Momentos formativos e fazer pedagógico nas palavras de professoras alfabetizadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994921

Palavras-chave:

Formação de Professores Alfabetizadores, Formação inicial e continuada, Alfabetização e Letramento.

Resumo

Percebe-se em iniciativas recentes de formação continuada docente (Pró-Letramento (2008-2010), Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa (2012-2018) a mobilização de espaços colaborativos para estudos teóricos e conceituais, para integração de saberes e socialização de práticas educativas. Investigar como essas ações formativas são percebidas pelos professores permite compreender as influências nas práticas desenvolvidas nas escolas. Diante disso, este trabalho teve por objetivo analisar os momentos que marcaram o percurso formativo e as práticas pedagógicas desenvolvidas por professoras alfabetizadoras. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir da realização de uma entrevista semiestruturada com seis professoras alfabetizadoras de escolas públicas de um município do sul de Minas Gerais, no sentido de compreender as suas percepções sobre a própria formação vivenciada. Os dados foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo e da categorização temática proposta por Bardin (2011), com base nas recorrências de elementos discursivos das entrevistas. A pesquisa assumiu como base teórica os estudos de Tardif (2009; 2012), Arroyo (1999; 2013), Nóvoa (1992), Teixeira (2007), Gatti (2010), Freire (1996), dentre outros que discutem a temática da formação de professores. Os resultados indicaram um processo formativo marcado por momentos, ações e interações que perpassam desde a escolha pela carreira do magistério; a formação inicial e a relação com a prática docente; a reflexão e compreensão de conceitos sobre alfabetização e letramento; até a busca por ações de formação, para superação dos desafios impostos pela docência.

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Biografia do Autor

Lívia de Souza Tanus Azarias, Prefeitura Municipal de Nepomuceno

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras. Professora da Prefeitura Municipal de Nepomuceno.

Ilsa do Carmo Vieira Goulart , Universidade Federal de Lavras

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona e Universidade Autônoma de Barcelona. Doutora Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Professora do Departamento de Gestão educacional, Teorias e Práticas de Ensino e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras.

Giovanna Rodrigues Cabral, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação pela PUC-RJ. Professora do Departamento de Gestão educacional, Teorias e Práticas de Ensino e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras.

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Publicado

11.04.2023

Como Citar

AZARIAS, Lívia de Souza Tanus; GOULART , Ilsa do Carmo Vieira; CABRAL, Giovanna Rodrigues. Momentos formativos e fazer pedagógico nas palavras de professoras alfabetizadoras. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e4921014, 2023. DOI: 10.14244/198271994921. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4921. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores alfabetizadores: políticas, saberes e práticas
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