Gênero e Diversidade Sexual: análise dos Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas Públicas Estaduais de Londrina/PR – Ensino Médio

Autores

  • Janete Hruschka Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Londrina
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá- PR - UEM

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991078

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991078

O objetivo deste artigo foi analisar a questão de gênero e diversidade sexual, por meio de análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das Escolas Públicas Estaduais de Nível Médio da cidade de Londrina-PR, Brasil, considerando a legislação nacional, estadual e as políticas públicas sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa documental do tipo descritiva. A amostragem foi direcionada para as escolas que disponibilizavam os PPP em seus sites para consulta pública, sendo o universo pesquisado de 74,5% do total de escolas consideradas. Constatou-se que em nenhum PPP encontra-se uma forma de operacionalização em relação à questão de gênero e diversidade sexual, apesar de que em todos eles o tema, diversidade, gênero e/ou diversidade sexual seja abordado. Nas conclusões foi realizada proposta para o PPP visando auxiliar as discussões nas escolas públicas, considerando o que consta em legislação sobre os temas gênero e diversidade sexual.

Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico – PPP, Diversidade, Gênero, Diversidade Sexual.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Janete Hruschka, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Londrina

Professora Efetiva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Rede Federal de Ensino. Docente na área de engenharia e formação de professores.

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá- PR - UEM

Docente do Departamento Pós-Graduação em Educação - Universidade Estadual de Maringá - PR. Área de atuação: Gênero e Diversidade Sexual

Downloads

Publicado

28.05.2015

Como Citar

HRUSCHKA, Janete; MAIO, Eliane Rose. Gênero e Diversidade Sexual: análise dos Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas Públicas Estaduais de Londrina/PR – Ensino Médio. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 78–89, 2015. DOI: 10.14244/198271991078. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1078. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-07-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-11-19
##plugins.generic.dates.published## 2015-05-28