A pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO

Autores

  • Ana Cristina Juvenal da Cruz Universidade Federal de São Carlos
  • Anete Abramowicz UFSCar
  • Tatiane Cosentino Rodrigues UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991213

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991213

Este artigo apresenta uma síntese parcial dos dados de uma pesquisa em curso que objetiva analisar as pesquisas que foram realizadas sobre criança e infância no âmbito do “Projeto UNESCO sobre relações raciais” (MAIO, 2004) em parceria com a Revista Anhembi de São Paulo entre 1950 e 1953. Integramos uma metodologia genealógica para recuperar as ideias que anteciparam o pensamento sobre relações raciais e infância a partir das pesquisas de Virgínia Leone Bicudo (1955) Atitudes dos alunos dos grupos escolares em relação com a côr dos seus colegas e Aniela Meyer Ginsberg (1955) Pesquisas sôbre as atitudes de um grupo de escolares de São Paulo em relação com as crianças de côr. Essas pesquisas evidenciam um protagonismo do pensamento racial sobre os modos de socialização das crianças, algo central nos estudos contemporâneos que pensam a agência da criança e as relações raciais. As pesquisas possuem um caráter precursor por empregarem de modo articulado categorias de análise como raça, gênero, nacionalidade, faixa etária e classe social. Nossa ênfase recai na constituição da conjuntura histórica na qual as ciências sociais brasileiras se constituem como área de estudo e pesquisa onde as temáticas das crianças e de suas infâncias marcadas pelas variabilidades de experiências de gênero, raça, classe social, etc. Dessa forma, buscou-se conciliar uma sequência diacrônica na qual os trabalhos das autoras são inseridos com os temas das pesquisas contemporâneas sobre infância e relações étnico-raciais.

Palavras-chave: Relações étnico-raciais, Infância, Projeto UNESCO.

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Publicado

24.08.2015

Como Citar

CRUZ, Ana Cristina Juvenal da; ABRAMOWICZ, Anete; RODRIGUES, Tatiane Cosentino. A pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 321–346, 2015. DOI: 10.14244/198271991213. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1213. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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