Os quarenta anos do PPGE/UFSCar em dois momentos da pós-graduação brasileira (The forty years of the PPGE / UFSCar in two moments of the Brazilian post-graduation)
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271992196Resumo
In this article the author discusses the forty years of the PPGE/UFSCar distinguishing two periods in its history. The first one is the creation of the Master's degree (1976) and the consolidation of the Program when the PhD was founded (1990), time when there were few of them in Brazil. The second period was characterized by reforms and growth of the PPGE in the context of the expansion of Post-Graduation in Brazil. These periods are connected to the change in the evaluation pattern by CAPES, which directly influenced the life and configuration of the PPGE in what it is currently. The research sources used were my memoirs and handwritten notes, documents and PPGE publications, as well as others listed in the references.
Keywords: The history of the PPGE/UFSCar, Graduate policies in Education, CAPES.
Neste artigo abordo os quarenta anos do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos) distinguindo dois períodos em sua história: O primeiro corresponde à implantação do Mestrado (1976) e consolidação do Programa com a criação do Doutorado, época de poucos Programas no Brasil. O segundo corresponde ao fim da década de 1990, estendendo-se aos dias de hoje, com mudança na estrutura e com o crescimento do PPGE no contexto da expansão da Pós-Graduação no Brasil. Articulo esses dois períodos à mudança de padrão nas políticas de avaliação da CAPES. Como fontes utilizei minhas memórias e anotações, documentos e publicações do PPGE, além das obras listadas nas referências.
Palavras-chave: História do PPGE/UFSCar, Política de Pós-Graduação em Educação no Brasil, CAPES.
References
ABRAMOWICZ, Anete; BITTAR, Marisa; RODRIGUES, Tatiane Cosentino. O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: um estudo sobre sua história e o perfil dos seus alunos. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 6, número 11. (nov. 2009). Brasília, Capes, 2009. p. 65-93.
BRAUDEL, Fernand. O Mediterrâneo e o mundo mediterrânico. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editores, 1983. v. I.
BITTAR, Marisa; FERREIRA Jr., Amarilio. Jarbas Passarinho, ideologia tecnocrática e ditadura militar. Revista HISTEDBR On Line, n.22, set. 2006.
BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. 2ª ed. Tradução: Paula Monteiro e Alicia Auzmendi. São Paulo: Ática, 1994. p. 122-155.
BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989). A revolução Francesa da Historiografia. Tradução: Nilo Odália. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.
CUNHA, Luiz Antônio. Quatro décadas de Pós-Graduação em Educação no Brasil: persistências e mudanças. Conferência proferida no PPGE/UFSCar. São Carlos, 17 ago. 2006. (anotações da autora)
FÄVERO, Osmar. Análise crítica das tendências de reestruturação dos Programas de Pós-Graduação. In: CASALI, Alípio e outros (Orgs.). A relação universidade/rede pública de ensino: desafios à pós-graduação em educação. São Paulo, SEMINÁRIO FAE/PUC, 1994, p. 62.
FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
GAMBOA, Silvio A. Sanchez. A dialética na pesquisa educacional: elementos de contexto. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 6ª Ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 93-115.
GOLDBERG, Maria Amélia. Linhas de pesquisa em educação: é hora de desatar os nós. Debate. Fundação Carlos Chagas, 1980. p. 3.
MANACORDA, Mario Alighiero. Humanismo de Marx e industrialismo de Gramsci. Conferência. PPGE/UFSCar, out. 1987.
MANACORDA, Dante Alighiero. Aos educadores brasileiros. Entrevista. [2007]. Campinas, SP: HISTEDBR-FE/UNICAMP. Entrevista concedida a Paolo Nosella.
NOSELLA, Paolo. O PPGE elege sua nova coordenação. Informando. PPGE/UFSCar. N. 4, Novembro/Dezembro, 2000.
NOSELLA, Paolo; PIZZI, Maria de Lourdes Bontempi. Turmas do PPGE: levantamento sobre egressos. Informando. PPGE/UFSCar, nov./dez. 2000.
PIZZI, Maria de Lourdes Bontempi. Depoimento. Informando. PPGE/UFSCar. junho/julho, 2001, p.7-8.
PPGE. Projeto de criação do Doutorado em Educação. Áreas de Concentração: Fundamentos da Educação e Metodologia de Ensino. Universidade Federal de São Carlos, 1990.
PPGE. UFSCar. Catálogo de dissertações Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 1987.
PPGE. UFSCar. IX Encontro de pesquisa em educação da região sudeste. “Pesquisa em educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI”. 8 a 11 de julho, 2009. Livro de resumos. Universidade Federal de São Carlos, 2009.
PPGE. Orientações Gerais. Mestrado e Doutorado. Universidade Federal de São Carlos, 2009.
SANTOS, Lucíola Licínio. Depoimento. Informando. PPGE/UFSCar. junho/julho, 2001, p.6-7.
SAVIANI, Dermeval. Conferência. Informando. PPGE/UFSCar. junho/julho, 2001, p.2-6.
SAVIANI, Dermeval; GOLDBERG, Maria Amélia A. Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): Mais um Programa de Pós-Graduação em Educação? Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, n. 16, março, 1976, p. 81-89.
SCHAFF, Adam. História e verdade. 4ª ed. Tradução Maria Paula Duarte. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2017-04-18
##plugins.generic.dates.published## 2017-05-31