Perfil do estudante de odontologia que realizou o ENADE
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994811Palavras-chave:
Avaliação da educação, Educação superior, Enade, Estudantes de Odontologia.Resumo
Odontologia no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e fatores socioeconômicos, sociodemográficos e perfil da instituição. Foram utilizados microdados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Realizou estatística descritiva e regressão linear, considerando intervalos de confiança de 95%, estabelecendo plano amostral através do Complex Sample do SPSS 21.0. Considerou probabilidades de inclusão em cada estrato e peso amostral, testou modelos de regressão linear para amostras complexas. Os resultados obtidos revelam que 69,6% dos estudantes são do sexo feminino; 42,5% com renda de 3-10 salários mínimos; 64,8% brancos; 59,1% oriundos de ensino médio privado; 80,1% não trabalham. Cursaram até o ensino médio, 61,9% dos pais e 54,8% das mães. Nota média bruta foi de 50,75; maior entre os alunos das IES públicas e dos ingressos por políticas afirmativas (50,84). Fatores associados ao desempenho acadêmico encontrados foram: Categoria administrativa da IES, estudantes de instituições públicas têm melhor desempenho; ensino médio privado, brancos, renda familiar maior que 10 salários mínimos, ingressos por políticas afirmativas. O estudo revelou fatores que tendem a influenciar o desempenho dos estudantes no Enade, contudo, há análises necessárias que justificam a continuação do estudo, especialmente focando a trajetória acadêmica do estudante na IES.
Métricas
Referências
ASSIS, Lúcia Maria de; OLIVEIRA, João Ferreira de. A avaliação da educação superior no contexto das reformas e políticas educacionais. Linhas Críticas, Brasília, n. 38, jan./abr. 2013. Disponível em https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4085. Acesso em: 18 nov. 2019.
ASSUNÇÃO, Marcus Vinícius Dantas de. Desempenho e background familiar: um estudo no acesso a uma instituição de ensino técnico federal no Brasil. 2013.126. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Natal, 2013.
BARROS, Aparecida da Silva Xavier. Expansão da educação superior no Brasil: limites e possibilidades. Educação & Sociedade, Campinas, n. 131, Jun. 2015, Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES0101-7330201596208. Acesso em: 18 nov. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Diretoria de Avaliação da Educação Superior. Microdados do Enade 2004: manual do usuário. Brasília, 2004. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enade. Acesso em: 18 nov. 2019.
BRASIL. Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos – PROUNI e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 14 jan. 2005. p. 7.
BRASIL. Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Diretoria de Avaliação da Educação Superior. Microdados do Enade 2007: manual do usuário. Brasília, 2007. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enade. Acesso em: 18 nov. 2019.
BRASIL. Ministério da educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Diretoria de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior. Fundação Cesgranrio. Relatório Síntese Odontologia. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e Ministério da Educação, Brasília, 2010. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/relatorios. Acesso em: 18 nov. 2019.
BRASIL. Ministério da educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Diretoria de Avaliação da Educação Superior. Microdados do Enade 2010: manual do usuário. Brasília, 2010. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enade. Acesso em: 18 nov. 2019.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Diário Oficial da União, Brasília, 30 ago. 2012. Seção 1, p. 1.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Diretoria de Avaliação da Educação Superior. Microdados do Enade 2013: manual do usuário. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enade. Acesso em: 18 nov. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Diretoria de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior. Fundação Cesgranrio. Relatório Síntese Odontologia. Brasília, 2013. Disponível em http://portal.inep.gov.br/relatorios. Acesso em: 18 nov. 2019.
BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. Brasília, 2014. Disponível em http://www.observatoriodopne.org.br/metas-pne/12-ensino-superior. Acesso em: 28 jul. 2018.
BRASIL. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei n º12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, 2016. Seção 1, p. 1.
BRASIL. Andifes e FONAPRACE. IV Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais. Brasília, 2016.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Censo da Educação Superior 2016. Brasília, 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/mec-e-inep-divulgam-dados-do-censo-da-educacao-superior-2016/21206. Acesso em: 26 jun. 2019.
BRASIL. Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios Contínua. Características Gerais dos Moradores 2012-2016 e Características Gerais dos Domicílios 2016. Brasília, 2017.
BRASIL. Andifes e FONAPRACE. V Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais. Brasília, 2019.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil. Brasília, 2019.
CARMO, Carlos Roberto Souza; ALMEIDA, Sirlene de Aguiar Fernandes. Exame nacional de avaliação de desempenho dos estudantes (ENADE): a influência de variáveis qualitativas no desempenho dos alunos dos cursos de ciências contábeis do Brasil. Revista de Auditoria, Governança e Contabilidade – RAGC, v. 3, n. 7, p. 71-87, set. 2015.
CASTRO, Sabrina Olimpio Caldas de; SOUZA, Lucia Helena Gazolla Reis de; GAVA, Rodrigo; SILVA, Edson Arlindo. Avaliação de educação superior no Brasil: O Exame Nacional de Desempenho dos estudantes na perspectiva do ciclo de políticas públicas. Anais do XVII Seminário em Administração: Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA/USP, São Paulo, n.17, fev. 2013. Disponível em: https://locus.ufv.br//handle/123456789/1970. Acesso em: 18 nov. 2019.
DE AZEVEDO, Mariele Silva; et.al. Série histórica dos conceitos do ENADE em odontologia: houve mudanças ao longo de três ciclos avaliativos? Revista da ABENO, Londrina, n.1, jan./mar. 2017. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/337. Acesso em: 18 nov. 2019.
DE OLIVEIRA, Danillo Lyrio. Perfil do aluno de odontologia da Universidade do Sudoeste da Bahia. Rev. Saúde.Com, n.03, jul./set. 2013. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/249. Acesso em 17 nov. 2019.
NARDELLI, Giovanna Gaudenci; GAUDENCI, Eliana Maria; GARCIA, Bethânia Bonato; CARLETO, CíntiaTavares; GONTIJO, Laís Marques; PEDROSA, Leila Aparecida Kauchakje. Perfil dos alunos ingressantes dos cursos da área da saúde de uma Universidade Federal. REAS- Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, Uberaba, n.1, jul.2013. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica. Acesso em: 18 nov. 2019.
NEVES, Alberio Pinto; DOMINGUES, Maria José de Souza. Desempenho dos estudantes das instituições públicas e privadas no ENADE: um estudo no estado de Roraima. SEGeT- Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Resende. out./nov. 2006.
NIQUINI, Roberta Pereira et al. Características do trabalho de estudantes universitários associadas ao seu desempenho acadêmico. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 1, jan./mar. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698122477. Acesso em: 18 nov. 2019.
NOGUEIRA, Eduardo Dimas Aquino; TSUDONA, Denise Fukumi. Mineração de dados para análise da relação entre as características socioeconômicas de concluintes do Ensino Superior e o desempenho desses estudantes no ENADE 2012. Revista Percurso, v. 15, n.1, p.1-23. 2015.
QUERINO, Jeanne Paula Ferreira de Oliveira; PEIXOTO, Larissa Rangel; SAMPAIO, Gêisa Aiane de Morais. Perfil dos concluintes de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba. Revista da ABENO, Londrina, n. 1, jan./mar. 2018. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/416. Acesso em: 18 nov. 2019.
RISTOFF, Dilvo. Perfil socioeconômico do estudante de graduação: uma análise de dois ciclos completos do ENADE (2004 a 2009). Cadernos de GEA, Rio de Janeiro, n.4. jul./dez. 2013.
ROCHA, Aline Lemes da Paixão, LELES, Claudio Rodrigues; QUEIROZ, Maria Goretti. Fatores associados ao desempenho acadêmico de estudantes de Nutrição no Enade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, n. 251, jan./abr. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3162. Acesso em: 18 nov. 2019.
SAN MARTIN, Alissa Schmidt; CHISINI, Luiz Alexandre; MARTELLI, Stephani; SARTORI, Letícia Regina Morello; RAMOS, Ezequiel Caruccio; DEMARCO, Flávio Fernando. Distribuição dos cursos de Odontologia e de cirurgiões-dentistas no Brasil: uma visão do mercado de trabalho. Revista da ABENO, Londrina, jan./mar. 2018. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/399. Acesso em: 18 nov. 2019.
VARGAS, Guiselle Maria Garbanzo. Factores asociados al rendimiento académico tomando en cuenta el nível socioeconómico: estudio de regresion múltiple em estudiantes universitários. Revista Electrónica Educare, Heredia, Costa Rica, n. 1, jan/abr. 2014. Disponível em: http://www.una.ac.cr/educare CORREO: educare@una.cr. Acesso em: 18 nov. 2019.
WALTENBERG, Fábio D; DE CARVALHO, Marcia. Cotas aumentam a diversidade dos estudantes sem comprometer o desempenho? Cede, Centro de estudos sobre desigualdade e desenvolvimento, n°73, p. 8-9, mar. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-11-11
##plugins.generic.dates.published## 2023-04-11