Trilha para internacionalização em casa: Brasil-Colômbia em espaços não formais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994884

Palavras-chave:

Educação superior, Internacionalização em casa, Educação em espaços não formais, Global Sul.

Resumo

Um dos impactos da pandemia ocasionada pela Covid-19 é a diminuição da internacionalização via mobilidade acadêmica e a necessidade da consolidação de outras formas de internacionalização, como “internacionalização em casa” – IaH. Neste bojo, o presente artigo discute uma experiência de internacionalização entre Brasil e Colômbia, com o fito de oferecer subsídios à concepção de internacionalização em casa. Para o alcance do objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de estudo de caso, na disciplina de Educação em Espaços não Formais, em uma universidade comunitária. A experiência ocorreu nos meses de março e abril de 2019 e teve como suporte o aplicativo Meet do pacote Classroom da Google. A metodologia se consubstanciou numa Trilha para a Internacionalização em Casa, mediante a proposição de quatro etapas: Conhecimento e avaliação da proposta; Planejamento conjunto Brasil-Colômbia; Vivência virtual; e Avaliação da experiência. Como resultados da investigação, são apontados desafios, tais como a consolidação de uma cultura de ensino online e/ou híbrido nos cursos presenciais, a possibilidade de ampliação das ações de internacionalização por intermédio da tecnologia; outrossim, merece destaque a contribuição de que a perspectiva da internacionalização em casa pode possibilitar o aprimoramento da qualidade da educação superior, considerando principalmente a internacionalização Sul-Sul.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pricila Kohls-Santos, Universidade Católica de Brasília

Docente e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Doutorado em Educação. Pós-doutorado em Educação Superior pela PUCRS. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência estudantil (GeTIPE). Integrante da RedGUIA.

Marília Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela UFRGS e Pós-doutora no LILLAS/Universidade do Texas. Professora Titular da PUCRS, Coordenadora do CEES – Centro de Estudos em Educação Superior, Coordenadora da RIES – Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior. Pesquisadora 1A CNPq.

Referências

ALMEIDA, Joana; ROBSON, Sue; MOROSINI, Marília Costa; BARANZELI, Caroline. Understanding internationalization at home: from perspectives the global north and south. European Educational Research Journal. 1-18. V.18, issue 2, 2019.

ALTBACH, Philip. Why higher education is not a global commodity. The Chronicle of Higher Education. USA, v. 47, may, 2001.

ALTBACH, Philip; DE WIT, Hans. O impacto do coronavírus no ensino superior. Nexo. Merida. 2020. Disponível em: https://educacion.nexos.com.mx/?p=2221. Acesso em: 24 fev. 2020.

ALTBACH, Philip; KNIGHT, Jane. The Internationalization of Higher Education: Motivations and Realities. Journal of Studies in International Education, Los Angeles, n. 3/4, p. 290-305, 2007.

BEELEN, Jos. Implementing internationalisation at home. European Association for International Education (EAIE), 2012.

BEELEN, Jos; JONES, Elspeth. Redefining internationalization at home. In: CURAJ, A.; PRICOPIE, L. M. R.; SCOTT, J. S. P. (eds.). The European higher education area: Between critical reflections and future policies. Dordrecht: Springer, 2015a, p. 67-80.

BEELEN, Jos; JONES, Elspeth. Defining ‘internationalization at home’. University World News, Issue 393, 4 dez. 2015b.

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto; Tradução Magda Lopes. – 3 Ed. – Porto Alegre: Artmed. 2010.

DE SAINT-EXUPÉRY, Antoine. O Pequeno Príncipe. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2017.

DE WIT, Hans. Trends, Issues and Challenges in Internationalisation of Higher Education. Amsterdam. Centre for Applied Research on Economics and Management, Hogeschool van Amsterdam, 2011.

DE WIT, Hans. Editorial. Journal of Studies in International Education, v. 17, Issue 5, 2013, p. 511-512. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315313508463

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social em projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2013.

KNIGHT, Jane. Internationalization remodeled: definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education. Sage Publications, v. 8, n. 1, spring, 2004. p. 5-31.

KNIGHT, Jane; DE WIT, Hans. Quality and internationalisation in higher education. [S. l.]: OECD, 1999. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/9789264173361-en.pdf?expires=1553879992&id=id&accname=ocid54025470&checksum=39F385EB353EAEC43E278DE262C36C04. Acesso em: 24 fev. 2020. p. 13-18.

LEASK, Beth. Internationalizing the curriculum. Internationalization in Higher Education Series. NY: Routledge, 2015. 214 p.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual: discursiva. Editora Unijuí, 2007.

MOROSINI, Marília Costa; BARANZELI, Caroline. IaH from the perspectives of Brazilian Academic Staff: challenges and possibilities of the IoC. In: ATIAH Conference - Approaches and Tools for IaH. Erasmus Project, 08 September, 2018. Eurac Research Centre, Bolzano, Italy, 2018.

MOROSINI, Marília Costa; DALLA CORTE, Marilene Gabriel; GUILHERME, Alexandre Anselmo. Internationalization of Higher Education: A Perspective from the Great South. Creative Education, v. 8, p. 95-113, 2017.

NÓVOA, Antônio (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

ROBSON, Sue. Internationalization at home: internationalizing the university experience of staff and students. Educação, Porto Alegre, V. 40, n. 3, p. 368-374, set.-dez. 2017.

TEICHLER, Ulrich. The changing debate on internationalization of higher education. Higher Education, Kluwer Academic Publishers, v. 48, 2004. p. 5-26.

UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: Unesco, 2015.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

ZABALZA, Miguel B. Innovaciones didácticas para la nueva universidad del S. XXI. In: ENGERS, M. E. A.; MOROSINI, M. C.; FELICETTI, V. L. (orgs.). Educação Superior e Aprendizagem. Porto Alegre: EdiPucrs, 2015.

Downloads

Publicado

30-11-2021

Como Citar

KOHLS-SANTOS, P. .; COSTA MOROSINI, M. . Trilha para internacionalização em casa: Brasil-Colômbia em espaços não formais. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4884048, 2021. DOI: 10.14244/198271994884. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4884. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Práticas educativas emergentes: desafios na contemporaneidade
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-01
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-12-21
##plugins.generic.dates.published## 2021-11-30