Estudar para quê? A (des)valorização do ensino médio na fala de três gerações

Autores

  • Rosa Maria da Exaltação Coutrim Universidade Federal de Ouro Preto
  • Fernanda Moreira Ferreira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Elodia Honse Lebourg Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991505

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada em Mariana, uma cidade do interior de Minas Gerais, Brasil, e que teve como principal proposta investigar as representações da escola feitas por três gerações na mesma família, ou seja, avós, pais e netos. Por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, foram aplicados questionários a 96 jovens concluintes do Ensino Médio, de ambos os sexos, de duas escolas públicas da cidade e que convivem com os pais e os avós. Também foram ouvidos cinco pais e cinco avós de alunos selecionados a partir do questionário, com o objetivo de conhecer as mudanças ocorridas ao longo do tempo nas relações geracionais e nas expectativas profissionais e de formação do jovem. Observou-se, entre outras coisas, que a escola é uma instituição valorizada pela família, principalmente, porque é vista como um meio eficaz para se conseguir um bom emprego, embora haja divergências na visão do papel da escola entre diferentes gerações da mesma família. Para a geração dos pais, o foco está no indivíduo, isto é, o sucesso escolar e profissional é considerado mérito do estudante, que precisa ter interesse e determinação para realizar seus objetivos. Para os avós, a escola é o centro da Educação e a grande responsável pelo desempenho de um aluno na sua vida escolar e também profissional.

Palavras-chave: Relação família e escola. Gerações. Ensino médio.

Studying for what? The (de)valuation of high school in the speech of three generations

Abstract

As the result of a research done in Mariana, a town in Minas Gerais, Brazil, we investigated the representations of school made by three generations of the same family, i.e., grandparents, parents and grandchildren. Based on a qualitative study, questionnaires were filled in by ninety-six students graduating from high school, from both sexes, in two public schools of Mariana, who live with their parents and grandparents. Five students’ parents and grandparents were selected based on the questionnaire analysis about generational relationships, in order to know the changes throughout the years in the relationship, professional and training expectations for the young people. Among other things, it was observed that school is an institution valued by the family, mainly because it is seen as an effective way to get a good job, although there are differences on the view of the school role between different generations of the same family. Parents consider that the focus is on the individual, i.e., the scholar’s and professional success are considered merit of the student, who must have interest and determination to accomplish their goals. Grandparents consider school the center of education and the largest responsible for the performance of a student in their scholar and professional life.

Keywords: Family-school relationship. Generations. High school.


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Biografia do Autor

Rosa Maria da Exaltação Coutrim, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Ciências Sociais pela UNESP, mestrado em História pela UNESP, doutorado em Ciencias Humanas - Sociologia e Política pela UFMG . Tem experiência nas áreas de metodologia científica e Sociologia com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia do Envelhecimento. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Educação e da Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. É lider do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola (NESFE- UFOP), pesquisadora do Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s) (CIID -IPL) em Portugal e do Observatório Sociológico Família e Escola (OSFE- FAE - UFMG). Os principais focos de pesquisa são: relação família e escola, relações intergeracionais, processo de socialização no espaço intra e extra escolar, e práticas de escolarização das camadas populares.

Fernanda Moreira Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto

Licenciada e Bacharel em Letras - Língua Inglesa, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Membro do Núcleo de Estudo Sociedade, Família e Escola - NESFE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Relação Família e Escola e em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa.

Elodia Honse Lebourg, Universidade Federal de Ouro Preto

Historiadora, mestra em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Possui pós-graduação em História Moderna e História do Brasil (UFF). Membro do Núcleo de Estudo Sociedade, Família e Escola – NESFE. Coordena a rede Professores Transformadores. Tem experiência na área de História e educação com ênfase em juventude e Ensino Médio.

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Publicado

31-08-2016

Como Citar

COUTRIM, R. M. da E.; FERREIRA, F. M.; LEBOURG, E. H. Estudar para quê? A (des)valorização do ensino médio na fala de três gerações. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 72–83, 2016. DOI: 10.14244/198271991505. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1505. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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