Livro didático de química: um olhar sobre os principais temas estudados em periódicos e eventos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994401

Palavras-chave:

Livro didático de Química, Revisão bibliográfica, Análise de Conteúdo.

Resumo

O livro didático de química (LDQ) é um recurso presente no dia a dia escolar, fazendo parte do planejamento docente e do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Atualmente, como diversas pesquisas são realizadas sobre o LDQ, compreender como este recurso tem sido investigado se faz pertinente. Deste modo, o artigo tem como objetivo realizar um levantamento sobre quais são os principais temas investigados nas pesquisas acerca do LDQ em um período de 10 anos em revistas científicas, e nos três últimos Anais de dois eventos científicos nacionais. A pesquisa se caracteriza como uma revisão bibliográfica de caráter exploratório ocorrendo em três etapas: (1) levantamento das pesquisas em periódicos com Qualis A1, A2 e B1; (2) levantamento dos trabalhos nos eventos científicos; (3) categorização dos temas mais estudados por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados revelam nove categorias presentes nos 114 trabalhos analisados e evidenciam que a categoria mais explorada nas pesquisas envolvendo o LDQ é sobre o estudo do "conteúdo químico". Em contraponto, as pesquisas que tratam da "prática docente sobre o LDQ", o "uso do LDQ" e "concepções docentes sobre o LDQ" são observadas em menor intensidade. No levantamento realizado foi possível identificar as categorias mais utilizadas nos estudos sobre o LDQ e o atual estágio das pesquisas sobre este recurso didático, considerando que pesquisas sobre o LDQ são necessárias, pelo fato dos livros didáticos estarem presentes no processo de ensino-aprendizagem nas diversas escolas brasileiras.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Silva de Araujo, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestre em Ensino das Ciências pelo programa de pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Licenciado em Química no IFPE Campus Ipojuca. Foi bolsista de iniciação cientifica BIA/FACEPE e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/CAPES.

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Licenciado em Química e mestre no Ensino de Ciências pela UFRPE e Doutor em Química Computacional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É docente permanente no programa de pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC), no Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), todos na UFRPE. Tem experiência na área de Química e Ensino de Química: Em Química desenvolve pesquisas em Astroquímica e Química Computacional; Em Ensino de Química atua principalmente nas seguintes temáticas: (1) Tecnologias no Ensino de Química; (2) Metodologias Ativas, Aprendizagem Tecnológica Ativa, Gamificação e Ensino Híbrido; (3) processos e materiais educativos no Ensino de Ciências/Química; (4) Experimentação, divulgação científica e formação de professores.  Líder dos grupos de pesquisas InPraMEQ (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino de Química) e LEUTEQ (Laboratório para Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química) do diretório de grupos do CNPq e é professor colaborador do Núcleo SEMENTE (Sistemas para Elaboração de Materiais Educacionais com o uso de novas Tecnologias) do Departamento de Química da UFRPE. Atua como consultor ad-hoc de periódicos especializados em Educação em Ciências/Química, nacionais e internacionais, e agências de fomento (CNPq, CAPES). Na Sociedade Brasileira de Química (SBQ) é o atual diretor da Divisão de Ensino [mandato 2022-2024].

Referências

ABRAPEC. ENPECs Anteriores. [S.l], 2020. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/wordpress/pt/enpecs-anteriores. Acesso em 18 mar. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. São Paulo: Edição 70, 2016. 279 p.

BATISTA, Amanda Penalva. Uma análise da relação professor e o livro didático. 2011. 65 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Departamento de Educação – Campus I, Salvador, 2011.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes; ROJO, Roxane. Livro escolares no Brasil: a produção cientifica. In: VAL, Maria da Graça Costa; MARCUSCHI, Beth. Livro didático de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, 272 p.

BEGO, Amadeu Moura; SUART JÚNIOR, José Bento; PRADO, Kamila Ferreira; ZULIANI, Silvia Regina Quijadas Aro. Qualidade dos livros didáticos de química aprovados pelo programa nacional do livro didático: análise do tema Estrutura da Matéria e Reações Químicas. Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias, São Paulo, v. 18, n. 01, p. 104-1023, nov. 2019.

BRASIL, Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Histórico portal do FNDE. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/programasdolivro/livrodidatico/historico. Acesso em: 18 fev. 2020.

BRASIL. Guia do Livro didático – PNLD 2015: Química: ensino médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/item/5940-guia-pnld-2015. Acesso em: 10 fev. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. PNLD 2018: Química – guia de livros didáticos– Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/guia-do-livro-didatico/item/11148-guia-pnld-2018. Acesso em 08 mar. 2020.

BRASIL. Decreto nº 91.542, de 19 de agosto de 1985. Institui o programa nacional do livro didático, dispõe sobre sua execução, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 12178, 20 ago.1985.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Nº 9394/96. Diário Oficial: República Federativa do Brasil: Seção 1, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez.1996. Disponível em: http://www.mec.gov.br/legis/pdf/LDB.pdf. Acesso em: 03 mar. 2020.

CEDRAN, Débora Piai; CEDRAN, Jaime da Costa; KIOURANIS, Neide Maria Michellan. Reflexões sobre os critérios para seleção dos livros didáticos de Química no PNLD. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 18., 2016, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: SBQ, 2016.

FERNANDES, João Paulo; GOUVÊA, Guaracira. Levantamento da produção científica sobre a análise do livro didático de ciências nas revistas nacionais no período de 2005 a 2010. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 07., 2011, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ABRAPEC, 2011.

DI GIORGI, Cristiano Amaral Garboggini; MILITÃO, Silvio Cesar Nunes; MILITÃO, Andréia Nunes; PERBONI, Fabio; RAMOS, Regina Célia; LIMA, Vanda Moreira Machado; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Uma proposta de aperfeiçoamento do PNLD como política pública: o livro didático como capital cultural do aluno/família. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 85, p.1027-1056, dez. 2014.

FREITAG; Bárbara; MOTTA, Valéria Rodrigues; COSTA, Wanderly Ferreira. O livro didático em questão. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997. 159 p.

HÖFFLING, Eloisa de Matos. Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: Em foco o programa nacional do livro didático. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 21, n. 70, p. 159-170, abr. 2000.

LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 69, p.03-09, dez. 1996.

LEITE, Maycon Batista; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. A abordagem Contextualizada e interdisciplinar nos capítulos de equilíbrio químico e eletroquímica em livros didáticos de química aprovados pelo PNLD/2008/2012/2015/2018. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 2019, Natal. Anais [...]. Natal: ABRAPEC, 2019.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.

MAIA, Juliana de Oliveira; VILLANI, Alberto. Produções acadêmicas sobre livro didático de Química no contexto nacional: Uma revisão. In: VIII – ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 8., 2011, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ABRAPEC, 2011.

NOGUEIRA, Helena; PORTO, Paulo. O conceito de valência em livros didáticos de química geral entre as décadas de 1890 e 1940. Química Nova, São Paulo, v. 42, n. 02, p. 237-248, nov. 2019. Sociedade Brasileira de Química (SBQ). DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170310.

NUÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betânia Leite; SILVA, Ilka Karine Pinheiro da; CAMPOS, Ana Paula Nogueira. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de Ciências. Revista Iberoamericana de Educación, Natal, v. 33, n. 1, p. 01-11, 16 jan. 2003.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2010.

SANTOS, Danilo Lopes; FERNANDES, Geraldo Wellington Rocha. Uma análise das concepções de alunos, estratégias e ferramentas utilizadas no ensino do Modelo Atômico de J. J. Thomson. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 12., 2019, Natal. Anais [...]. Natal: ABRAPEC, 2019.

SANTOS, Edlamar Oliveira dos. Políticas e práticas de formação continuada de professores da educação básica. 51. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. 360 p.

SOUZA, Gahelyka Aghta Pantano. Influências de uma política pública educacional na transformação de uma obra didática de química. 2016. 174 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Curso de Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE, Cuiabá, 2016.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

TURIN, Jussara; AIRES, Joanez Aparecida. Programa nacional do livro didático: um estudo sobre a escolha do livro didático de Química por professores da rede pública de ensino de Curitiba. Serie-estudos, Campo Grande, v. 21, n. 41, p.128-152, abr. 2016.

Downloads

Publicado

31-10-2023

Como Citar

ARAUJO, R. S. de; LEITE, B. S. Livro didático de química: um olhar sobre os principais temas estudados em periódicos e eventos. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e4401067, 2023. DOI: 10.14244/198271994401. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4401. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2020-05-27
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-11-27
##plugins.generic.dates.published## 2023-10-31