A pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991213Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991213
Este artigo apresenta uma síntese parcial dos dados de uma pesquisa em curso que objetiva analisar as pesquisas que foram realizadas sobre criança e infância no âmbito do “Projeto UNESCO sobre relações raciais” (MAIO, 2004) em parceria com a Revista Anhembi de São Paulo entre 1950 e 1953. Integramos uma metodologia genealógica para recuperar as ideias que anteciparam o pensamento sobre relações raciais e infância a partir das pesquisas de Virgínia Leone Bicudo (1955) Atitudes dos alunos dos grupos escolares em relação com a côr dos seus colegas e Aniela Meyer Ginsberg (1955) Pesquisas sôbre as atitudes de um grupo de escolares de São Paulo em relação com as crianças de côr. Essas pesquisas evidenciam um protagonismo do pensamento racial sobre os modos de socialização das crianças, algo central nos estudos contemporâneos que pensam a agência da criança e as relações raciais. As pesquisas possuem um caráter precursor por empregarem de modo articulado categorias de análise como raça, gênero, nacionalidade, faixa etária e classe social. Nossa ênfase recai na constituição da conjuntura histórica na qual as ciências sociais brasileiras se constituem como área de estudo e pesquisa onde as temáticas das crianças e de suas infâncias marcadas pelas variabilidades de experiências de gênero, raça, classe social, etc. Dessa forma, buscou-se conciliar uma sequência diacrônica na qual os trabalhos das autoras são inseridos com os temas das pesquisas contemporâneas sobre infância e relações étnico-raciais.
Palavras-chave: Relações étnico-raciais, Infância, Projeto UNESCO.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-12-21
##plugins.generic.dates.published## 2015-08-24