Educação intercultural em contextos migratórios ibero-brasileiros

Autores

  • Lucas Rech da Silva PUCRS
  • Alexandre Anselmo Guilherme Ministério da Educação/PUCRS
  • Henrique Caetano Nardi UFRGS
  • Renato de Oliveira Brito Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994949

Palavras-chave:

Educação, Migração internacional, Inclusão, Interculturalidade.

Resumo

Este artigo é resultado de três estudos de caso realizados em Badalona (Espanha), Évora (Portugal) e Caxias do Sul (Brasil), os quais tiveram por objetivo analisar e compreender as diferentes formas de inclusão e acolhimento de estudantes que vivenciaram processos migratórios. A pesquisa utilizou observações e entrevistas realizadas em escolas públicas das três cidades e buscou analisar e compreender como as diferentes escolas trabalham com as questões de diversidade que emergem em seu cotidiano. Os resultados apontam para a necessidade de compreender a migração como um fator que, invariavelmente, pode acarretar vulnerabilidades que refletem na experiência escolar, bem como na importância do papel do professor no processo de acolhimento e inclusão dos estudantes migrantes e da necessidade de suporte institucional para que as escolas possam realizar essa inclusão e este acolhimento da melhor forma. A finalidade principal deste estudo é colaborar para que se possa compreender melhor a realidade de estudantes migrantes, além de colaborar para a criação de práticas e políticas de inclusão que não sejam baseadas em visões etnocêntricas que produzem ações assimilacionistas, de aculturação ou “catequização” desses sujeitos, especialmente porque as práticas pedagógicas e as pessoas envolvidas neste processo podem nutrir-se da riqueza da diversidade cultural que emerge nestes contextos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Rech da Silva, PUCRS

Doutorando em Educação

Renato de Oliveira Brito, Universidade Católica de Brasília

Dr. em Educação

Referências

ALBERTI, V. História oral: a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Instituto de Documentação; Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1990.

BARBOSA, M. Educação e desafios da multiculturalização: uma pedagogia da sociedade civil. Cadernos de Pesquisa, São Luiz, MA: Ufma, v. 40, n. 141, p. 993-1.023, 2010.

BRAH, A. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 26, p. 329-376, jan./jun. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cpa/n26/30396.pdf. Acesso em: 11 nov. 2017.

BRASIL, M. J. Migrantes, apátridas e refugiados: subsídios para o aperfeiçoamento de acesso a serviços, direitos e políticas públicas no Brasil. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Ministério da Justiça; Secretaria de Assuntos Legislativos. 2015. Disponível em: http://pensando.mj.gov.br/wp-content/uploads/2015/11/PoD_57_web2.pdf. Acesso em: 6 out. 2020.

BURITICÁ, M. M. E. Somos muitos, somos diversos e aqui estamos cruzando fronteiras: compreensões acerca dos processos migratórios juvenis. Desidades, Rio de Janeiro: UFRJ, n. 16, a. 5, jul./set. 2017.

CANDAU, V. M. F. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 161, p. 802-820, jul./set. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v46n161/1980-5314-cp-46-161-00802.pdf. Acesso em: 28 nov. 2017.

CANDAU, V. M. F. Concepções de educação intercultural. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2014.

CANDAU, V. M. F. Escola, inclusão social e diferenças culturais. ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 16., 2012. Campinas, SP: Unicamp, jul. 2012. p. 225-236.

COSTA, G. S. Famílias imigrantes e escolas em Barcelona. Revista Internacional da Mobilidade Humana, Brasília, a. XX, n. 38, p. 141-162, jan./jun. 2012.

COUTINHO, C. P.; CHAVES, J. H. O estudo de caso na investigação em Tecnologia Educativa em Portugal. Revista Portuguesa de Educação, Portugal, v. 15, n. 1, p. 221-243, 2002. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/492. Acesso em: 1º nov. 2007.

DELORS, J. (org.). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 7. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2012.

HANDERSON, J. Diáspora. Sentidos sociais e mobilidades haitianas. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 43, p. 51-78, jan./jun. 2015.

HANDERSON, J.; JOSEPH, R-M. As relações de gênero, de classe e de raça: mulheres imigrantes haitianas na França e no Brasil. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, Brasília, UnB, v. 9, n. 2, 2015.

KOEHLER, C.; SCHNEIDER, J. Young refugees in education: the particular challenges of school system in Europe. Comparative Migration Studies, v. 7, n. 28. 2019.

MARQUES, T. S.; MATOS, F.; MAIA, C.; RIBEIRO, D. Crise e vulnerabilidade social: uma leitura territorial. In: JORNADAS DE GEOGRAFÍA ECONÓMICA, 7., Los escenarios económicos en transformación. La realidad territorial tras la crisis económica USC-AGE, 2016. p. 163-174.

REDIN, G.; MINCHOLA, L. A. B. Proteção dos refugiados na Declaração de Cartagena de 1984: uma análise a partir do caso dos haitianos no Brasil. In: Revista de Estudos Internacionais (REI), v. 4, n. 1, p. 20-45, 2013.

RUTTER, J.; JONES, C. Refugee education: Mapping the field. Stoke on Trent: Trentham Books, 2001.

SAYAD, A. Imigração ou os paradoxos da alteridade. São Paulo: Edusp, 1998.

SILVA, L. R. da. A inclusão de imigrantes na Educação Básica: um estudo de caso na perspectiva das violências de Galtung e Fanon. 2018. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PPGEdu, Porto Alegre, 2018.

UNITED NATIONS. Declaração Universal dos Direitos Humanos: adotada e proclamada pela Resolução 217 (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Brasília, DF, 1998. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001394/139423por.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.

VECK, W.; PAGDEN, L.; WHARTON, J. Children Seeking Refuge, Assimilation and Inclusion: Insights from the United Kingdom. In: Challenges and Opportunities in Education for Refugees in Europe. Leiden, NL: Brill Sense, 2018. p. 161-176.

YIN, R. Estudo de caso. Planejamento e métodos. Porto Alegre, Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

30-11-2021

Como Citar

RECH DA SILVA, L. .; ANSELMO GUILHERME, A. .; CAETANO NARDI, H. .; DE OLIVEIRA BRITO, R. . Educação intercultural em contextos migratórios ibero-brasileiros. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4949047, 2021. DOI: 10.14244/198271994949. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4949. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Práticas educativas emergentes: desafios na contemporaneidade
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-01
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-12-29
##plugins.generic.dates.published## 2021-11-30