Contribuições da ergologia para a análise da atividade de trabalho docente

Autores

  • Deise de Souza Dias UEMG
  • Eloisa Helena Santos Centro Universitário UNA
  • Antônia Vitória Soares Aranha FaE/Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991202

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991202

Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão que abarca a representação do trabalho ao longo da história, a representação do trabalho docente no Brasil, bem como as contribuições da ergologia para a análise da atividade de trabalho docente. Sua origem está na constatação de que o trabalho, historicamente, tem sido tratado, prioritariamente, em sua dimensão macroestrutural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, dedicada à revisão bibliográfica em produções no campo de estudos sobre Trabalho e Educação. A ergologia comparece como uma abordagem que permite direcionar o olhar do pesquisador para as microdimensões que envolvem a ordem subjetiva e objetiva do docente em sua atividade de trabalho, possibilitando a compreensão das dificuldades próprias desse trabalho, decorrentes das normas diversas que o precedem, como as regras específicas de estabelecimento de ensino, do cotidiano escolar, das propostas curriculares e, ainda, da compreensão social do papel da escola. Entretanto, essas prescrições não conseguem antecipar o que o docente encontra na situação real de trabalho, por exemplo, o confronto com a grande diversidade de alunos, a relação singular que cada um deles estabelece com a escola e com o saber, as particularidades de cada situação ou as regulações coletivas próprias de cada unidade escolar, aspectos que podem ser acessados por intermédio da abordagem ergológica da atividade de trabalho docente.

 

Palavras-chave: Trabalho docente, Atividade de trabalho docente, Ergologia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Deise de Souza Dias, UEMG

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990) e Mestrado (2000) e Doutorado (2009) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. É também professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação e Políticas Públicas para Educação, atuando nos seguintes temas: ergologia, produção de saberes no trabalho, trabalho docente, aluno trabalhador, políticas públicas para educação, gestão escolar.

Eloisa Helena Santos, Centro Universitário UNA

Professora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA.

Doutora em Educação, Pós-Doutora em Sociologia do Trabalho e em Ergologia. Membro fundador do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (FaE/UFMG) do qual foi coordenadora.

Antônia Vitória Soares Aranha, FaE/Universidade Federal de Minas Gerais

Professora titular da FaE/Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Pró-reitora de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais e Diretora da FaE/UFMG.

Downloads

Publicado

28.05.2015

Como Citar

DIAS, Deise de Souza; SANTOS, Eloisa Helena; ARANHA, Antônia Vitória Soares. Contribuições da ergologia para a análise da atividade de trabalho docente. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 211–227, 2015. DOI: 10.14244/198271991202. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1202. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-11-30
##plugins.generic.dates.accepted## 2015-03-14
##plugins.generic.dates.published## 2015-05-28