Livro didático de química: um olhar sobre os principais temas estudados em periódicos e eventos
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994401Palavras-chave:
Livro didático de Química, Revisão bibliográfica, Análise de Conteúdo.Resumo
O livro didático de química (LDQ) é um recurso presente no dia a dia escolar, fazendo parte do planejamento docente e do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Atualmente, como diversas pesquisas são realizadas sobre o LDQ, compreender como este recurso tem sido investigado se faz pertinente. Deste modo, o artigo tem como objetivo realizar um levantamento sobre quais são os principais temas investigados nas pesquisas acerca do LDQ em um período de 10 anos em revistas científicas, e nos três últimos Anais de dois eventos científicos nacionais. A pesquisa se caracteriza como uma revisão bibliográfica de caráter exploratório ocorrendo em três etapas: (1) levantamento das pesquisas em periódicos com Qualis A1, A2 e B1; (2) levantamento dos trabalhos nos eventos científicos; (3) categorização dos temas mais estudados por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados revelam nove categorias presentes nos 114 trabalhos analisados e evidenciam que a categoria mais explorada nas pesquisas envolvendo o LDQ é sobre o estudo do "conteúdo químico". Em contraponto, as pesquisas que tratam da "prática docente sobre o LDQ", o "uso do LDQ" e "concepções docentes sobre o LDQ" são observadas em menor intensidade. No levantamento realizado foi possível identificar as categorias mais utilizadas nos estudos sobre o LDQ e o atual estágio das pesquisas sobre este recurso didático, considerando que pesquisas sobre o LDQ são necessárias, pelo fato dos livros didáticos estarem presentes no processo de ensino-aprendizagem nas diversas escolas brasileiras.
Métricas
Referências
ABRAPEC. ENPECs Anteriores. [S.l], 2020. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/wordpress/pt/enpecs-anteriores. Acesso em 18 mar. 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. São Paulo: Edição 70, 2016. 279 p.
BATISTA, Amanda Penalva. Uma análise da relação professor e o livro didático. 2011. 65 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Departamento de Educação – Campus I, Salvador, 2011.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes; ROJO, Roxane. Livro escolares no Brasil: a produção cientifica. In: VAL, Maria da Graça Costa; MARCUSCHI, Beth. Livro didático de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, 272 p.
BEGO, Amadeu Moura; SUART JÚNIOR, José Bento; PRADO, Kamila Ferreira; ZULIANI, Silvia Regina Quijadas Aro. Qualidade dos livros didáticos de química aprovados pelo programa nacional do livro didático: análise do tema Estrutura da Matéria e Reações Químicas. Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias, São Paulo, v. 18, n. 01, p. 104-1023, nov. 2019.
BRASIL, Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Histórico portal do FNDE. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/programasdolivro/livrodidatico/historico. Acesso em: 18 fev. 2020.
BRASIL. Guia do Livro didático – PNLD 2015: Química: ensino médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/item/5940-guia-pnld-2015. Acesso em: 10 fev. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. PNLD 2018: Química – guia de livros didáticos– Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/guia-do-livro-didatico/item/11148-guia-pnld-2018. Acesso em 08 mar. 2020.
BRASIL. Decreto nº 91.542, de 19 de agosto de 1985. Institui o programa nacional do livro didático, dispõe sobre sua execução, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 12178, 20 ago.1985.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Nº 9394/96. Diário Oficial: República Federativa do Brasil: Seção 1, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez.1996. Disponível em: http://www.mec.gov.br/legis/pdf/LDB.pdf. Acesso em: 03 mar. 2020.
CEDRAN, Débora Piai; CEDRAN, Jaime da Costa; KIOURANIS, Neide Maria Michellan. Reflexões sobre os critérios para seleção dos livros didáticos de Química no PNLD. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 18., 2016, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: SBQ, 2016.
FERNANDES, João Paulo; GOUVÊA, Guaracira. Levantamento da produção científica sobre a análise do livro didático de ciências nas revistas nacionais no período de 2005 a 2010. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 07., 2011, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ABRAPEC, 2011.
DI GIORGI, Cristiano Amaral Garboggini; MILITÃO, Silvio Cesar Nunes; MILITÃO, Andréia Nunes; PERBONI, Fabio; RAMOS, Regina Célia; LIMA, Vanda Moreira Machado; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Uma proposta de aperfeiçoamento do PNLD como política pública: o livro didático como capital cultural do aluno/família. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 85, p.1027-1056, dez. 2014.
FREITAG; Bárbara; MOTTA, Valéria Rodrigues; COSTA, Wanderly Ferreira. O livro didático em questão. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997. 159 p.
HÖFFLING, Eloisa de Matos. Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: Em foco o programa nacional do livro didático. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 21, n. 70, p. 159-170, abr. 2000.
LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 69, p.03-09, dez. 1996.
LEITE, Maycon Batista; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. A abordagem Contextualizada e interdisciplinar nos capítulos de equilíbrio químico e eletroquímica em livros didáticos de química aprovados pelo PNLD/2008/2012/2015/2018. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 2019, Natal. Anais [...]. Natal: ABRAPEC, 2019.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.
MAIA, Juliana de Oliveira; VILLANI, Alberto. Produções acadêmicas sobre livro didático de Química no contexto nacional: Uma revisão. In: VIII – ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 8., 2011, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ABRAPEC, 2011.
NOGUEIRA, Helena; PORTO, Paulo. O conceito de valência em livros didáticos de química geral entre as décadas de 1890 e 1940. Química Nova, São Paulo, v. 42, n. 02, p. 237-248, nov. 2019. Sociedade Brasileira de Química (SBQ). DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170310.
NUÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betânia Leite; SILVA, Ilka Karine Pinheiro da; CAMPOS, Ana Paula Nogueira. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de Ciências. Revista Iberoamericana de Educación, Natal, v. 33, n. 1, p. 01-11, 16 jan. 2003.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2010.
SANTOS, Danilo Lopes; FERNANDES, Geraldo Wellington Rocha. Uma análise das concepções de alunos, estratégias e ferramentas utilizadas no ensino do Modelo Atômico de J. J. Thomson. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 12., 2019, Natal. Anais [...]. Natal: ABRAPEC, 2019.
SANTOS, Edlamar Oliveira dos. Políticas e práticas de formação continuada de professores da educação básica. 51. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. 360 p.
SOUZA, Gahelyka Aghta Pantano. Influências de uma política pública educacional na transformação de uma obra didática de química. 2016. 174 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Curso de Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE, Cuiabá, 2016.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
TURIN, Jussara; AIRES, Joanez Aparecida. Programa nacional do livro didático: um estudo sobre a escolha do livro didático de Química por professores da rede pública de ensino de Curitiba. Serie-estudos, Campo Grande, v. 21, n. 41, p.128-152, abr. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-11-27
##plugins.generic.dates.published## 2023-10-31