Eficácia escolar e boas práticas em regiões socialmente vulneráveis: um estudo de caso

Autores

  • Wanderson Luís Teodoro Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Edivaldo César Camarotti Martins Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Adolfo Ignácio Calderón Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994997

Palavras-chave:

Boas práticas escolares, Vulnerabilidade Social, Eficácia escolar, Escola eficaz.

Resumo

Este artigo se insere nos estudos em eficácia escolar, que começaram a surgir em meados da década de 1970, com o propósito de compreender os múltiplos fatores que podem influenciar o desempenho dos alunos e que paulatinamente estão ganhando espaço no campo científico brasileiro. O objetivo do estudo foi analisar as boas práticas escolares que contribuíram para que uma escola de ensino fundamental, localizada em região de vulnerabilidade social no município de Águas de Lindóia, Estado de São Paulo, superasse todas as metas projetadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no período de 2007 a 2015. Realizamos pesquisa empírica, de natureza qualitativa, por meio de 21 entrevistas semiestruturadas e de 3 grupos focais com 11 respondentes. Os resultados da pesquisa apontam que as práticas pedagógicas compromissadas com a aprendizagem, foram os fatores que se mostraram mais relevantes para que a escola conseguisse atingir seus objetivos educacionais e superasse as metas projetadas, com destaque para a gincana cultural, que conseguia integrar a equipe escolar com a família e a comunidade. Concluímos que a análise de boas práticas escolares se relaciona com a busca de soluções, possibilidades e hipóteses para a melhoria da aprendizagem e, consequentemente, o alcance de bons indicadores educacionais, sempre possível, mesmo em contextos de vulnerabilidade social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wanderson Luís Teodoro, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre

Edivaldo César Camarotti Martins, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorando

Adolfo Ignácio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor

Referências

ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. As pesquisas sobre o efeito das escolas: contribuições metodológicas para a Sociologia da Educação. Sociedade e Estado, Brasília, v. 22, n. 2, p. 435-473, maio/ago. 2007.

ANDRACA, A.M. (org.). Buenas Prácticas para mejorar la educación en América Latina. Santiago de Chile: PREAL, 2003.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. INEP, 2017. Consulta Ideb. Disponível em: http://idebescola.inep.gov.br/ideb/consulta-publica. Acesso em: 10 de jun. 2017.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Vencendo o desafio da aprendizagem nas séries iniciais: a experiência de Sobral/CE. Brasília, DF: INEP, 2005.

BROOKE, N.; SOARES F. (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

CALDERÓN, A. I. Usos e apropriações das avaliações em larga escala: tensões e desafios. In: QUIOSSA, A.S. et al. Volume II – Diálogos e Proposições: planos de ação para a Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. 1. ed. Juiz de Fora: Projeto CAEd-FADEPE/JF, 2017.

CALDERÓN, A. I.; BORGES, R. M. Avaliação em larga escala na Educação Básica: usos e tensões teórico-epistemológicas. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 28-58, jan./mar. 2020.

CENPEC. Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. 2018. Quem somos. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/quem-somos. Acesso em: 21 de out. 2019.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.

COLEMAN, J. S.; CAMPBELL, E. Q.; HOBSON, C. J.; MACPARTLAND, J.; MOOD, A. M.; WEINFELD, F. D.; YORK, R. L. Equality of educational opportunity. Coleman, James S. and others national center for educational statistics (DHEW) REPORT NUMBER 0E-36001. Washigton, 1966. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED012275.pdf. Acesso em: 04 de out. de 2020.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 2000.

ÉRNICA, M.; BATISTA, A. A. G. Educação em territórios de alta vulnerabilidade social na metrópole: um caso na periferia de São Paulo. Informe de Pesquisa CENPEC, São Paulo, n. 3, nov. 2011.

FREITAS, L. C. Ciclos de Progressão Continuada: vermelho para as políticas públicas. Eccos – Revista Científica, São Paulo, v. 4, n.1, p. 79-93, jun. 2002.

MARTINS, E. C. C. Construindo Uma Escola Eficaz: Boas Práticas Escolares e Fatores de Alto Desempenho em Escolas de Alta Vulnerabilidade Social. 2015. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2015.

MARTINS, E. C. C.; CALDERÓN, A. I. Avaliação educacional: fatores contextuais de eficácia escolar em cenários de alta vulnerabilidade social. Revista Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v.10, n.1, p.1138 - 1159, jan./jun. 2020.

MARTINS, E. C. C.; CALDERÓN, A. I. Boas práticas escolares e avaliação em larga escala: a literatura ibero-americana em questão. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 62, p. 264-293, maio/ago. 2015.

MARTINS, E. C. C.; CALDERÓN, A. I. Boas práticas e elevado desempenho escolar em contexto de vulnerabilidade social com referência aos resultados do IDEB. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 38, n. 66-71 p. 130-144, jan./jul. 2016.

MARTINS, E. C. C.; CALDERÓN, A. I. Eficácia escolar: boas práticas à luz de estudos do governo brasileiro e das agências multilaterais. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 19, n. 62, p. 1297-1327, jul./set. 2019.

MURILLO TORRECILLA, F. J. La Investigación en Eficacia Escolar y Mejora de la Escuela como motor para el incremento de la Calidad Educativa en Iberoamérica. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Madrid, v. 3, n. 2, 2005.

MURILLO TORRECILLA, F. J. Hacia Um Modelo De Eficácia Escolar. Estudio Multinível Sobre Los Factores De Eficácia Em Las Escuelas Españolas. REICE - Revista Electrônica Iberoamericana sobre Calidad, Eficácia Y Cambio em Educación, v.6, n.1, 2008. Disponível em: file:///C:/Users/Admin/Downloads/Dialnet-HaciaUnModeloDeEficaciaEscolarEstudioMultinivelSob-2521687.pdf. Acesso em: 17 de maio 2019.

SÃO PAULO. Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. SEADE. IPVS, 2010. Disponível em: http://www.iprs.seade.gov.br/ipvs2010/view/index.php. Acesso em: 11 de nov. 2018.

SOARES, J. F. (Coord). Escola Eficaz: um estudo de caso em três escolas da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: Fundação Ford, 2002.

TEODORO, W. L. Construindo uma escola eficaz: boas práticas em escolas localizadas em contexto de vulnerabilidade social do município de Águas de Lindóia – São Paulo (Brasil). 2020. 236 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2020.

WEBER, M. Ciência e Política, Duas Vocações. São Paulo: Cultrix, 1996.

Downloads

Publicado

30-11-2021

Como Citar

LUÍS TEODORO, W. .; CÉSAR CAMAROTTI MARTINS, E. .; IGNÁCIO CALDERÓN, A. . Eficácia escolar e boas práticas em regiões socialmente vulneráveis: um estudo de caso. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4997051, 2021. DOI: 10.14244/198271994997. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4997. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Práticas educativas emergentes: desafios na contemporaneidade
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-01
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-12-29
##plugins.generic.dates.published## 2021-11-30