Escola, cárcere e pandemia: o que pode uma educação filosófica?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994436

Palavras-chave:

Cárcere, Ensino de filosofia, Outridade.

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre as possibilidades de se pensar uma educação filosófica nas escolas no cárcere no atual cenário de pandemia no Brasil. Para isso consideramos, num primeiro momento, em “Tempos de pandemia: nós somos piores que o covid-19?”, o estado crítico da chamada civilização que a pandemia contribuiu a evidenciar; num segundo momento, “Tempos de cárcere: o desaparecimento pela força do ódio” nos focamos no estado atual do cárcere no Brasil, assim como nos efeitos nele da pandemia e da forma do governo Bolsonaro responder a ela; finalmente, em “Tempos de escola: o reaparecimento pela sabedoria do amor” consideramos o estado atual da educação nas escolas no cárcere no Brasil e o que poderia uma educação filosófica em tempos de pandemia: consideramos a filosofia não apenas um amor à sabedoria, mas uma sabedoria do amor com, pela e para as outridades, para, quem sabe, fazer brotar políticas de vida e, com elas, liberdade, justiça e paz social.

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Publicado

24.03.2021

Como Citar

KOHAN, Walter Omar; NICODEMOS, Márcio. Escola, cárcere e pandemia: o que pode uma educação filosófica?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4436026, 2021. DOI: 10.14244/198271994436. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4436. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos
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