A formação contínua do professor-formador: constituição dos saberes profissionais em processos reflexivos coletivos (Continuing training of the teacher-educator: constitution of the professional knowledge in collective reflective processes)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991736

Resumo

The objective of the research that motivated this article is to discuss the knowledge that characterize the teacher as well as the attributes related to teacher-educator and its relevance to the constitution of critical and reflective professional. This is a qualitative character study, in the perspective of investigation-action, resulting from interviews with semi-structured questions, conducted with ten teachers-educators, acting in the chemistry teaching degree course. The research reveals attributes and characteristics inherent in a good teacher and which associate with the teacher-educator, discussing how the interviewed correlate those two categories. Besides, it points to the necessity of reflective processes by the educator, signaling to this reflection to be able to break with the purely individual process and constitute in a collective social practice in intra-institutional space/time. The data also reveal that the teachers-educator have points of convergence with knowledge for teaching, and that those to be revealed and problematized in spaces/times the continuous training can contribute to a better understanding of the teacher's being and doing.

Keywords: Teacher-educator, Teaching knowledge, Reflexive researcher.

Resumo

O objetivo da pesquisa que motivou este artigo é discutir os saberes que caracterizam o educador, bem como os atributos relacionados ao professor-formador e sua pertinência para a constituição do profissional crítico-reflexivo. Este estudo é de caráter qualitativo, na perspectiva da investigação-ação, resultado de entrevista com questões semiestruturadas, realizadas com dez professores-formadores, atuantes em um curso de licenciatura em Química. A pesquisa revela atributos e características inerentes ao bom professor e que se associam ao professor-formador, discutindo como os entrevistados correlacionam essas duas categorias. Além disso, aponta para a necessidade de processos reflexivos por parte do educador, sinalizando que essa reflexão pode romper com o processo meramente individual e constituir-se como prática social coletiva, em espaços/tempos intrainstitucionais. Os dados revelam, ainda, que os professores-formadores apresentam pontos de convergências com saberes para a docência, e que esses ao serem revelados e problematizados em espaços/tempos de formação contínua podem contribuir para uma melhor compreensão do ser e fazer docente.

Palavras-chave: Professor-formador, Saber-docente, Pesquisador reflexivo.

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Biografia do Autor

Ademar Antonio Lauxen, Universidade de Passo Fundo

Professor da Universidade de Passo Fundo. Doutor em Educação em Ciências - UFRGS - Porto Alegre-RS. Mestre em Educação nas Ciências - Unijuí - Ijuí-RS.

José Claudio Del Pino

Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Ufrgs – Porto Alegre-RS. Pós-doutor pela Universidade de Aveiro – Portugal. Doutor em Engenharia de Biomassa – Ufrgs. Mestre emCiências Biológicas – Bioquímica – Ufrgs.

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Publicado

21.08.2017

Como Citar

LAUXEN, Ademar Antonio; DEL PINO, José Claudio. A formação contínua do professor-formador: constituição dos saberes profissionais em processos reflexivos coletivos (Continuing training of the teacher-educator: constitution of the professional knowledge in collective reflective processes). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 540–558, 2017. DOI: 10.14244/198271991736. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1736. Acesso em: 21 dez. 2024.

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