Tendências curriculares no ensino de música: indefinição e permanência de um presente eterno
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991516Resumo
As teses sobre a pós-modernidade, bem como a sua expressão nas reformas educacionais implementadas a partir da década de 1990, têm sido amplamente incorporadas pelo campo da educação musical, no ensino e na formação docente. Nosso objetivo neste texto é problematizar essa questão analisando os temas do professor prático-reflexivo e de uma pedagogia centrada em competências docentes, no aprender a aprender e na sobrevalorização dos saberes da experiência cotidiana. O levantamento na literatura da área baseado, sobretudo em artigos publicados na Revista e nos Anais da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) nos últimos dez anos, sugere a larga difusão, no campo da educação musical, dos pressupostos pós-modernos/pós-estruturalistas acerca da vida social e cultural. Tal difusão se daria em paralelo à vasta incorporação das suas correlatas concepções de formação e conhecimento. A partir do referencial marxiano, afirma-se que essas teses podem produzir na educação um recuo da teoria, a despolitização do debate e o empobrecimento do ato de conhecer.
Palavras-chave: Currículo. Pós-modernidade. Formação docente. Ensino de música.
The curriculum tendencies in music education: uncertainty and permanency in a eternal present
Abstract
The theses about post-modernity and your expressions on the social reforms implemented since 1990, have been used and incorpored from the musical education, in the teaching and formation of the docent. Our general objective in this text é to reflect about this question seeing it through the subjects teacher pratical-reflexive; pedagogy focused in docent’s competences, in learn how to learn and the overvaluation of knowledges of ordinary experience. A search on the literature of musical education, above all in articles published in Journal and Anais of ABEM (Brazilian Association for Music Education) of last ten years, suggest a large diffusion, in music educational area, of post-modernity/ post-structuralist preconditions about social and culture life. That diffusion happens with a larger incorporation and your associated conceptions of formation and knowledge. The marxism’ referential concludes that this theses can produce a retreat of the theory, depolitisation of the debate and impoverishment of the know act.
Keywords: Curriculum. Post-modernity. Docent formation. Musical teaching.
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