Retenção e não retenção no ciclo de alfabetização: estudo com professores estaduais de Chapecó-SC, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991386Resumo
O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar o processo da não retenção nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da perspectiva dos professores. O questionamento que norteou a pesquisa está relacionado às repercussões que esse novo modelo de avaliação produziu nas escolas e junto aos professores, as considerações docentes sobre a não retenção dos alunos. Foi realizada uma pesquisa de campo com professores, para conhecer como esta regulamentação, que muda o sistema de avaliação dos alunos, vem sendo implementada nas escolas e como os professores avaliam as mudanças de um sistema de retenção para a não retenção de alunos no ciclo de alfabetização. O trabalho consistiu na realização de uma pesquisa qualitativa, apoiada, sobretudo em entrevistas semi-diretivas, com um grupo de professores das séries iniciais da rede pública estadual de educação da cidade de Chapecó – Santa Catarina, Brasil. A análise dos dados se fundamentou na perspectiva sócio-histórica-cultural da Proposta Curricular do Estado. Os resultados revelaram as resistências, as dificuldades encontradas pelos professores, mas também possibilidades de aceitação e aplicação desse novo modelo de avaliação.
Palavras-chave: Avaliação escolar. Retenção e não retenção escolar. Alfabetização.
Retention and non-retention in the literacy cycle: a study with state teachers of Chapecó-SC, Brazil
Abstract
This research work aims to analyze the process of non- retention in the early years of elementary school from the perspective of the teachers. The questionthat guided the research is related to the repercussion that this new evaluation model produced in schools and with the teachers, the educators’ considerations about the students’ non-retention. A feld research with teachers was carried out, in order to learn how this regulation, which changes the evaluation system for students, is being implemented in schools and how teachers evaluate the changes from a retention system to one that does not retain students in the literacy cycle. The work consisted in carrying out qualitative research, mainly based on semi-structured interviews with a group of teachers from the initial grades of public schools in Chapecó. Data analysis was based on a social, historical and cultural perspective of the State Curriculum Proposal. The results showed resistance, difficulties faced by the teachers, but also possibilities of acceptance and implementation of this new evaluation model.
Keywords: School evaluation. Educational retention and non-retention. Literacy.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2016-05-10
##plugins.generic.dates.published## 2016-08-31