Educação intercultural em contextos migratórios ibero-brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994949Palavras-chave:
Educação, Migração internacional, Inclusão, Interculturalidade.Resumo
Este artigo é resultado de três estudos de caso realizados em Badalona (Espanha), Évora (Portugal) e Caxias do Sul (Brasil), os quais tiveram por objetivo analisar e compreender as diferentes formas de inclusão e acolhimento de estudantes que vivenciaram processos migratórios. A pesquisa utilizou observações e entrevistas realizadas em escolas públicas das três cidades e buscou analisar e compreender como as diferentes escolas trabalham com as questões de diversidade que emergem em seu cotidiano. Os resultados apontam para a necessidade de compreender a migração como um fator que, invariavelmente, pode acarretar vulnerabilidades que refletem na experiência escolar, bem como na importância do papel do professor no processo de acolhimento e inclusão dos estudantes migrantes e da necessidade de suporte institucional para que as escolas possam realizar essa inclusão e este acolhimento da melhor forma. A finalidade principal deste estudo é colaborar para que se possa compreender melhor a realidade de estudantes migrantes, além de colaborar para a criação de práticas e políticas de inclusão que não sejam baseadas em visões etnocêntricas que produzem ações assimilacionistas, de aculturação ou “catequização” desses sujeitos, especialmente porque as práticas pedagógicas e as pessoas envolvidas neste processo podem nutrir-se da riqueza da diversidade cultural que emerge nestes contextos.
Métricas
Referências
ALBERTI, V. História oral: a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Instituto de Documentação; Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1990.
BARBOSA, M. Educação e desafios da multiculturalização: uma pedagogia da sociedade civil. Cadernos de Pesquisa, São Luiz, MA: Ufma, v. 40, n. 141, p. 993-1.023, 2010.
BRAH, A. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 26, p. 329-376, jan./jun. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cpa/n26/30396.pdf. Acesso em: 11 nov. 2017.
BRASIL, M. J. Migrantes, apátridas e refugiados: subsídios para o aperfeiçoamento de acesso a serviços, direitos e políticas públicas no Brasil. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Ministério da Justiça; Secretaria de Assuntos Legislativos. 2015. Disponível em: http://pensando.mj.gov.br/wp-content/uploads/2015/11/PoD_57_web2.pdf. Acesso em: 6 out. 2020.
BURITICÁ, M. M. E. Somos muitos, somos diversos e aqui estamos cruzando fronteiras: compreensões acerca dos processos migratórios juvenis. Desidades, Rio de Janeiro: UFRJ, n. 16, a. 5, jul./set. 2017.
CANDAU, V. M. F. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 161, p. 802-820, jul./set. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v46n161/1980-5314-cp-46-161-00802.pdf. Acesso em: 28 nov. 2017.
CANDAU, V. M. F. Concepções de educação intercultural. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2014.
CANDAU, V. M. F. Escola, inclusão social e diferenças culturais. ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 16., 2012. Campinas, SP: Unicamp, jul. 2012. p. 225-236.
COSTA, G. S. Famílias imigrantes e escolas em Barcelona. Revista Internacional da Mobilidade Humana, Brasília, a. XX, n. 38, p. 141-162, jan./jun. 2012.
COUTINHO, C. P.; CHAVES, J. H. O estudo de caso na investigação em Tecnologia Educativa em Portugal. Revista Portuguesa de Educação, Portugal, v. 15, n. 1, p. 221-243, 2002. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/492. Acesso em: 1º nov. 2007.
DELORS, J. (org.). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 7. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2012.
HANDERSON, J. Diáspora. Sentidos sociais e mobilidades haitianas. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 43, p. 51-78, jan./jun. 2015.
HANDERSON, J.; JOSEPH, R-M. As relações de gênero, de classe e de raça: mulheres imigrantes haitianas na França e no Brasil. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, Brasília, UnB, v. 9, n. 2, 2015.
KOEHLER, C.; SCHNEIDER, J. Young refugees in education: the particular challenges of school system in Europe. Comparative Migration Studies, v. 7, n. 28. 2019.
MARQUES, T. S.; MATOS, F.; MAIA, C.; RIBEIRO, D. Crise e vulnerabilidade social: uma leitura territorial. In: JORNADAS DE GEOGRAFÍA ECONÓMICA, 7., Los escenarios económicos en transformación. La realidad territorial tras la crisis económica USC-AGE, 2016. p. 163-174.
REDIN, G.; MINCHOLA, L. A. B. Proteção dos refugiados na Declaração de Cartagena de 1984: uma análise a partir do caso dos haitianos no Brasil. In: Revista de Estudos Internacionais (REI), v. 4, n. 1, p. 20-45, 2013.
RUTTER, J.; JONES, C. Refugee education: Mapping the field. Stoke on Trent: Trentham Books, 2001.
SAYAD, A. Imigração ou os paradoxos da alteridade. São Paulo: Edusp, 1998.
SILVA, L. R. da. A inclusão de imigrantes na Educação Básica: um estudo de caso na perspectiva das violências de Galtung e Fanon. 2018. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PPGEdu, Porto Alegre, 2018.
UNITED NATIONS. Declaração Universal dos Direitos Humanos: adotada e proclamada pela Resolução 217 (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Brasília, DF, 1998. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001394/139423por.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
VECK, W.; PAGDEN, L.; WHARTON, J. Children Seeking Refuge, Assimilation and Inclusion: Insights from the United Kingdom. In: Challenges and Opportunities in Education for Refugees in Europe. Leiden, NL: Brill Sense, 2018. p. 161-176.
YIN, R. Estudo de caso. Planejamento e métodos. Porto Alegre, Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-12-29
##plugins.generic.dates.published## 2021-11-30