Vivências de professores de Biologia e suas perspectivas sobre a formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994333Palavras-chave:
Formação de professores em serviço, Educação continuada, Reflexão crítica, Biologia educacional.Resumo
A atual política educacional brasileira considera a formação continuada como um processo de autorreflexão permanente e uma possibilidade de renovação da prática docente. Conforme o modelo de formação docente prático-reflexivo, o professor constrói novos conhecimentos por meio de reflexões sobre sua prática, o que pode proporcionar melhorias no processo de ensino e de aprendizagem. Uma pesquisa qualitativa foi realizada no ano de 2018, utilizando a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de investigar se os professores graduados em Biologia, atuantes em escolas públicas de Sobradinho/DF e Planaltina/DF, participam de processos de formação continuada. Buscou-se também levantar os recursos metodológicos que, porventura, são utilizados pelos professores para o seu aprimoramento profissional, bem como as principais carências referentes ao tema. Foi possível observar, que a maioria dos professores considera o processo de formação continuada um importante instrumento de ascensão pessoal e profissional, demonstrando que a preocupação com o aprimoramento e com a atualização é constante. Quanto aos recursos metodológicos utilizados no processo de formação continuada, destaca-se o uso da internet e o uso de livros, em ambas as localidades. Além disso, há pouca interação dos professores com as Instituições de Ensino Superior e os aspectos que motivam à adesão ao processo de formação continuada são distintos.
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