Team-Based Learning no ensino de acadêmicos de enfermagem sobre punção venosa periférica
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994334Palavras-chave:
Enfermagem, Estudantes, Infusões intravenosas.Resumo
Este estudo tem o objetivo de analisar conhecimento e prática de acadêmicos de enfermagem acerca da punção venosa periférica antes e depois da aplicação do Team-Based Learning (TBL). Trata-se de estudo do tipo antes e depois, quantitativo, realizado com estudantes de enfermagem em universidade na zona norte do estado do Ceará. A coleta de dados foi realizada em quatro etapas: pré-teste teórico, pré-teste prático, TBL, pós-teste prático. Foi aplicado teste de McNemar e Wilcoxon para comparar os acertos nos testes teóricos e práticas antes e após a intervenção educativa. No pré-teste teórico houve média de acertos de 24,43 (DP±1,79), enquanto no pós-teste a média de acertos foi de 25,93 (DP±1,33). No tocante ao conhecimento, no pré-teste houve média de acertos de 24,43 (DP±1,79), enquanto no pós-teste a média de acertos foi de 25,93 (DP±1,33). Assim, observou-se significância no aumento da mediana de acertos teóricos (p=0,008). Em relação à prática, a média de acertos foi de 11,68 (DP±3,94) no pré-teste e 20,18 (DP±3,0) no pós-teste (p=0,000). O uso do TBL para o ensino do conteúdo teórico da PVP foi efetivo, tendo em vista que houve aumento na média de acertos das questões no pós-teste. Sugere-se a realização de novos estudos que objetivem utilizar outras metodologias para o ensino de procedimentos de enfermagem.
Métricas
Referências
ARMENTEROS‐YEGUAS, V et al. Prevalence of difficult venous access and associated risk factors in highly complex hospitalised patients. Journal of Clinical Nursing, Oxford, v. 26, n. 23, p.4267-75, 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6084302/. Acesso em: 21 abr. 2020.
MAX, L.B et al. Adaptive Kinematic Control of a Robotic Venipuncture Device Based on Stereo Vision Ultrasound and Force Guidance. IEEE Trans Ind Electron. v.64, n.2, p.1626-35, 2017. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/7457657/. Acesso em: 21 abr. 2020.
BATISTA, S.R et al. Construction of an educational booklet about peripheral venipuncture. International journal of development research, v. 08, p. 19249, 2018. Acesso em: 20 abr. 2020.
BRUCE, C.J et al. Problem-based Learning: Nursing students’ attitude, self-reported competence, tutorial performance and self-directed learning readiness. Journal of Nursing Education and Practice v.8, n.10, p.11-9, 2018. Disponível em: http://www.sciedu.ca/journal/index.php/jnep/article/view/13073. Acesso em: 18 abr. 2020.
CARTWRIGHT, J et al. Promoting collaborative dementia care via online interprofessional education. Australasian Journal on Ageing, v.34, n.2, p. 88-94, 2015. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/ajag.12106. Acesso em: 19 abr. 2020.
DARIO, M. A.; SANGARE, S.; DUMAS, L. A. The sitting position during peripheral venipunctures in young children, a practice to develop. Soins. Pediatrie, puericulture, v.39, n.300, p.43-6, 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29335153. Acesso em: 17 abr. 2020.
FARIAS, P. A. M.; MARTIN, A. L. A. R.; CRISTO, C. S. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações. Revista Brasileira de Educação Médica, v.39, n.1, p. 143-50, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-. 55022015000100143&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 abr. 2020.
FONSECA, M. M, L et al. Computer and laboratory simulation in the teaching of neonatal nursing: innovation and impact on learning. Revista Latino-Americana de Enfermagem, n.24, p.1-9, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692016000100418. Acesso em: 21 abr. 2020.
FROTA, M.N et al. Validation of educational hypermedia about peripheral venipuncture. Texto & Contexto Enfermagem, v.24, n.2, p.353-61, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072015000200353. Acesso em: 18 abr. 2020.
KRUG, R.R et al. O “Bê-Á-Bá” da Aprendizagem Baseada em Equipe. Revista Brasileira de Educação Médica, v.40, n. 4, p. 602-620, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e00452015 Acesso em: 13 abr. 2020.
KANEKO, R. M. U. T.; LOPES, M. H. B. M. Cenário em simulação realística em saúde: o que é relevante para a sua elaboração?. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 53, e03453, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1980-220x2018015703453. Acesso em: 13 abr. 2020
MARQUES, A.A.P et al. Team based learning: uma metodologia ativa para auxilio no processo de aprendizagem. Colloquium Humanarum. v.14 (Especial) p.699-707, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5747/ch.2017.v14.nesp.001013. Acesso em: 10 abr. 2020.
MURAYAMA, R et al. Removal of Peripheral Intravenous Catheters Due to Catheter Failures Among Adult Patients. Journal of Infusion Nursing, v.40, n.4, p.224-31, 2017. Disponível em: https://journals.lww.com/journalofinfusionnursing/Abstract/2017/07000/Removal_of_Peripheral_Intravenous_Catheters_Due_to.8.aspx. Acesso em: 13 abr. 2020.
NGUYEN, T.; WONG, E.; PHAM, A. Incorporatingteam-basedlearninginto a physicianassistantclinicalpharmacologycourse. The Journal of Physician Assistant Education, v. 27, p. 28–31, 2016. Disponível em: https://europepmc.org/article/med/27071213 Acesso em: 08 abr. 2020.
OLIVEIRA, A. K. A et al. Validação de instrumento para punção venosa periférica com cateter agulhado. Revista RENE. v. 16, n. 2, p. 176-184, 2015. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/2701Acesso em: 13 abr. 2020.
PAGNUTTI L, B. A et al. Difficult intravenous access tool in patients receiving peripheral chemotherapy: A pilot-validation study. European Journal of Oncology Nursing, v.20, p.58-63, 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26163026. Acesso em: 08 abr. 2020.
PALESE, A et al. Nursing care as a predictor of phlebitis related to insertion of a peripheral venous cannula in emergency departments: findings from a prospective study. Journal of Hospital Infection. v.92, n.3, p.280-6, 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26792683. Acesso em: 20 abr. 2020.
PIREDDA, M et al. Factors affecting difficult peripheral intravenous cannulation in adults: a prospective observational study. Journal of Clinical Nursing. v.26, n.7, p.1074-84, 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27324945. Acesso em: 13 abr. 2020.
SANTO, M. K et al. Cateteres venosos centrais de inserção periférica: alternativa ou primeira escolha em acesso vascular?. Jornal Vascular Brasileiro. v.16, n.2, p. 104-112, 2017. https://doi.org/10.1590/1677-5449.011516. Acesso em: 10 abr. 2020.
SCHUSTER, C et al. Development and Testing of an Instrument to Measure Short Peripheral Catheter Insertion Confidence. Journal of Infusion Nursing. v.39, n.3, p. 159-65, 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27074992. Acesso em: 15 abr. 2020.
SOARES, L. S.; SILVA, N. C.; MONCAIO, A. C. S. Metodologias ativas no ensino superior: opiniões, conhecimentos e atitudes docentes. Revista de Enfermagem UFPE on line, v.13, n.3, p.783-95, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v13i03a236317p783-795-2019. Acesso em: 10 abr. 2020.
THABET, M.; TAHA, E. E. L. S.; ABOOD, S. S. R. The effect of problem-based on nursing students’ decision making skills and styles. Journal of Nursing Education and Practice, v.7, n.6, p. 108-16, 2017. Disponível em: http://www.sciedu.ca/journal/index.php/jnep/article/view/10355. Acesso em: 20 abr. 2020.
THOMPSON, B. M et al. Team cohesiveness, team size and team performance in team-based learning teams. Medical education, v.49, n.4, p. 379-85, 2015. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/medu.12636. Acesso em: 12 abr. 2020.
WHALEN, M.; MALISZEWSKI, B.; BAPTISTE, D. L. Establishing a Dedicated Difficult Vascular Access Team in the Emergency Department: A Needs Assessment. Journal of Infusion Nursing. v. 40, n.3, p.149-54, 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28419011. Acesso em: 18 abr. 2020.
WONG, A. K. C et al. The effectofinter professional team-basedlearningamongnursingstudents: A quasi-experimental study. Nurse Education Today, v.53, p.13-18, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.03.004. Acesso em: 18 abr. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-11-07
##plugins.generic.dates.published## 2022-12-29