O uso da tecnologia assistiva por professores de educação física

Autores

  • Natasha Reis Ferreira Universidade Federal de São Carlos
  • Leandro Penna Ranieri Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991593

Resumo

A Tecnologia Assistiva (TA) objetiva funcionalidade, independência, autonomia e qualidade de vida das pessoas com deficiência, por meio de recursos, estratégias, serviços e equipamentos. Seus possíveis usos na Educação Física são as adaptações nas regras, atividades, no ambiente ou nos materiais, sendo desconhecido o contato efetivo com esse conteúdo na formação profissional. Esta pesquisa objetivou investigar as formas de atuação dos professores de Educação Física envolvendo alunos com deficiência e os meios de adaptação de suas aulas, sondando a respeito do uso da TA. A pesquisa é de cunho qualitativo, envolvendo procedimentos da análise de entrevistas semiestruturadas com seis professores de Educação Física. Quanto aos relatos, identificou-se adaptações e improvisos nas atividades envolvendo alunos com deficiência, sendo que a TA não é conhecida pela maioria. Dada a incipiência do uso da TA, uma solução direcionada aos cursos de Educação Física seria trazer em suas disciplinas maiores possibilidades de aproximação com a realidade escolar e da pessoa com deficiência, além de abordagem curricular da Tecnologia Assistiva, como ferramenta na prática docente.

Palavras-chave: Tecnologia assistiva. Educação física escolar. Educação especial.

The use of assistive technology by physical education teachers

Abstract

Assistive technology (AT) aims functionality, independence, autonomy and quality of life for people with disabilities, through resources, strategies, services and equipments. Its possible uses in Physical Education are the adaptations in the rules, activities, environment or materials, being unknown the effective contact with this content in professional formation. This research aimed to investigate the forms of procedure of the physical education teachers involving students with disabilities and the means to adapt their lessons, probing about the use of AT. This is a qualitative research, involving procedures of semi-structured interviews analysis with six teachers of the discipline. About the narratives, we identified adjustments and improvisations in activities involving students with disabilities, and the AT is not known by most of interviewed. Given the incipiency of using AT, a solution targeted to Physical Education courses would bring in its disciplines a more possibilities of approaches with the school reality and people with disabilities, as well as curricular approach to Assistive Technology, as a tool in teaching practice.

Keywords: Assistive technology. Physical education. Special education.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leandro Penna Ranieri, Universidade de São Paulo

Mestre em Ciências, área de concentração Estudos do Esporte, pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP). Doutorando em Ciências, área História Social, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP)

Downloads

Publicado

30.11.2016

Como Citar

FERREIRA, Natasha Reis; RANIERI, Leandro Penna. O uso da tecnologia assistiva por professores de educação física. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 215–229, 2016. DOI: 10.14244/198271991593. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1593. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2016-03-22
##plugins.generic.dates.accepted## 2016-07-21
##plugins.generic.dates.published## 2016-11-30