON, David. Travel broadens the mind. Infancy, 1, 149–219, 2000.

CLEARFIELD, Melissa W. The role of crawling and walking experience in infant spatial memory. Journal of Experimental Child Psychology, 89, 214–241, 2004.

CLEARFIELD, Melissa W. Learning to Walk changes infants’ social interactions. Infant Behavior and Development, 34, 15–25, 2011.

CHOI, Boin et al. Development of fine motor skills is associated with expressive language outcomes in infants at high and low risk for autism spectrum disorder. Journal of Neurodevelopmental Disorders, 10(1), 2018. Disponível em: https://jneurodevdisorders.biomedcentral.com/articles/10.1186/s11689-018-9231-3. DOI: 10.1186/s11689-018-9231-3. Acesso em: 09 jun. 2021.

FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed. 2008.

GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C.; GOODWAY, Jackeline D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2005.

GIBSON, Eleanor J. Exploratory Behavior in the development of perceiving, acting, and the acquiring of knowledge. Annual Review of Psychology, 39, 1–42, 1988.

GONÇALVES, Fátima. Do andar ao escrever um caminho psicomotor: a estimulação psicomotora como suporte para as aprendizagens escolares. São Paulo – SP, 2008.

HANNANT Penélope et al. Sensorimotor difficulties are associated with the severity of autism spectrum conditions. Frontiers in Integrative Neuroscience, 10, 2016. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnint.2016.00028/full. DOI: 10.3389/fnint.2016.00028. Acesso em: 10 jul. 2021.

HANNANT, Penélope. Receptive language is associated with visual perception in typically developing children and sensorimotor skills in autism spectrum conditions. Human Movement Science, 58, 297–306, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0167945717300970. DOI: 10.1016/j.humov.2018.03.005. Acesso em: 10 jul. 2021.

HELLENDOORN, Annika et al. Motor functioning, exploration, visuospatial cognition and language development in preschool children with autism. Research in Developmental Disabilities, 39, 32–42, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0891422214005472. DOI: 10.1016/j.ridd.2014.12.033. Acesso em: 10 jul. 2021.

HOUWEN, Suzanne et al. The interrelationships between motor, cognitive, and language development in children with and without intellectual and developmental disabilities. Research in Developmental Disabilities, 53-54, 19–31, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0891422216300129. DOI: 10.1016/j.ridd. 2016.01.012. Acesso em: 10 jul. 2021.

JANSEN-OSMANN, Petra; WIEDENBAUER, Gunnar; HEIL, Martin. Spatial cognition and motor development: A study of children with spina bifida. Perceptual and Motor Skills, 106, 436–446, 2008. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18556900. Acesso em: 11 jul. 2021.

LAMARRE, Jennifer; HOLLAND, James G. The Functional Independence of Mands and Tacts. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 43(1), 5-19, 1985.

LEBARTON, Eve Sauer; IVERSON, Jana M. Associations between gross motor and communicative development in at-risk infants. Infant Behavior and Development, 44, 59–67, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0163638315300783. DOI: 10.1016/j.infbeh.2016.05.003. Acesso em: 11 jul. 2021.

LEBARTON, Eve Sauer; LANDA, Rebecca J. Infant motor skill predicts later expressive language and autism spectrum disorder diagnosis. Infant Behavior and Development, 54, 37–47, 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0163638318300626. DOI: 10.1016/j.infbeh.2018.11.003. Acesso em: 11 jul. 2021.

LE BOULCH, Jean. Educação psicomotora: A psicomotricidade na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas. 1987.

LEONARD, Hayley et al. Predicting the rate of language development from early motor skills in at-risk infants who develop autism spectrum disorder. Research in Autism Spectrum Disorders, 13-14, 15–24, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1750946715000124. DOI: 10.1016/j. rasd. 2014.12.012. Acesso em: 15 jul. 2021.

LUKE, Nicole et al. The Emergence of Autoclitic Frames in Atypically and Typically Developing Children as a Function of Multiple Exemplar Instruction. The Analysis of Verbal Behavior, 27, 141-156, 2011.

MacDONALD, Megan; LORD, Catherine; ULRICH, Dale. The relationship of motor skills and adaptive behavior skills in young children with autism spectrum disorders. Research in Autism Spectrum Disorders, 7(11), 1383–1390, 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1750946713001463. DOI: 10.1016/j.rasd.2013.07.020. Acesso em: 15 jul. 2021.

MEDEIROS. Carlos A.; BERNARDES, Maria C.; Estabelecimento de repertório de transposição entre mandos e tatos durante a aquisição de nomes de posições. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 5, n. 2, p. 51-68, 2009. Disponível em: http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/rebac/article/view/930/1317. Acesso em: 02 out. 2013.

MIEIRO, Izabel. Dominando o corpo e os sentimentos: importância da Psicomotricidade na Fonoaudiologia. In: ALVES, Fátima. (Org.). Como aplicar a Psicomotricidade: uma atividade multidisciplinar com amor e união. Rio de Janeiro: Wak, 3 ed., p. 154-171, 2007.

MORAES, Íbis Ariana et al. Motor learning characterization in people with autism spectrum disorder: A systematic review. Dementia & Neuropsychology, 11(3), 276–286, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dn/a/mcG9tHTS6dcykLBcY84yJmG/?lang=en. DOI: 10.1590/1980-57642016dn11-030010. Acesso em: 15 jul. 2021.

MOSELEY, Rachel; PULVERMÜLLER, Friedemann. What can autism teach us about the role of sensorimotor systems in higher cognition? New clues from studies on language, action semantics, and abstract emotional concept processing. Cortex, 100, 149–190, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0010945217304033. DOI: 10.1016/j.cortex.2017.11.019. Acesso em: 15 jul. 2021.

MOUSINHO, Renata et al. Aquisição e desenvolvimento da linguagem: dificuldades que podem surgir neste percurso. Revista Psicopedagogia, 25(78), 297-306, 2008.

PINHEIRO, Raquel Cristina; MARTINEZ, Claudia Maria Simões; FONTAINE, Anne Marie Germaine Victorine. Integração viso motora e desenvolvimento global de crianças pré-termo e a termo no início da escolarização. Rev. bras. Crescimento desenvolv. hum., São Paulo, v. 24, n. 2, p. 181-187, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822014000200010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 09 nov. 2021.

PRATES Letícia Pimenta Costa Spyer; MARTINS Vanessa de Oliveira. Distúrbios da fala e da linguagem na infância. Rev. Med. Minas Gerais; 21(4 Supl. 1): S54-S60, 2011.

ROSA NETO, Francisco et al. Avaliação motora em escolares com problemas na aprendizagem escolar - programa de Psicomotricidade. Temas sobre Desenvolvimento, 13(74), 19-24. 2004.

ROSA NETO, Francisco. Manual de Avaliação Motora. Porto Alegre: Artmed. 2002.

ROSA NETO, Francisco et al. O esquema corporal de crianças com dificuldade de aprendizagem. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Maringá, v. 15, n. 1, p. 15-22, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 jul. 2021.

SANTOS, Evelyn Crys Farias; MELO, Tainá Ribas. Caracterização psicomotora de criança autista pela escala de desenvolvimento motor. Revista Eletrônica Interdisciplinar, Matinhos, v. 11, n. 1, p. 50-58, jan./jul., 2018.

SILVA, Elaine de C.; ELIAS, Nassim C. Ensino de relações espaciais de esquerda e direita a participantes com autismo e deficiência intelectual. Psicologia: Teoria e Pesquisa, [S. l.], v. 33, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19484. Acesso em: 08 nov. 2021.

SOSKA, Kasey C.; ADOLPH, Karen E.; JOHNSON, Scott P. Systems in development: Motor skill acquisition facilitates three-dimensional object completion. Developmental Psychology, 46(1), 129–138, 2010. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fa0014618. DOI: https://doi.org/10.1037/a0014618. Acesso em: 15 jul. 2021.

THELEN, Esther. Grounded in the world: Developmental origins of the embodied mind. Infancy, 1, 3–28. 2000.

THOMAS, Michael S.; KNOWLAND, Victoria C.; KARMILOFF-SMITH, Annette. Mechanisms of developmental regression in autism and the broader phenotype: A neural network modeling approach. Psychological Review, 118(4), 637, 2011.

Downloads

Publicado

31-10-2023

Como Citar

SILVA, E. de C.; ELIAS, N. C. Interdependência entre o desenvolvimento de habilidades sensório motoras e da linguagem no TEA: revisão sistemática. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e5677071, 2023. DOI: 10.14244/198271995677. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5677. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-07
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-11-12
##plugins.generic.dates.published## 2023-10-31