A política educacional a partir da teoria do campo de Bourdieu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994486

Palavras-chave:

Teoria de campo, Bourdieu, Política educacional, Educação.

Resumo

A presente investigação resulta de uma pesquisa bibliográfica de perspectiva hermenêutica e analítica. O texto objetiva contribuir com as discussões acerca do campo epistêmico da Política Educacional, lançando mão da Teoria do Campo de Pierre Bourdieu. Além das obras de Bordieu, a discussão segue de perto a discussão da obra editada por Michael Grenfell - Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais no que se refere a Teoria do Campo e, se aproxima das investigações de Cesar Tello, Jeferson Mainardes e Ângelo Ricardo de Souza no que se refere às discussões sobre o campo epistêmico das Políticas Educacionais. A temática tem ganhado ênfase no contexto das ciências da educação e, nesse sentido, reivindicando maior atenção e reflexão sobre seu objeto, seu alcance, bem como os conceitos fundamentais e estruturantes do campo.  Unindo esforços teóricos que buscam entender e situar a pesquisa na área, o texto parte de uma breve reconstrução dos conceitos básicos para a definição do campo da Política Educacional, como política, educação, política pública e políticas educacionais. Em seguida, trata a análise da tríade conceitual da Teoria dos Campos: campo, hábito e capital. Com base nessa revisão conceitual, o texto conclui com algumas reflexões sobre as políticas educacionais através de uma aproximação da Teoria dos Campos de maneira analógica, destacando o potencial do pensamento de Boudieu para pensar o campo das Políticas Educacionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Odair Neitzel, Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS/SC

Doutor em Educação; Professor do Magistério Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Chapecó.

Camila Pelegrini, Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS/SC

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação; Professora na Rede estadual de Ensino de Santa Catariana; Bolsista UNIEDU.

Referências

AGAMBEN, Giorgo. O que é um dispositivo? Outra Travessia, 5, 9–16. 2005.https://doi.org/https://doi.org/10.5007/%25x

ARENDT, Hannah. A Vida do Espírito: o pensar, o querer, o julgar (C. A. R. de Almeida, A. Abranches, Sérgio & H. F. Martins (trans.); Issue 4). Civilização Brasileira. 2014.

BOURDIEU, Pierre. Ökonomisches Kapital, kilturelles Kapital, soziales Kapital. In R. Kreckel (Ed.), Soziale Ungleichheiten (Soziale Welt Sonderband 2) (Vol. 2, pp. 183–198). Otto Schwatz & Co. 1983. https://doi.org/10.1007/978-3-658-00738-6_4

BOURDIEU, Pierre. Sociologia (P. Montero & A. Auzmendi (trans.)). Ática. 1983b.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Bertran Brasil. 1989.

BOURDIEU, Pierre. O campo econômico (S. Cardoso & C. Raud-Mattedi, trans.). Política & Sociedade, 4(6), 15–57. 2005. https://doi.org/https://doi.org/10.5007/%25x

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento (D. Kern & G. J. F. Teixeira (trans.)). Zouk. 2007 https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004

BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Claude. A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicas (G. J. de F. Teixeira (trans.); Issue 3a). Vozes. 1999.

BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean.Claude; PASSERON, Claude. El oficio de sociólogo: presupuestos epistemológicos (F. H. Azcurra & J. Sazbón (trans.)). Editores Argentina. 2002

CHALMERS, Alan Francis. O que é ciência, afinal? (R. Filker (trans.)). Brasiliense. 1993.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população. Curso dado no Collège de France (1978-1979) (E. Brandão (trans.)). Martins Fontes. 2008.

GIDDENS, Antônio. Modernidade e identidade (P. Dentzien (trans.)). Editora Zahar. 2002.

MAINARDES, Jeferson; Tello, Cesar. A Pesquisa no campo da política educacional: explorando diferentes níveis de abordagem e abstração. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 24(75), 1–17. 2016.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política (tomo 1): Vol. I (R. Barbosa & F. R. Kothe (trans.)). Editora Nova Cultura. 1996.

MATON, Karl. Habitus. GRENFELL, Michel. Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Tradução: Fábio Ribeiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018. (pp. 73-94).

MOORE, Rob. Capital. In. GRENFELL, Michel. Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Tradução: Fábio Ribeiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018. (pp. 136–154).

NEITZEL, Odair; BOUFLEUER, José Pedro. As fronteiras do self: uma leitura a partir de Mead. In: FUCHS, Cláudia; SCHWENGBER, Ivan Luís; SCHÜTZ, Jenerton Arlan (org.). Educação, escola e contemporaneidade: questões e diálogos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. p. 179–201.

OLIVEIRA, Dalila. Andrade. Política educacional. In Dicionário: trabalho, profissão e condição docente (Issue 1982). UFMG. 2010.

OLIVEIRA, Adão Francisco de. Políticas públicas educacionais. In Adão F. de Oliveira, A. Pissio, & G. França (Eds.), Fronteiras da Educação: desigualdades, tecnologias e políticas (pp. 1–9). Editora da PUC_GO. 2010.

SIMMEL, George. Philosophie des geldes. Verlag von duneker & humblot. (1900).

SOUZA, Ângelo Ricardo de. A política educacional e seus objetos de estudo. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos En Política Educativa, 1(1), 75–89. https://doi.org/ISSN 2409-3696 2016.

TELLO, César. Geronimo; JUNG, Hildegard Susana. O campo teórico da política educacional: modelos, abordagens e objeto de estudos. Revista de Ciências Humanas - Educação, 16(26), 140–158. 2015.

THOMSON, Patrícia. Campo. In. GRENFELL, Michel. Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Tradução: Fábio Ribeiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018. (pp. 95–114).

Downloads

Publicado

15-07-2022

Como Citar

NEITZEL, O. .; PELEGRINI, C. . A política educacional a partir da teoria do campo de Bourdieu. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e4486002, 2022. DOI: 10.14244/198271994486. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4486. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-28
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-09-09
##plugins.generic.dates.published## 2022-07-15