Desempenho motor, competência em leitura, escrita e aritmética no Ensino Fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994781Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino, Habilidade Motora.Resumo
O presente estudo de caráter transversal, oriundo de uma pesquisa de mestrado, teve como objetivo principal investigar o desempenho motor em um grupo de estudantes do Ensino Fundamental I classificados em níveis inferiores das provas de competências em leitura, escrita e aritmética. Participaram da pesquisa alunos do 2º, 3º, 4º e 5º anos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de São Paulo, de ambos os sexos com idades entre 7 e 11 anos. Foram avaliados os 104 participantes por meio de três provas referentes à leitura, escrita e aritmética a fim de se obter o grupo amostral deste trabalho. Respectivamente, foram empregadas como avaliações a Prova de Escrita sob Ditado versão reduzida – PED-vr, Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras – TCLPP e a Prova de Aritmética – PA. O grupo final foi de 35 alunos, composto por aqueles que apresentaram, em qualquer uma das provas, pontuação padrão entre 70 e 84, considerada baixa, ou pontuação padrão abaixo de 70, considerada muito baixa. Esse grupo foi então avaliado pela Escala de Desenvolvimento Motor – EDM, para verificação do desempenho motor. Os resultados apontaram que houve grande concentração de alunos com baixa competência nas provas de leitura, escrita e aritmética nas classificações inferiores e muito inferiores da EDM. As correlações entre as provas acadêmicas e a EDM foram mais evidenciadas entre as áreas de organização temporal e espacial. Conclui-se que os alunos que apresentaram baixa competência nas provas avaliadas também mostraram resultados piores no desempenho motor.
Métricas
Referências
ADOLPH, Karen; FRANCHAK, John; The development of Motor Behavior. WIREs Cogntive Science, USA, e1430, p.1-18, jan/abr. 2017. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/wcs.1430. Acesso em: 01 mai. 2017.
ALVA, María del Pilar Medina; KHAN, Inés Caro; HUERTA, Pamela Muñoz; SANCHEZ, Janette Leyva; CALIXTO, José Moreno; SANCHEZ, Sarah María Vega. Neurodesarrollo Infantil: Características Normales y Signos de Alarma en el Niño Menor de Cinco Años. Revista Peruana de Medicina Experimental y Salud Pública, Lima, v. 32, n. 3, p. 565-573, jul/set. 2015. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/rpmesp/2015.v32n3/565-573/es. Acesso em: 13 nov. 2017.
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais- DSM 5. 5a ed. Dornelles C, tradutora. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Edições Câmara. 12ª edição.
BARBOSA, Daiany Toffaloni; SOUZA, Nelly Narciso de. O método fônico sob a perspectiva neuropsicológica. Revista da UNIFEBE, Santa Catarina, v. 1, n. 22, p. 21-36, dez. 2017. Disponível em: http://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/revistaeletronicadaunifebe/article/viewFile/563/425. Acesso em: 23 nov. 2016.
CAMERON, Claire Elizabeth.; COTTONE, Elizabeth A.; MURRAH, Willian; GRISSMER, David. How Are Motor Skills Linked to Children's School Performance and Academic Achievement?. Child Development Perspectives, USA, v. 10, p. 93-98, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1111/cdep.12168. Acesso em: 11 jun. 2021.
CARVALHAL, Maria Isabel Mourão; RAPOSO, José Vasconcelos. Diferenças entre géneros nas habilidades: correr, saltar, lançar e pontapear. Revista Motricidade, Portugal, v. 3, n.3, p.44-56, jul. 2007. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/mot/v3n3/v3n3a06.pdf. Acesso em: 12 nov. 2017.
CARVALHO, Mariana Coelho; CIASCA, Sylvia Maria; RODRIGUES Sônia das Dores. Há relação entre desenvolvimento psicomotor e dificuldade de aprendizagem? Estudo comparativo de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, dificuldade escolar e transtorno de aprendizagem. Revista de Psicopedagogia, São Paulo, v. 2, n. 9, p. 293-301, nov. 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v32n99/03.pdf. Acesso em: 25 abr. 2017.
COHEN, Jacob. Statistical Power Analysis for the Behavioral Sciences, Second Edition. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1998.
DAZZANI, Maria Virgínia Machado; CUNHA, Eliseu de Oliveira; LUTTIGARDS, Polyana Monteiro; ZUCOLOTO, Patricia Carla Silva do Vale; SANTOS, Gilberto Lima dos. Queixa escolar: uma revisão crítica da produção científica nacional. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 18, n. 3, p.421-428, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v18n3/1413-8557-pee-18-03-0421. Acesso em: 14 jul. 2016.
FERNANDES, Cleonice Terezinha; DANTAS, Paulo Moreira Silva; CARVALHAL, Maria Isabel Mourão. Desempenho Psicomotor de Escolares com Dificuldades de Aprendizagem em Cálculos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 95, n. 239, p. 112-138, jan/abr. 2014. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/2998. Acesso em: 02 mai. 2017.
FERREIRA, Jairo Roberto Paim; ROSA NETO, Francisco; POETA, Lisiane Schilling; XAVIER, Regina Ferrazoli Camargo; SANTOS, Ana Paula Maurília; MEDEIROS, Daiane Lazzeri. Avaliação motora em escolares com dificuldades de aprendizagem. Pediatria Moderna, São Paulo, v. 51, n. 2, p. 67-72, fev. 2015.
FRAGA, Letícia; COSTA, Vinícius Oliveira. Impressões sobre a escola e o abandono escolar de adolescentes com quem a lei entra em conflito. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 8, n. 2, p. 81-100, fev. 2014. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1154/441. Acesso em: 23 nov. 2016.
FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento Psicomotor e a Aprendizagem. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2008.
FONSECA, Vitor da. Dificuldades de aprendizagem – Abordagem Neuropsicopedagógica. Rio de Janeiro: Ed. Wak, 2016.
LAUX, Rafael Cunha; OLIVEIRA, Sandra Rogéria de; CORAZZA, Sara Terezinha. Intervenção psicomotora em crianças disgráficas. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 28 n. 4, p. 665-672, dez. 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/dic/article/view/29201. Acesso em: 12 dez. 2017.
LE BOULCH, Jean. O Desenvolvimento Psicomotor do nascimento até os 6 anos – a psicocinética na idade pré-escolar. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1992.
MORAES, Sônia; MALUF, Maria Fernanda de Matos. Psicomotricidade no contexto da neuroaprendizagem: contribuições à ação pedagógica. Revista Pedagógica, São Paulo, v. 32, n. 97, p. 84-92, abr. 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v32n97/09.pdf. Acesso em: 5 ago. 2016.
NAVARRO, Lisienne; GERVAI, Solange; NAKAYAMA, Antônia; PRADO, Alice da Silva. A dificuldade de aprendizagem e o fracasso escolar. Journal of Research in Special Educational Needs, Reino Unido, v. 16, n. 1, p. 46-50, 2016. Disponível em: https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/1471-3802.12267. Acesso em: 27 set. 2017.
OLIVEIRA, Jaima Pinheiro de; SANTOS, Sabrina Antunes dos; ASPILICUETA, Patrícia; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Concepções de professores sobre a temática das chamadas dificuldades de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 18, n. 1, p. 93-112, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382012000100007. Acesso em: 4 out. 2017.
ROSA NETO, Francisco; ALMEIDA, Geciely Munaretto Fogaça de; CAON, Giane; RIBEIRO, Joyce; CARAM, Janaína Aline; PIUCCO, Elaine Carmelita. Desenvolvimento Motor de Crianças com Indicadores de Dificuldades na Aprendizagem Escolar. Revista Brasileira Ciência e Movimento, v. 15, n. 1, p. 45-51, jan/mar. 2007. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/viewFile/729/732. Acesso em: 21 nov. 2016.
ROSA NETO, Francisco; SANTOS, Ana Paula Maurília; XAVIER, Regina Ferrazoli Camargo; AMARO, Kassandra Nunes. A importância da Avaliação Motora em Escolares: Análise da Confiabilidade da Escala de Desenvolvimento Motor. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, v. 12, n.6, p. 422-427, abr.2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcdh/v12n6/v12n6a05. Acesso em: 14 fev. 2017.
ROSA NETO, Francisco; AMARO, Kassandra Nunes; PRESTES, Daniela Bosquerolli; ARAB, Claudia. O esquema corporal de crianças com dificuldades de aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 15-22, jan/jun. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v15n1/02.pdf. Acesso em: 06 fev. 2017.
ROSA NETO, Francisco. Manual de Avaliação Motora. 3. ed. Florianópolis: Ed. DIOESC, 2015.
SANDRONI, Giuseppina Antonia; CIASCA, Sylvia Maria; RODRIGUES Sônia das Dores. Avaliação da Evolução do Perfil Motor de Pré-escolares com Necessidades Educativas Especiais Após Intervenção Psicomotora Breve. Revista de Psicopedagogia, São Paulo, v.3, n. 97, p. 4-13, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v32n97/02.pdf. Acesso em: 02 abr. 2016.
SANTOS, Viviane Aparecida Pereira; VIEIRA, José Luiz Lopes. Prevalência de Desordem Coordenativa Desenvolvimental em Crianças com 7 a 10 Anos de Idade. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 233-242, abr.2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcdh/v15n2/10.pdf. Acesso em: 02 mai. 2017.
SEABRA, Alessandra Gotuzo.; CAPOVILLA, Fernando César. Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras: (TCLPP), São Paulo: Memnon, 2010.
SEABRA, Alessandra Gotuzo.; DIAS, Natália Martins.; CAPOVILLA, Fernando Cesar. Avaliação Neuropsicológica Cognitiva - Leitura, escrita e aritmética, v. 3. São Paulo: Memnon, 2013.
SILVA, Juliana da; BELTRAME, Taís Silva. Desempenho motor e dificuldades de aprendizagem em escolares com idade entre 7 e 10 anos. Revista Motricidade, Portugal, v. 7, n. 2, p. 57-68, jun.2011. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/mot/v7n2/v7n2a07.pdf. Acesso em: 12 nov. 2016.
SILVA, Juliana da; BELTRAME, Taís Silva; OLIVEIRA, Annelise do Vale Pereira de; ESPERANDIO, Fabiana Flores. Dificuldades motoras e de aprendizagem em crianças com baixo desempenho escolar. Journal of Human Growth and Development. São Paulo, v. 22, n. 1, p. 1-9, 2012.
SILVA, Samara Lilian Zulian Ruas da; OLIVEIRA, Maria Carolina Camargo de; CIASCA, Sylvia Maria. Desempenho percepto-motor, psicomotor e intelectual de escolares com queixa de dificuldade de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 34, n. 103, p. 33-44, fev. 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v34n103/04.pdf. Acesso em: 21 set. 2017.
TAVARES, Alessandra Antunes; CARDOSO, Ana Amélia. Inter-relações entre o desempenho no processo de aprendizagem escolar e o desenvolvimento das capacidades motoras: revisão da literatura. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 27, n.1, p. 88-93, jan/abr. 2016. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/rto/article/view/111098/114597. Acesso em: 11 nov. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-06-17
##plugins.generic.dates.published## 2022-07-15