Contribuições da ergologia para a análise da atividade de trabalho docente

Autores

  • Deise de Souza Dias UEMG
  • Eloisa Helena Santos Centro Universitário UNA
  • Antônia Vitória Soares Aranha FaE/Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991202

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991202

Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão que abarca a representação do trabalho ao longo da história, a representação do trabalho docente no Brasil, bem como as contribuições da ergologia para a análise da atividade de trabalho docente. Sua origem está na constatação de que o trabalho, historicamente, tem sido tratado, prioritariamente, em sua dimensão macroestrutural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, dedicada à revisão bibliográfica em produções no campo de estudos sobre Trabalho e Educação. A ergologia comparece como uma abordagem que permite direcionar o olhar do pesquisador para as microdimensões que envolvem a ordem subjetiva e objetiva do docente em sua atividade de trabalho, possibilitando a compreensão das dificuldades próprias desse trabalho, decorrentes das normas diversas que o precedem, como as regras específicas de estabelecimento de ensino, do cotidiano escolar, das propostas curriculares e, ainda, da compreensão social do papel da escola. Entretanto, essas prescrições não conseguem antecipar o que o docente encontra na situação real de trabalho, por exemplo, o confronto com a grande diversidade de alunos, a relação singular que cada um deles estabelece com a escola e com o saber, as particularidades de cada situação ou as regulações coletivas próprias de cada unidade escolar, aspectos que podem ser acessados por intermédio da abordagem ergológica da atividade de trabalho docente.

 

Palavras-chave: Trabalho docente, Atividade de trabalho docente, Ergologia.

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Biografia do Autor

Deise de Souza Dias, UEMG

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990) e Mestrado (2000) e Doutorado (2009) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. É também professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação e Políticas Públicas para Educação, atuando nos seguintes temas: ergologia, produção de saberes no trabalho, trabalho docente, aluno trabalhador, políticas públicas para educação, gestão escolar.

Eloisa Helena Santos, Centro Universitário UNA

Professora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA.

Doutora em Educação, Pós-Doutora em Sociologia do Trabalho e em Ergologia. Membro fundador do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (FaE/UFMG) do qual foi coordenadora.

Antônia Vitória Soares Aranha, FaE/Universidade Federal de Minas Gerais

Professora titular da FaE/Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Pró-reitora de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais e Diretora da FaE/UFMG.

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Publicado

28-05-2015

Como Citar

DIAS, D. de S.; SANTOS, E. H.; ARANHA, A. V. S. Contribuições da ergologia para a análise da atividade de trabalho docente. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 211–227, 2015. DOI: 10.14244/198271991202. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1202. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2015-05-28