Questionário autoavaliativo como instrumento de avaliação e de aprendizagem de licenciandos em ciências da natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995001

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino de ciências, Interdisciplinaridade, Licenciatura.

Resumo

Considerando a complexidade da formação inicial de professores e a insuficiência de testes e provas como instrumentos de avaliação desse processo, objetivou-se analisar as potencialidades de questionário autoavaliativo. O questionário foi desenvolvido e adaptado para avaliação da aprendizagem de vinte licenciandos em ciências da natureza após sua vivência de práticas interdisciplinares. O questionário, composto por seis questões abertas, com base em critérios pré-definidos, foi aplicado aos estudantes de licenciatura que estavam em processo de residência pedagógica em ciências, em escolas do interior da Bahia. Os critérios que basearam as perguntas do instrumento foram: aquisição de conhecimentos e de habilidades para docência; colaboração com a equipe; conteúdos; abordagem interdisciplinar; criatividade e relação com o aluno. A pesquisa possui natureza qualitativa e teve como método o estudo de caso avaliativo. Os dados foram coletados após a realização de sequências didáticas interdisciplinares pelos licenciandos e foram examinados pelo método de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que o referido instrumento possibilitou a autorreflexão dos estudantes sobre suas práticas pedagógicas e propiciou a aferição de suas aprendizagens em relação a: conhecimentos e habilidades docentes, conteúdos, abordagem interdisciplinar, criatividade, colaboração com equipe e relação com seus estudantes. Ponderou-se que a análise auxiliou no refinamento da referida ferramenta avaliativa, melhorando-a para aplicação junto a outros grupos de estudantes em formação interdisciplinar, inclusive no âmbito de programas, tais como o de Residência Pedagógica.

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Publicado

30-11-2021

Como Citar

SHAW, G. S. L. . Questionário autoavaliativo como instrumento de avaliação e de aprendizagem de licenciandos em ciências da natureza. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e5001056, 2021. DOI: 10.14244/198271995001. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5001. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Práticas educativas emergentes: desafios na contemporaneidade
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