A construção da diferença de gênero nas escolas – Aspectos históricos (São Paulo, séculos XIX-XX)

Autores

  • Jane Soares de Almeida Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991039

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991039

Os discursos e a prática da coeducação dos sexos originaram debates educacionais em São Paulo, Brasil nos anos finais do século XIX e iniciais do século XX. Os princípios coeducativos foram defendidos de um lado pelos liberais republicanos e representantes do protestantismo; e por outro lado houve oposição da Igreja Católica e dos setores conservadores da sociedade. Esse aspecto da escolarização de crianças teve seu ponto de partida nos Estados Unidos e Europa. Ao chegar ao Brasil, introduzida pelos missionários norte-americanos, a coeducação provocou algumas discussões, mas, aparentemente, não teve a mesma repercussão que nos demais países. As escolas mistas tornaram-se comuns, embora, na sua essência, não garantam igualdade entre os sexos.

Palavras-chave: Coeducação, Educação feminina, Educação masculina, Igualdade.

 

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Biografia do Autor

Jane Soares de Almeida, Universidade de Sorocaba

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba/SP

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Publicado

27.05.2015

Como Citar

ALMEIDA, Jane Soares de. A construção da diferença de gênero nas escolas – Aspectos históricos (São Paulo, séculos XIX-XX). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 65–77, 2015. DOI: 10.14244/198271991039. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1039. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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