Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): aproximação entre Educação Básica e Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994305

Palavras-chave:

Formação Inicial, Formação de Professores, Programa de Iniciação à Docência, Conhecimento Escolar.

Resumo

Este trabalho de investigação foi desenvolvido em meio a um processo de formação inicial no curso de Geografia articulado às experiências escolares viabilizadas pelo Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência (PIBID) em parceria com as escolas públicas da Educação Básica. Com o objetivo de analisar as contribuições elucidadas pela implementação do programa tanto na formação dos licenciandos quanto e na aproximação entre Educação Básica e Superior, este estudo destaca a relevância formativa da inserção dos licenciandos no cotidiano escolar desde o início da formação acadêmica, além dos aspectos da criação do “novo PIBID” diante do momento histórico vivenciado no Brasil, mostrando a diferença entre o atual e o programa anterior que foi encerrado no início de 2018. A proposta de uma formação de professores integrada às práticas de pesquisa e articulada às demandas surgidas no exercício docente, bem como os elementos que subjazem a construção dessa profissionalidade e os principais aspectos que afetam o desenvolvimento profissional de professores, foram analisados. Numa abordagem qualitativa e quantitativa de natureza interpretativa e analítica, utilizando de questionários, documentos oficiais e notas de campo para a coleta e análise das informações, este estudo expõe a relevância formativa da inserção dos licenciandos no cotidiano escolar desde o início da formação acadêmica, os aspectos da criação do “novo PIBID” e a necessidade de utilizar a educação como mecanismo de inversão da ordem social vigente. Conclui-se que a socialização de práticas pedagógicas e o trabalho sistemático em grupos colaborativos que priorizam a realidade dos alunos, foram aspectos formativos identificados como positivos a partir do PIBID.

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Biografia do Autor

Raimunda Áurea Dias de Sousa, Universidade de Pernambuco (UPE) - Campus Petrolina

Doutora em Geografia (UFS). Professora Associada III-A/Livre docente da UPE/Campus Petrolina - Colegiado de Geografia e Coordenadora do Programa de Pós-graduação - Formação de Professores e Praticas Interdisciplinares (PPGFPPI). Foi coordenadora de Gestão do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência 2014 a 2015. É integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco pela UPE (Líder). Estado, Capital, Trabalho e políticas de reordenamento territoriais, vinculado ao NPGEO/UFS. Realizou pesquisa pelo Programa de Mobilidade Docente UPE na USC - Universidade de Santiago de Compostela - Espanha. Pesquisadora nos seguintes temas; agro-hidronegócio, questão alimentar, Estado, trabalho, teoria agrária, território, modernização, movimentos sociais, desenvolvimento, irrigação, natureza, conflitos por água, ensino de Geografia, Educação no/do campo e interdisciplinaridade.

 

Iracema Campos Cusati, Universidade de Pernambuco (UPE) - Campus Petrolina

Doutora em Educação (FEUSP). Pós-doutora em Investigação e Docência Universitária pelo Instituto de Educação Superior Latinoamericano (2022). Professora Adjunta do Colegiado de Matemática da Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina e Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) - Mestrado Profissional da UPE e em Educação Matemática e Tecnológica (PPGEdumatec) - Mestrado e Doutorado da UFPE. Atua como Vice-Coordenadora do PPGFPPI. Foi coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID-UPE. Desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em Didática da Matemática, Formação de Professores na perspectiva decolonial e em Políticas Públicas para a Educação Superior na América Latina. Avaliadora ad hoc de Cursos e de Instituições de Educação Superior (BASIs/INEP/MEC).

 

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Publicado

27-09-2023

Como Citar

SOUSA, R. Áurea D. de; CUSATI, I. C. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): aproximação entre Educação Básica e Superior. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e4305059, 2023. DOI: 10.14244/198271994305. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4305. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

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