Contribuições da ergologia para a análise da atividade de trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991202Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991202
Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão que abarca a representação do trabalho ao longo da história, a representação do trabalho docente no Brasil, bem como as contribuições da ergologia para a análise da atividade de trabalho docente. Sua origem está na constatação de que o trabalho, historicamente, tem sido tratado, prioritariamente, em sua dimensão macroestrutural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, dedicada à revisão bibliográfica em produções no campo de estudos sobre Trabalho e Educação. A ergologia comparece como uma abordagem que permite direcionar o olhar do pesquisador para as microdimensões que envolvem a ordem subjetiva e objetiva do docente em sua atividade de trabalho, possibilitando a compreensão das dificuldades próprias desse trabalho, decorrentes das normas diversas que o precedem, como as regras específicas de estabelecimento de ensino, do cotidiano escolar, das propostas curriculares e, ainda, da compreensão social do papel da escola. Entretanto, essas prescrições não conseguem antecipar o que o docente encontra na situação real de trabalho, por exemplo, o confronto com a grande diversidade de alunos, a relação singular que cada um deles estabelece com a escola e com o saber, as particularidades de cada situação ou as regulações coletivas próprias de cada unidade escolar, aspectos que podem ser acessados por intermédio da abordagem ergológica da atividade de trabalho docente.
Palavras-chave: Trabalho docente, Atividade de trabalho docente, Ergologia.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2015-03-14
##plugins.generic.dates.published## 2015-05-28