Traços da Educação Matemática escolar nas matrizes teóricas da Escola Nova: de Herbart a Freinet
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995537Palavras-chave:
História da Educação, Escola Nova, Ensino de Matemática.Resumo
Trata-se de um artigo que perpassa matrizes do pensamento pedagógico da Educação da Modernidade, compreendida entre os séculos XVII e XVIII, e da Educação Contemporânea, referente aos séculos XIX e XX, as quais constituíram o movimento da Escola Nova. O escrito é pautado por uma revisão da literatura sobre as ideias pedagógicas de teóricos da Educação que configuram essas escolas de pensamento. O objetivo é apresentar de modo panorâmico as ideias pedagógicas da Educação Moderna, considerando-se como ponto de partida o educador alemão Johann Friedrich Herbart e, como ponto de chegada, a Educação Contemporânea, com o educador francês Célestin Freinet. Tem-se em vista a identificação de traços da Educação Matemática escolar tecidos por educadores do período considerado. Constata-se que grande parte das ideias pedagógicas destes teóricos da Educação foram influenciadas principalmente por Jean-Jacques Rousseau, sob os signos da centralidade, liberdade e individualidade do estudante e com o professor conduzindo o processo educativo, a partir de métodos ativos. No que tange à Educação Matemática escolar, foi evidenciado que o professor desenvolve sua prática a partir de objetos muito simples do cotidiano do estudante, situações de sua realidade que podem ser postas sob problematizações, brinquedos educativos, projetos ou oficinas de trabalho, para que, ao se valer da percepção sensorial e/ou da linguagem, sob um viés interdisciplinar, consiga-se chegar às ideias mais elaboradas sobre conceitos ou conteúdos matemáticos.
Métricas
Referências
ADORNO, Thais Lira França; MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. A metodologia de Pestalozzi e o ideário da Escola Nova. Acta Scientiarum, v. 42, publicação contínua, p. 1-11, 2020.
ALMEIDA, Danilo Di Manno de; ALVES, Maria Leila. A recepção da “escola do trabalho” no contexto brasileiro. In: RÖHRS, Hermann. Georg Kercheinsteiner. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010, p. 39-52. Coleção Educadores.
ANDRADE, Guilherme Trópia Barreto de. Percursos históricos de ensinar ciências através de atividades investigativas. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 13, n. 01, jan./abr., p. 121-137, 2011.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2012, 685 p.
BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos educacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, maio/ago., p. 121-136, 2011.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999, 701 p.
COSTA, David Antonio da. The conceptions and contributions of Pestalozzi, Grube, Parker and Dewey for teaching Arithmetic in Elementary Level: the concept of number. História da Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 42, jan./abr., p. 37-59, 2014.
DALBOSCO, Claudio A. Uma leitura não-tradicional de Johann Friedrich Herbart: autogoverno pedagógico e posição ativa do educando. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, p. 1-18, 2018.
DESCARTES, René. Discurso sobre o método. São Paulo: Abril, 1984. Coleção Os Pensadores.
DEWEY, John. Vida e educação. In: WESTBROOK, Robert B. John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010, p. 69-109. Coleção Educadores.
DUBREUCQ, Francine. Jean-Ovide Decroly. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010, 156p. Coleção Educadores.
FERNANDES, Juliana Chiarini Balbino. A matemática na proposta de Decroly: análise do livro “El Calculo y La Medida em El Primer Grado de La Escuela Decroly”. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 4º, 2018, Campo Grande. Anais... Campo Grande: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 2018, p. 1-15.
FERNANDES, Juliana Chiarini Balbino. Centros de Interesse no ensino primário: há saberes aritméticos? In: XVII Seminário Temático Materiais Didáticos e História da Educação Matemática, 17º, 2019, Aracaju. Anais... Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 2019, p. 1-12.
FERRARI, Márcio. Célestin Freinet: o mestre do trabalho e do bom senso. Nova Escola, São Paulo, jul. de 2008. Edição especial grandes pensadores. In: Elaboração de Projetos: eixo 1. Universidade Federal do Ceará, 2008. Disponível em: http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_4_projetos/conteudo/unidade_1/Eixo1-Texto7.pdf Acesso em: 4 jan. 2021.
FERREIRA, Jefferson dos Santos; SANTOS, Ivanete Batista dos. Apropriações do Método Intuitivo de Pestalozzi em Propostas Para o Ensino de Saberes Elementares Matemáticos em Revistas Pedagógicas (1890-1940). In: JIEEM, v. 11, n. 1, p. 13-26, 2018.
FREINET, Célestin. A educação do trabalho. In: LEGRAND, Louis. Célestin Freinet. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010, p. 67-139. Coleção Educadores.
FROEBEL, Friedrich Wilhelm August. A educação do homem. In: HEILAND, Helmut. Friedrich Froebel. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010. p. 41-117. Coleção Educadores.
GASPARIN, João Luis. As ideias de Pestalozzi no Brasil. In: SOËTARD, Michel. Johann Heinrich Pestalozzi. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010, p. 31-40. Coleção Educadores.
GAUTHIER, Clermont. Da pedagogia tradicional à pedagogia nova. In: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. (Org.). A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 175-202.
HEILAND, Helmut. Friedrich Froebel. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010, 138 p. Coleção Educadores.
HILGENHEGER, Norbert. Johann Herbart. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010, 148 p. Coleção Educadores.
KANG, Hyun Young. A study of the mathematics education of Herbart. The Korean Journal for History of Mathematics, Yuseong-gu, v. 25, n. 2, p. 35-55, 2012.
KERSCHENSTEINER, Georg. Alma do educador e o problema da formação do professor. In: RÖHRS, Hermann. Georg Kerschensteiner. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010, p. 84-123. Coleção Educadores.
LARROYO, Francisco. História geral da pedagogia. In: RÖHRS, Hermann. Georg Kerschensteiner. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010. Coleção Educadores.
LEGRAND, Louis. Célestin Freinet. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010, 150 p. Coleção Educadores.
LOURENÇO FILHO, M. B. Introdução ao estudo da nova escola: bases, sistemas e diretrizes da pedagogia contemporânea. In: HILGENHEGER, Norbert. Johann Herbart. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010. Coleção Educadores.
MARTINEAU, Stéphane. Jean-Jacques Rousseau: o Copérnico da pedagogia. In: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. (Org.). A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 149-171.
MONTESSORI, Maria. Pedagogia científica: a descoberta da criança. In: RÖHRS, Hermann. Maria Montessori. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010a, p. 51-93. Coleção Educadores.
MONTESSORI, Maria. A criança. In: RÖHRS, Hermann. Maria Montessori. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010b, p. 93-131. Coleção Educadores.
NEITZEL, Odair. Experiência educacional em Dewey e Herbart. Theoria - Revista Eletrônica de Filosofia, Pouso Alegre, v. VII, n. 18, p. 120-142, 2015.
NETA, Olivia Morais Medeiros; GUTIERRE; Liliane dos Santos. O ensino de Matemática no pensamento de Comênius, Pestalozzi e Montessori. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, p. 1-22, 2020.
NINOW, Valmir. Projetos de trabalho no Ensino Médio: uma possibilidade para o ensino e aprendizagem da matemática. 2014. 158f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2014.
OLIVEIRA, Marcus Aldenisson de. Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética? Bolema [on-line], Rio Claro, v. 31, n. 59, p. 1005-1031, 2017.
PESTALOZZI, Johann. El método. In: SOËTARD, Michel. Johann Pestalozzi. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010. Coleção Educadores.
REINHOLD, Simone; DOWNTON, Ann; LIVY, Sharyn. Revisiting Friedrich Froebel and His Gifts for Kindergarten: What Are the Benefits for Primary Mathematics Education? In: Annual Meeting of the Mathematics Education Research Group of Australasia (MERGA), 40th, 2017, Melbourne. Paper... Melbourne: ERIC, 2017, p. 434-441.
RÖHRS, Hermann. Maria Montessori. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010a, 142 p. Coleção Educadores.
RÖHRS, Hermann. Georg Kerschensteiner. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010b, 142 p. Coleção Educadores.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, jan./abr., p. 99-134, 2007.
SCHEFFER, Nilce Fátima. O encontro da Educação Matemática com a Pedagogia de Freinet. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 1995.
SOËTARD, Michel. Johann Pestalozzi. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010, 112p. Coleção Educadores.
SILVA, Circe Mary Silva da; SOARES, Waléria de Jesus Barbosa. Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Belém, ano 15, fluxo contínuo, p. 195-211, 2020.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Aritmética e interdisciplinaridade: ecos da história da educação matemática. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 75, p. 305-318, maio/jun., 2019.
WESTBROOK, Robert B. John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010, 136 p. Coleção Educadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-10-06
##plugins.generic.dates.published## 2022-11-28