Um Passarinho azul me contou: expressões da violência de alunos contra professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994917

Palavras-chave:

Violência estudantil, Twitter, Relação professor-aluno, Análise de conteúdo.

Resumo

A popularização das novas tecnologias entre os jovens é ambivalente: se, por um lado, permite maior intensidade de comunicação e interação entre as pessoas, por outro, reproduz e cria novas formas de violência. Esteados por um sólido corpo teórico de estudos de violência em ambiente escolar, propomo-nos a explorar a violência cometida por jovens contra os seus professores, utilizando as postagens públicas da rede social Twitter. Desta forma, tencionamos analisar os principais conteúdos de mensagens propagadoras de violência, abrindo caminho para futuros aprofundamentos da teoria pautados em dados empíricos. A coleta dos dados foi realizada por meios eletrônicos e automatizados, e a análise das mensagens foi executada com base na análise de conteúdo, bem como, em princípios da análise das redes sociais. Este artigo não possuiu a pretensão de escrutinar a violência escolar na internet, suas causas e consequências, mas sim, identificar os seus elementos geradores, compreendendo de que modo se manifesta na rede social selecionada, e que hipóteses o seu conteúdo suscita sobre a relação professor/aluno. Desta forma, cotejamos os dados empíricos coletados com as pesquisas sobre a violência na escola e depreendemos que as mensagens violentas no Twitter dirigidas a professores consistem em atos de vinganças dos alunos devido ao não estabelecimento de boas relações em sala de aula e à própria violência implícita no ato educativo.

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Biografia do Autor

Francisco Valmir da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília - UnB. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Especialista em Informática em Educação, Pedagogo e professor na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF.

Carlos Ângelo de Meneses Sousa , Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília – UnB, com estudos na Universidade de Bonn (Alemanha) e Universidade de Lisboa(Portugal) respectivamente no doutorado e pós-doutorado. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília.  Pesquisador da Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade.

Lília Rolim Abadia, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutora em Teoria Crítica e Estudos Culturais pela Universidade de Nottingham (Reino Unido), realizado com bolsa CAPES - Brasil. É mestre em Ciências da Cultura, pela Universidade de Lisboa (Portugal) especialista em Museologia pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e licenciada em Arqueologia pela Universidade de Lisboa (Portugal). Realizou Pós-doutorado no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília.

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Publicado

19.05.2023

Como Citar

SILVA, Francisco Valmir da; SOUSA , Carlos Ângelo de Meneses; ABADIA, Lília Rolim. Um Passarinho azul me contou: expressões da violência de alunos contra professores. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e4917036, 2023. DOI: 10.14244/198271994917. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4917. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

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