Acessibilidade e ensino para surdos em contexto da COVID-19 na Universidade Federal de São Carlos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995444

Palavras-chave:

Surdo, Acesso à informação, Instituição de Ensino Superior, COVID-19.

Resumo

O ano 2020 foi caracterizado pelo isolamento social decorrente da COVID-19, que motivou o uso de ferramentas digitais para desenvolver o ensino não presencial.  Movimentos de luta para reconhecimento da Libras e a avanços quanto à acessibilidade nos processos vestibulares garantiram o ingresso de surdos na Universidade, entretanto ainda existem dificuldades para eliminar as barreiras de participação. Todas estas adversidades, não superadas no ensino presencial, foram acirradas durante a Pandemia, devido a qual o surdo deixou de interagir com seus pares e muitas vezes não dispôs de acessibilidade com a tradução e interpretação em Libras. Diante desse cenário, mostra-se necessário analisar sobre as possibilidades e escolhas adotadas para contemplar as especificidades para surdos, com o objetivo de analisar documentalmente as formas de acessibilidade oferecidas pela UFSCar no contexto de Pandemia. Trata-se de um estudo de natureza descritiva e caracteriza-se por uma pesquisa documental, tendo como estratégia o estudo de caso. Foram compilados registros em sites, relatórios, lives e dados de domínio público que evidenciaram a organização das decisões para ações de acessibilidade. Para a análise dos dados, foram criadas três categorias que indicaram vantagens e prejuízos para a inclusão do surdo. Diante deste estudo, concluiu-se que muitas ações foram planejadas e produzidas, entretanto ainda existem lacunas que precisam ser revistas para ofertar igualdade de oportunidades aos surdos na Universidade.  

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Biografia do Autor

Ligiane de Castro Lopes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2003), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Ceará, no curso de Licenciatura em Letras Língua Brasileira de Sinais, no setor de estudos Fundamentos da Educação de Surdos, e cursa doutorado em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos. Áreas de interesse: Educação bilíngue para surdos, Didática e educação de surdos, Estágio Curricular, Formação de professores.

Soraia Romano , Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2023). Mestre em Educação Especial pela Universidade de São Paulo (2007). Especialista em Neuropsicopedagogia (2022), Direito Educacional (2020) e Fonoaudiologia Educacional (2010), com Aprimoramento em Fonoaudiologia pelo Hospital do Servidor Estadual de São Paulo (2000). Fonoaudióloga e Pedagoga. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação para Surdos do Colégio Rio Branco, Vice- coordenadora do Comitê de Políticas Públicas de Educação do Departamento de Saúde Pública da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Gestão 2023-2025, Formadora do Alfadef pelo Ministério da Educação/SEAD.  Participante do Grupo de Estudos GP-FOREESP/ UFSCar. Consultora e Formadora em Acessibilidade pela Inclua e Docente de pós-graduação em Educação.

Lara Ferreira dos Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007) e Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2014). Atualmente é e Professora Adjunta da UFSCar, ministrando a disciplina Introdução a Língua Brasileira de Sinais e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Atuou como Intérprete de Libras em diversos espaços. Tem experiência na área de Surdez; e na área educacional de atendimento bilíngue a alunos surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação bilíngue, intérprete de Libras, escola inclusiva, instrutor surdo. Vencedora (1o. lugar) do 56o. Prêmio Jabuti -2014 - pela obra "Tenho um aluno surdo. E agora".

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Publicado

31-05-2024

Como Citar

LOPES, L. de C.; ROMANO , S. .; SANTOS, L. F. dos. Acessibilidade e ensino para surdos em contexto da COVID-19 na Universidade Federal de São Carlos. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e5444025, 2024. DOI: 10.14244/198271995444. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5444. Acesso em: 26 jun. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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