Formação de professores alfabetizadores e a inclusão escolar da criança com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995005

Palavras-chave:

Alfabetização da criança com deficiência, Formação de professores alfabetizadores, Inclusão escolar.

Resumo

O artigo discute a formação de professores alfabetizadores de crianças com deficiência diante do paradigma da inclusão escolar. Os dados resultaram de análise do Projeto Pedagógico e das fichas de disciplinas do curso de Pedagogia de uma instituição pública de ensino superior no interior do Estado de Minas Gerais e dos discursos obtidos de entrevistas semiestruturadas aplicadas a três alfabetizadoras, que vivenciaram a experiência de alfabetizar, respectivamente, uma criança com transtorno do espectro autista, uma com cegueira e uma com surdez. A pesquisa foi pautada pela perspectiva histórico-cultural de Vygotsky com as contribuições das teorias que compreendem a alfabetização como um processo discursivo. Os resultados mostraram que, muito embora a construção das propostas formativas da licenciatura em Pedagogia da instituição pesquisada esteja balizada em atividades de ensino, gestão e pesquisa em ambientes escolar e não escolar, tendo a docência como base de formação do Pedagogo, a questão específica sobre a alfabetização da pessoa com deficiência foi timidamente contemplada no currículo, refletindo diretamente e negativamente na prática docente. Os discursos das professoras revelaram que a ausência, durante o curso de Pedagogia, de ações formativas mais direcionadas à alfabetização de crianças com deficiência provocou a falta de condições e de possibilidades concretas de desenvolvimento disponíveis tanto ao professor alfabetizador quanto ao aluno com deficiência por ele atendido.

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Biografia do Autor

Eliamar Godoi, Universidade Federal de Uberlândia – UFU/Instituto de Letras e Linguística – ILEEL

Doutora em Estudos Linguísticos e Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos/PPGEL da Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Líder do Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a distância e Tecnologias/GPELET.

Juliano Guerra Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF/Faculdade de Educação – Faced

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Estágio de pós-doutoramento na linha de Educação e Linguagem na Universidade Federal de Minas Gerais. É Professor Adjunto na Universidade
Federal de Juiz de Fora.

Letícia de Sousa Leite , Universidade Federal de Uberlândia - UFU/Diretoria de ensino - Diren/Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial - Cepae

Doutoranda em Estudos Linguísticos e Intérprete de Libras da Universidade Federal de Uberlândia/UFU e pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a distância e Tecnologias/GPELET.

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Publicado

11-04-2023

Como Citar

GODOI, E. .; ROCHA, J. G. .; LEITE , L. de S. . Formação de professores alfabetizadores e a inclusão escolar da criança com deficiência. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e5005017, 2023. DOI: 10.14244/198271995005. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5005. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores alfabetizadores: políticas, saberes e práticas
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##plugins.generic.dates.accepted## 2021-09-08
##plugins.generic.dates.published## 2023-04-11