A concepção de professores sobre o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991425Resumo
O atendimento educacional especializado (AEE) tem sido considerado parte integrante do processo de inclusão de alunos público-alvo da educação especial no sistema regular de ensino. Diretrizes da atual política do Ministério da Educação recomendam que esse serviço seja ofertado em salas de recursos multifuncionais (SRM). Visando conhecer melhor as características de tal serviço, este estudo teve por objetivo descrever e analisar aspectos do AEE ofertado em SRM das escolas municipais de uma cidade de médio porte do Sudoeste Baiano, Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de dois instrumentos, sendo o questionário de Caracterização dos professores das SRM e o Roteiro de questões disparadoras sobre o tema organização do ensino nas SRM e classes comuns, também no formato de questionário. Os dados foram analisados por meio da técnica de categorização temática da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os professores especializados apresentaram uma concepção positiva do trabalho que pode ser desenvolvido nas SRM, porém salientaram a importância de haver uma adequação, tanto no que se refere aos recursos disponíveis nas salas, como na dinâmica da escola para que o aluno possa ser atendido de uma forma mais adequada, que atenda às suas necessidades educacionais concretas. Aponta-se a importância da realização de estudos que possam abarcar as concepções de gestores acerca desse processo, uma vez que dentre as mudanças requeridas, algumas pequenas e importantes envolvem decisões dos gestores.
Palavras-chave: Educação especial. Atendimento educacional especializado. Salas de recursos multifuncionais. Professores especializados.
The teachers’ conception of specialized educational service in multifunctional resource classrooms
Abstract
The specialized educational service (SES) has been considered part of the inclusion process of special education target groupin the regular educational system. Guidelines of current Ministry of Education policy recommend that this service should be offered in multifuncional resource classrooms (MRC). With the purpose of getting to know better the characteristics of this service, this study aimed to describe and analyze some aspects of the SES offered in MCR in municipal schools of a midsize town localized in the southwest Bahia, Brazil. Data were collected using two instruments, the questionnaire to characterize the MRC’s teachers and the script of trigger questions about Teaching organization in the MRC and mainstream classrooms, also structured as a questionnaire. Data were analyzed using the thematic categorization technique of the content analysis. The results showed that the specialized teachers presented a positive conception about the SES work that can be developed in the MRC, however, they pointed out the importance of having adjustments, related to the resources available in the classrooms as well as to the school’s dynamic so that the student can be served in a way that fulfills his educational needs. They point to the importance of developing studies to cover the managers’ conceptions on this process, since some necessary changes involve managers’ decisions.
Keywords: Special Education. Specialized educational services. Multifunction resource classrooms. Specialized teachers.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2016-05-10
##plugins.generic.dates.published## 2016-08-31