Diversidade na sala de aula: Representação da cultura afro-brasileira

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de Caxias do Sul
  • Liliane Melo do Amaral Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991140

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991140

A partir da implantação do Ensino Fundamental de nove anos, o MEC (Ministério da Educação), pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), distribuiu, em 2010, às salas de aula do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, acervos formados por obras paradidáticas. Neste estudo, analisaremos o título Seis pequenos contos africanos sobre a criação do mundo e do homem, de Raul Lody. O artigo discute a representação da cultura africana na literatura infantil, apresenta a obra objeto de análise e, por fim, discute questões étnicas na obra destinada ao leitor criança. Assim, o artigo pretende contribuir para pensar a criança leitora como um sujeito que tem direito a conviver com a diversidade cultural, presente no Brasil e veiculada na literatura.

Palavras-chave: Infância, Cultura africana, Leitura, Acervos complementares.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras.

Professora no PPGEd UCS

Liliane Melo do Amaral, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul

Downloads

Publicado

24-08-2015

Como Citar

RAMOS, F. B.; AMARAL, L. M. do. Diversidade na sala de aula: Representação da cultura afro-brasileira. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 301–320, 2015. DOI: 10.14244/198271991140. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1140. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-08-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-11-10
##plugins.generic.dates.published## 2015-08-24