Trilha para internacionalização em casa: Brasil-Colômbia em espaços não formais
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994884Palavras-chave:
Educação superior, Internacionalização em casa, Educação em espaços não formais, Global Sul.Resumo
Um dos impactos da pandemia ocasionada pela Covid-19 é a diminuição da internacionalização via mobilidade acadêmica e a necessidade da consolidação de outras formas de internacionalização, como “internacionalização em casa” – IaH. Neste bojo, o presente artigo discute uma experiência de internacionalização entre Brasil e Colômbia, com o fito de oferecer subsídios à concepção de internacionalização em casa. Para o alcance do objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de estudo de caso, na disciplina de Educação em Espaços não Formais, em uma universidade comunitária. A experiência ocorreu nos meses de março e abril de 2019 e teve como suporte o aplicativo Meet do pacote Classroom da Google. A metodologia se consubstanciou numa Trilha para a Internacionalização em Casa, mediante a proposição de quatro etapas: Conhecimento e avaliação da proposta; Planejamento conjunto Brasil-Colômbia; Vivência virtual; e Avaliação da experiência. Como resultados da investigação, são apontados desafios, tais como a consolidação de uma cultura de ensino online e/ou híbrido nos cursos presenciais, a possibilidade de ampliação das ações de internacionalização por intermédio da tecnologia; outrossim, merece destaque a contribuição de que a perspectiva da internacionalização em casa pode possibilitar o aprimoramento da qualidade da educação superior, considerando principalmente a internacionalização Sul-Sul.
Métricas
Referências
ALMEIDA, Joana; ROBSON, Sue; MOROSINI, Marília Costa; BARANZELI, Caroline. Understanding internationalization at home: from perspectives the global north and south. European Educational Research Journal. 1-18. V.18, issue 2, 2019.
ALTBACH, Philip. Why higher education is not a global commodity. The Chronicle of Higher Education. USA, v. 47, may, 2001.
ALTBACH, Philip; DE WIT, Hans. O impacto do coronavírus no ensino superior. Nexo. Merida. 2020. Disponível em: https://educacion.nexos.com.mx/?p=2221. Acesso em: 24 fev. 2020.
ALTBACH, Philip; KNIGHT, Jane. The Internationalization of Higher Education: Motivations and Realities. Journal of Studies in International Education, Los Angeles, n. 3/4, p. 290-305, 2007.
BEELEN, Jos. Implementing internationalisation at home. European Association for International Education (EAIE), 2012.
BEELEN, Jos; JONES, Elspeth. Redefining internationalization at home. In: CURAJ, A.; PRICOPIE, L. M. R.; SCOTT, J. S. P. (eds.). The European higher education area: Between critical reflections and future policies. Dordrecht: Springer, 2015a, p. 67-80.
BEELEN, Jos; JONES, Elspeth. Defining ‘internationalization at home’. University World News, Issue 393, 4 dez. 2015b.
CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto; Tradução Magda Lopes. – 3 Ed. – Porto Alegre: Artmed. 2010.
DE SAINT-EXUPÉRY, Antoine. O Pequeno Príncipe. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2017.
DE WIT, Hans. Trends, Issues and Challenges in Internationalisation of Higher Education. Amsterdam. Centre for Applied Research on Economics and Management, Hogeschool van Amsterdam, 2011.
DE WIT, Hans. Editorial. Journal of Studies in International Education, v. 17, Issue 5, 2013, p. 511-512. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315313508463
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social em projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2013.
KNIGHT, Jane. Internationalization remodeled: definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education. Sage Publications, v. 8, n. 1, spring, 2004. p. 5-31.
KNIGHT, Jane; DE WIT, Hans. Quality and internationalisation in higher education. [S. l.]: OECD, 1999. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/9789264173361-en.pdf?expires=1553879992&id=id&accname=ocid54025470&checksum=39F385EB353EAEC43E278DE262C36C04. Acesso em: 24 fev. 2020. p. 13-18.
LEASK, Beth. Internationalizing the curriculum. Internationalization in Higher Education Series. NY: Routledge, 2015. 214 p.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual: discursiva. Editora Unijuí, 2007.
MOROSINI, Marília Costa; BARANZELI, Caroline. IaH from the perspectives of Brazilian Academic Staff: challenges and possibilities of the IoC. In: ATIAH Conference - Approaches and Tools for IaH. Erasmus Project, 08 September, 2018. Eurac Research Centre, Bolzano, Italy, 2018.
MOROSINI, Marília Costa; DALLA CORTE, Marilene Gabriel; GUILHERME, Alexandre Anselmo. Internationalization of Higher Education: A Perspective from the Great South. Creative Education, v. 8, p. 95-113, 2017.
NÓVOA, Antônio (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
ROBSON, Sue. Internationalization at home: internationalizing the university experience of staff and students. Educação, Porto Alegre, V. 40, n. 3, p. 368-374, set.-dez. 2017.
TEICHLER, Ulrich. The changing debate on internationalization of higher education. Higher Education, Kluwer Academic Publishers, v. 48, 2004. p. 5-26.
UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: Unesco, 2015.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
ZABALZA, Miguel B. Innovaciones didácticas para la nueva universidad del S. XXI. In: ENGERS, M. E. A.; MOROSINI, M. C.; FELICETTI, V. L. (orgs.). Educação Superior e Aprendizagem. Porto Alegre: EdiPucrs, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-12-21
##plugins.generic.dates.published## 2021-11-30