O PIBID como espaço-tempo para a construção do TPACK

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994904

Palavras-chave:

Formação docente, Pibid, TPACK.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa de doutoramento da primeira autora e tem como objetivo discutir em que medida a inter-relação entre os professores supervisores e os estudantes de licenciatura participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), através do subprojeto “Aprendendo com o ensino de Ciências: reflexão na atividade docente do Ensino Fundamental” contribui para a construção do Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK). O TPACK corresponde à capacidade de utilizar pedagogicamente as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de acordo com as especificidades do conteúdo de ensino trabalhado e das necessidades de aprendizagem dos estudantes. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas dirigidas aos supervisores e bolsistas de iniciação à docência, e o corpus textual resultante da transcrição foi analisado à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados demonstram que o espaço-tempo oportunizado pelo Pibid com suas interações e reflexões foi de extrema importância para a construção do TPACK. Nesse sentido, ressaltamos ser salutar que os cursos de licenciatura valorizem os espaços-tempo que se organizam numa lógica semelhante à do Pibid, a exemplo da prática como componente curricular e do estágio, para promover a construção do TPACK, contribuindo dessa maneira para a formação inicial de professores relativa ao uso pedagógico das TIC.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosangela Vieira de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutora em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde (UFRS 2018), Mestre em Ensino das Ciências (UFRPE 2013), Especialista em Educação Ciência e Tecnologia (UNEB 2007), Licenciada em Pedagogia (UNEB 2002). Professora do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Senhor do Bonfim, BA e do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (UNIVASF).

Luiz Cadeira Brant de Tolentino-Neto , Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Educação - modalidade Ensino de Ciências e Matemática - (FEUSP 2008), Mestre em Ensino de Ciências (FEUSP 2003), bacharel (1997) e licenciado (1998) em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. É professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (MEN- CE/UFSM), lidera o Grupo de Pesquisa IDEIA - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/533798 e www.ufsm.br/ideia.

Referências

AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do. Avaliando contribuições para a formação docente: uma análise de atividades realizadas no PIBID – Química da UFRPE. Química Nova na Escola. v. 34, n. 4, pp. 229-239, novembro de 2012. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/09-PIBID-108-12.pdf. Acesso em: 05 dez. 2022.

AMBROSETTI, Neusa Banhara, NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda, ALMEIDA, Patrícia Abierri, CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa, PASSOS, Laurizete Ferragut. Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores: o olhar dos estudantes. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 1 pp. 151-174, junho de 2013.

BRASIL, Portaria Normativa Nº 38 de 12 de dezembro de 2007. Brasília: Ministério da Educação, 2007.

CACHAPUZ, Antônio. PRAIA, João. JORGE, Manuela. Ciência, Educação em Ciência e Ensino de Ciências. (Temas de Investigação). Ministério da Educação, Lisboa, 2002. Disponível em: https://www.kas.de/c/document_library/get_file?uuid=cfbf2881-e6e9-5724-4da9-d61e8dcd7a7c&groupId=2. Acesso em: 10 fev. 2020.

CACHAPUZ, Antônio. PRAIA, João. JORGE, Manuela. Da educação em ciências às orientações para o ensino das ciências. Ciênc. Educ. Bauru. v. 10, n. 3, pp. 363-381, 2004.

CANAN, Silvia Regina. PIBID: promoção e valorização da formação docente no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores. Form. Doc. Belo Horizonte, v .4, n. 6, pp. 24-43, julho de 2012. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/54. Acesso em: 05 dez. 2022.

CAPES. Portaria n. 96 de 18 de julho de 2013. Aperfeiçoa e atualiza as normas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Brasília, 2013.

CAPES. Portaria n. 45 de março de 2018. Aperfeiçoa e atualiza as normas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Brasília, 2018.

CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçalves OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato TPACK – Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do conteúdo: uma revisão teórica. Imagens da Educação, v.7, n2, junho de 2017. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/34615. Acesso em: 26 mar. 2021.

CHIZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação. Universidade do Minho, Braga, v. 16, n. 2, pp. 221- 236, 2003. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/373/2019/04/Pesquisa_Qualitativa_em_Ciencias_Sociais_e_Humanas_-_Evolucoes_e_Desafios_1_.pdf. Acesso em: 26 mar. 2021.

DARROZ, Luiz Marcelo. WANNMACHER, Clóvis Milton Duval. Aprendizagem docente proporcionada pelos participantes no PIBID/ Física: a visão dos coordenadores de área. R.B.E.C.T. v.8, n.4, pp. 221-240, dezembro de 2015. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2779. Acesso em: 05 dez. 2022.

FELÍCIO, Helena Maria dos Santos. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Revista Diálogo Educacional. Curitiba. V. 14, n.42, pp 415-434, agosto de 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/6587/6488. Acesso em: 26 mar. 2021.

GATTI, Bernadete A. ANDRE, Marli E. D. A. GIMENES, Nelson A. S. FERRAGUT, Laurizete. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Fundação Carlos Chagas, São Paulo, setembro de 2014, 120p. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/textosfcc/issue/view/298. Acesso em: 26 mar. 2021.

GUERRA, Cecília. VIEIRA, Rui Marques. MOREIRA, Antonio. Desenvolvimento de um esquema referencial de formação de professores de ciências para o uso de tecnologias. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, número extra, pp. 2136-2141, setembro de 2013. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/307751. Acesso em: 26 mar. 2021.

JONASSEN, David H. Computadores, Ferramentas cognitivas: desenvolver o pensamento crítico nas escolas. 2ª ed. Porto editora, Portugal, 2000, 316p.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e internet no Brasil. Cadernos Adenauer XVI. N. 3, pp. 133-150, 2015. Disponível em: https://www.kas.de/c/document_library/get_file?uuid=cfbf2881-e6e9-5724-4da9-d61e8dcd7a7c&groupId=265553. Acesso em: 26 mar. 2021.

LANG, Affonso Manoel Righi. GONZÁLEZ, Fernando Jaime. As origens do desenvolvimento do TPACK de docentes de ensino fundamental participantes de um grupo de formação continuada colaborativa. XXI Jornada de Pesquisa. Salão do Revista eletrônica de educação Conhecimento, Unijuí, setembro de 2016.

MORAES, Roque. GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J. Tecnological pedagogical content knowledge: A frameworkfor teacher knowledge. Teachers college record. v.108 n. 06, pp.1017-1054, 2006. Disponível em: http://one2oneheights.pbworks.com/f/MISHRA_PUNYA. Acesso em: 27 mar. 2021.

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew. What is technological pedagogical content knowledge? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education. v. 9, n. 1, pp. 60-70, 2009. Disponível em: https://citejournal.org/wp-content/uploads/2016/04/v9i1general1. Acesso em: 27 mar. 2021.

NASCIMENTO, Fabrício do; FERNANDES, Hylio Laganá; MENDONÇA, Viviane Melo de. Ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR on-line. Campinas-SP, n. 39, pp. 225-249, setembro de 2010.

NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz; PICONEZ, Stela Conceição Bertholo. Tecnological Pedagogical Content Knowledge (TPACK): Modelo explicativo da ação docente. Revista Eletrônica de Educação, v.10, n.3, pp. 231-250, 2016. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1605/524. Acesso em: 22 mai. 2019.

NÓVOA, António. Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de pesquisa em Educação, PPGE/UFES, Vitória - ES, v.18, n.35, pp.11-22, jan./jun. de 2012.

PAREDES, Giuliana Gionna Olivi. GUIMARÃES, Orliney Maciel. Compreensões e significados sobre o PIBID para a melhoria da formação de professores de Biologia, Física e Química. Química Nova na Escola. v. 34, n.4, pp.266-277, novembro de 2012. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/13-PIBID-98-12.pdf. Acesso em: 18 fev. 2020.

PERSICH, Gracieli Dall Ostro; SOUZA, Rosangela Vieira de; LAUERMANN, Rosiclei Aparecida Cavichioli; TOLENTINO-NETO, Luiz Caldeira Brant; SCHEID, Neusa Maria John; SOARES, Briseid Marchesan. O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por participantes do PIBID Ciências Biológicas em Santo Ângelo (RS) e Ciências da Natureza em Senhor do Bonfim (BA). X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, Atas do X ENPEC Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo: ABRAPEC, 2015.

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, pp. 93-104, abril de 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a08v1234.pdf. Acesso em: 02 abr. 2021

SCHUHMACHER, Vera Rejane Niedersberg; ALVES FILHO, José de Pinho; SCHUHMACHER, Elcio. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciênc. educ. (Bauru), v. 23, n. 3, pp. 563-576, Julho de 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300563&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 mar. 2021.

SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo. v.4, n. 2, pp.196-229, dezembro de 2014. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293/297. Acesso em: 20 fev. 2020.

SILVA, Raquel Silveira. NOVELLO, Tanise Paula. O uso das tecnologias digitais no ensinar matemática: recursos, percepções e desafios. RELACult. V. 6, n. especial, março de 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8655884. Acesso em: 25 mar. 2021.

SOUZA, Rosangela Vieira de; TOLENTINO-NETO, Luiz Caldeira Brant. As TIC na prática pedagógica de professores de Ciências no viés construtivista. Revista ENCITEC, v. 9, n.1, pp. 47-62, jan/abr de 2019. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/322641684.pdf. Acesso em: 05 dez. 2022.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 18 ed. Cortez: São Paulo, 2011.

ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a “Reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educ. e Soc., Campinas –SP, v.29, n.103, pp. 535-554, maio/ago. de 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v29n103/12. Acesso em: 05 dez. 2022.

ZEICHNER, Ken. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, Santa Maria - RS. v. 35, n.3, pp 479-504, set/dez, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2357. Acesso em: 05 dez. 2022.

Downloads

Publicado

29-12-2022

Como Citar

SOUZA, R. V. de .; TOLENTINO-NETO , L. C. B. de . O PIBID como espaço-tempo para a construção do TPACK . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e4904028, 2022. DOI: 10.14244/198271994904. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4904. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-01
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-07-19
##plugins.generic.dates.published## 2022-12-29