Sociologia, formação de professores e interdisciplinaridade. Conquistas e desafios nas experiências do PIBID de Ciências Sociais da PUC-Campinas
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991085Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991085
Esta descrição e análise de experiência desenvolvida em ambiente educacional têm como objetivo refletir a respeito da formação de professores de Ciências Sociais em uma perspectiva teórico-prática interdisciplinar. O texto apresenta as conquistas e os desafios das experiências da área de Ciências Sociais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID PUC-Campinas, Brasil. Os autores refletem as suas próprias experiências como coordenadores de bolsistas e também professores destes em sala de aula. A vivência semanal junto com os demais coordenadores de áreas, visitas às escolas, reuniões com alunos bolsistas, elaboração de relatórios, planejamento e acompanhamento da execução das atividades interdisciplinares e leitura de atividades avaliativas dos alunos bolsistas são o que forma o material que aqui se organiza em formato de relato de experiência. Conclui-se que o programa aumentou a qualidade da participação dos alunos bolsistas em sala de aula, ao mesmo tempo em que foi um espaço crítico para pensar a maneira como formamos professores. Conclui-se também que, apesar dos esforços, temos ainda muito a fazer para a consolidação do ensino de Sociologia na educação básica. Sabemos ainda que a interdisciplinaridade também está por ser conquistada e legitimada na universidade, por mais que isso possa parecer contraditório.
Palavras-chave: Ensino de sociologia, Formação de professores/as, Interdisciplinaridade, PIBID.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2015-01-15
##plugins.generic.dates.published## 2015-05-28